0
(0)

Agricultura de Precisão

A agricultura de precisão emprega sensores e drones para coletar dados em tempo real sobre o estado das plantas, solo e condições climáticas. É possível coletar dados sobre doenças ou deficiência nutricional das plantas.

Assim também é possível fazer um uso consciente, minimizar impactos ambientais e reduzir o desperdício dos recursos como água, fertilizantes e defensivos agrícolas.

Sistemas de Irrigação Inteligente

Sensores podem ser instalados no solo e fornecer medidas de umidade em tempo real, fornecendo dados sobre as condições hídricas. Assim os sistemas de irrigação automaticamente ajustam a vazão evitando excessos e escassez.

Também existem sistemas inteligentes de previsão do tempo, adaptando os sistemas de irrigação de acordo com as condições climáticas esperadas.

Os sistemas de gotejamento e microaspersão economizam bastante água pois aplicam diretamente na raiz da planta, atendendo as necessidades específicas das espécies e minimizando a evaporação.

A possibilidade de integrar sistemas de irrigação inteligente com fontes de energia renovável contribui para a sustentabilidade.

Apesar da eficiência desses sistemas de irrigação modernos o custo inicial é elevado, o que pode ser uma barreira para muitos agricultores.

Cultivos Verticais e Urbanos

A agricultura vertical e urbana surge como uma solução inovadora para os desafios de espaço e demandas crescentes por alimentos em ambientes urbanos.

Prédios dedicados à agricultura vertical se tornam uma visão comum em ambientes urbanos.

Métodos de cultivo sem solo, como a hidroponia permitem maior controle sobre nutrientes, água e condições climáticas.

Em ambientes fechados a iluminação artificial complementa a luz solar.

O fato dos alimentos serem produzidos dentro da própria cidade reduz a necessidade de longos transportes. Como a distância entre produção e consumo é reduzida, os consumidores têm acessos a alimentos frescos e nutritivos.

Muitas espécies que são tradicionalmente associadas a ambientes rurais, podem ser adaptadas ao cultivo nas cidades, principalmente na forma vertical. Estamos falando de vegetais, ervas, frutas e flores.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.