0
(0)

Educar as crianças sobre meio ambiente é cuidar do nosso futuro e o bem estar do planeta. Se os adultos de hoje não tiveram uma educação muito expressiva sobre sustentabilidade quando crianças, chegou a hora de mudar esse cenário. Aproveite que crianças são seres curiosos, gostam de coisas novas e se espelham muito nos exemplos dos pais, e assim, introduza a sustentabilidade em suas vidas.

Antes de sair ensinando dicas sustentáveis, como jogar lixo no lixo, é muito importante que a criança saiba porque essas ações são necessárias, e o que esta acontecendo com o mundo. Caso contrário ela não vai entender nada e não terá interesse em adotar tais medidas. Já pensou em levar o seu filho em um lixão? Assim ele pode ter uma boa noção sobre a importância do descarte de lixo, por exemplo. E que tal ver de perto uma termoelétrica, para ela ver a poluição…

Algumas lições para começar

Paralelamente a explicação de conceitos básicos de sustentabilidade você pode ir ensinando algumas atitudes simples, como, não jogar lixo na rua, desligar a torneira ao escovar dentes , apagar as luzes ao sair do quarto e não desperdiçar comida.

De onde vem as coisas?

Ensine que os produtos e objetos que a criança usa no dia a dia vêm da natureza. Por exemplo: que o plástico dos brinquedos vêm do petróleo, a caixa de brinquedos vem da madeira, a sua roupa vem do plantio de algodão, as guloseimas são feitas de produtos químicos nocivos, etc.

Brinquedos recicláveis

Essa também pode ser uma ótima idéia já que os brinquedos estão tão presentes na vida das crianças. Além de incentivar o uso de brinquedos recicláveis  também é uma boa idéia incentivar a troca de brinquedos com outras crianças ao redor ao invés de comprar novos. Assim você começa a ensiná-lo sobre consumismo.

Viu? Não é tão difícil fazer alguns brinquedos como estes.

Os brinquedos também podem ser uma ótima ferramenta de aprendizado, quero dizer, ao invés de falar sobre meio ambiente usando conceitos rebuscados, utilize brincadeiras, dinâmicas, desenhos, quebra cabeças ecológicos, etc.

Contato direto com a natureza

Dê uma mudinha para o seu filho regar todos os dias, o que acha? Assim você ensina sobre a importância das árvores e das áreas verdes para a cidade, além da preservação das florestas. Se possível, crie uma horta, ou plante algumas espécies que geram frutos, para que a criança colha, e assim, mude sua relação com os alimentos. Também é legal fazer mudinhas de garrafas pet… E por que não plantar uma árvore? Assim você pode ensinar a importância do oxigênio.

Ensine a andar de bicicleta

Além de ensinar a andar de bicicleta por pura diversão da criança, não é difícil mostrar que este meio de transporte não polui o ar como ônibus e carros, e que ela desde cedo, deve optar pelo deslocamento de bike.

Compostagem & Ciclo Orgânico!

Assine o baldinho do Ciclo Orgânico e ensine o descarte correto de lixo orgânico! É uma boa forma de mudar. relação da criança com o alimento e com a produção de lixo. Se você é novo por aqui, e não conhece bem a compostagem e o nosso serviço de coleta domiciliar, é só clicar na nossa página inicial (Home).

Adote um pet

Adotar um cachorro, por exemplo, pode ensinar a criança sobre como respeitar os animais e preservar o habitat deles. É uma ótima forma de desenvolver empatia pela natureza, e é claro, vocês certamente vão se apegar ao bichinho!

E as escolas? Como podem educar?

Todas deveriam implantar lixeiras seletivas, aulas ao ar livre, excursões para rios, zoológicos e áreas cheias de natureza. E por que não adotar uma nova disciplina: Educação Ambiental?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.