3.8
(5)

As abelhas fazem muito mais do que produzir mel! Elas desempenham um papel essêncial na regulação dos ecossistemas e na produtividade das culturas agrícolas, e nesse post vamos falar como fazem isso por meio da polinização.

O que é a polinização?

Atraídas pela cor e odor das flores, as abelhas fazem uma “visita” para se alimentarem do pólen (quando comestível), que é a estrutura masculina de reprodução das plantas. O pólen acaba grudando nas abelhas e ao fazer mais uma visita a outra flor, o pólen é recebido por esta e gera a fecundação. A partir daí nascem os frutos e sementes…

O importante é que, “fazendo visita” a várias flores por dia, esse processo das abelhas gera novas plantas, mais sementes e maiores frutos!

Qual a importância para os humanos?

Cerca de dois terços das plantas que os humanos se alimentam são polinizadas. Existem alguns tipos de plantas como trigo, arroz e milho que são polinizadas pelo vento, mas 80% das plantas possuem as abelhas como agente polinizador (os outros 20% cabem as moscas, morcegos, vespas, besouros, pássaros e outros).

Lembrando que muitos animais, consumidos pelo homem, consomem alimentos que dependem da polinização das abelhas. Além disso, as abelhas possuem papel fundamental na proliferacão de plantas usadas para a fabricacao de biocombustíveis, remédios e fibras. Ou seja, a extinção das abelhas teria um enorme impacto na quantidade e qualidade dos alimentos e matérias-primas gerados no mundo.

O que ameaça as abelhas?

Uma das principais ameaças é o uso de pesticidas. Eles servem para proteger as plantações de insetos, porém, a substância não identifica se os insetos são nocivos ou não, e logo, acabam matando também as abelhas. Um estudo da Revista Science em 2017 apontou que 75% do mel produzido no planeta esta infectado por pesticidas. Mas também há outros fatores que ameaçam as abelhas como mudanças climáticas, perda de habitat natural pelo desmatamento, fontes de água poluídas e praticas agrícolas inadequadas.

Como podemos contribuir ?

Plantar flores em casa: assim você pode atrair e nutrir as abelhas! Ah, existem flores que produzem mais pólen que outras e em diferentes períodos do ano. Alguns exemplos de flores que produzem mais pólen são: manjericão, girassol e hortelã.

Opte por alimentos orgânicos, já que não possuem agrotóxicos em sua produção.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.