4
(1)

A medida em que a crise climática se intensifica, cada vez mais existem pessoas se esforçando para contribuir para um mundo mais sustentável – basicamente fazendo escolhas conscientes e adotando um novo estilo de vida.

Mas a transição para este novo estilo de vida não é algo tão simples, pois é algo repleto de barreiras e desafios. Influenciadores do Instagram até fazem parecer fácil… Mas a transição requer muita determinação e esforço para tomar decisões sustentáveis, como gastar mais dinheiro com um produto mais sustentável, por exemplo.

Existem muitas facetas para uma vida sustentável, ou seja, diversas maneiras de incorporar o estilo de vida. Ser uma pessoa “zero waste”, abandonando plástico, comprando roupas usadas, etc. Cada pessoa deve determinar a sua rota para buscar a sustentabilidade, uma vez que cada indivíduo possui desejos, necessidades e poder financeiro diferentes.

1. Desfazendo-se de antigos hábitos

Já parou para pensar porque é difícil um fumante parar de fumar? Estamos falando do poder do hábito! Um dos maiores desafios para mudar o estilo de vida é se desfazer dos hábitos antigos. Por que? São eles que definem quem somos!

Especialistas afirmam que para construir um novo hábito são necessários 21 dias. Logo, você deve se dedicar ao longo desse tempo para alcançar o seu objetivo.

Uma dica é construir pequenos novos hábitos ao invés de tentar mudar radicalmente e de uma vez só por completo o seu estilo de vida. Que tal começar pela segunda-feira sem carne?

Para tomar a decisão de iniciar sua jornada, algo que pode te ajudar é estar sempre se lembrando da sua meta, seja escrevendo lembretes e afirmações, falando alto sozinho, falando com um amigo ou parente, e anunciando no Facebook. Para ter mais suporte você também pode procurar grupos no Facebook, assinar newsletter de sites que focam na sustentabilidade, seguir influenciadores no Instagram que trazem dicas diárias sobre o tema.

2. Preços altos e acessibilidade

O alto custo é uma das maiores barreiras para a sustentabilidade. Ou seja, pagar mais caro por uma garrafa térmica retrátil, um carro elétrico, alimentos orgânicos, tudo isso pode pesar no nosso orçamento.

Agora vamos ao exemplo da moda. Na Internet e redes sociais existem diversas marcas de roupas vendendo peças sustentáveis, porém costumam ser muito caras. A dica aqui é desligar o computador e procurar alternativas no seu próprio bairro, e você vai se surpreender com as opções que vai encontrar. Que tal procurar um brechó no seu bairro?

3. Conveniência e disponibilidade

Produtos de plástico vendem muito porque oferecem conveniência e praticidade. Você entra numa cafeteria, toma o seu café e joga o copo fora e pronto, não precisa carregar nada com você.

A dica aqui é a seguinte, vamos lá: se você não quer ficar tendo que lembrar de levar o seu copo retrátil de silicone para o trabalho, a dica é ter mais de um. Deixe um na sua casa, um no seu carro e um no trabalho. Dessa maneira haverá sempre um copo ao seu alcance para quando precisar de um café.

4. Vergonha de ser diferente

Esta é a barreira que ninguém quer falar: o fato de termos vergonha em sermos sustentáveis.
Ninguém quer ser o convidado que recusa a carne na hora do jantar. Ou aquela pessoa que interrompe a refeição para perguntar ao garçom porque há canudos de plástico naquele restaurante. Ninguém quer ser visto como um estranho. Seja confiante nas suas escolhas e não tenha vergonha em explicar o porquê das suas atitudes, mesmo que pareçam estranhas. Você pode se preparar e construir uma opinião caso alguém conteste suas ações e assim mostrar o que te motiva a agir dessa forma.

Por fim, a sua jornada em busca da sustentabilidade nem sempre será suave e tranquila. A dica é se envolver ao máximo com o tema, seja na Internet ou convivendo com pessoas que estão na mesma jornada. Espalhe o que você aprender (os seus erros e os seus acertos). Se você fizer isso todos os dias você estará no caminho certo para alcançar o estilo de vida sustentável que combine com você.

Referências

Este texto é uma tradução da matéria “5 main barries to sustainable living and how to overcome them” (https://ecowarriorprincess.net/2019/06/main-barriers-sustainable-living-how-to-overcome/).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.