Nossa cabeça está sempre trabalhando, usando sua capacidade para resolver diversos problemas quase ao mesmo tempo. O estresse do dia a dia gera desgaste mental e desequilíbrio. Assim sendo, é necessário fazer pausas.
Existe um ócio alienante, que nos faz sentir inúteis e vazios. Porém, existe o ócio produtivo e criativo, que nos fazem ter melhores ideias – e as boas ideias mudam o mundo! Assim podemos ser produtivos não apenas quando trabalhamos, mas também quando relaxamos.
Atualmente vivemos como se fossemos crianças sem tempo para brincar!
Tanto o ócio produtivo quanto o criativo são positivos e devem ser estimulados. Tirar um tempo para não fazer nada é um aliado da produtividade! Afinal, forçar um cérebro a desempenhar funções produtivas quando ele está saturado é, na verdade, contraproducente. Quando você decide não fazer nada, não pense que sua mente fará o mesmo, ela permanecerá ativa pois ela adora momentos de relaxamento.
O ócio criativo envolve o valor gerado pelo trabalho, o conhecimento ocasionado pelo estudo e a alegria proporcionada pelo lazer. Todas essas esferas se retroalimentam e contribuem entre si para mais satisfação.
Não estamos falando que você precisa de pausas maiores. Pequenas pausas, fazendo o que você gosta, já são o suficiente. É a harmonia entre vida pessoal e profissional! As pausas podem ser feitas durante o trabalho, dedicando alguns minutos para caminhar, alongar, tomar um café ou conversar com algum colega.
Muitos publicitários pregam que essa é a melhor forma de desenvolver novas ideias. Segundo eles, a melhor forma de criar campanhas e desenvolver novos produtos é pensar muito a respeito de um assunto, ter muitas ideias e depois parar, ir para outro ambiente, descansar e deixar esse assunto fermentar. Ao fazer isso, tudo aquilo que você pensou estará funcionando em segundo plano na sua cabeça; sem que você perceba, verá que muitas das ideias terão amadurecido e que da próxima vez que você pensar nelas, terá não só um ponto de vista diferente, mas também novas ideias e abordagens.
“O ócio é necessário para a realização de grandes invenções, pois para se criar algo, é preciso uma mente aberta e descansada para pensar e criar.”
Este tempo para nós mesmos é essencial para que possamos processar o que acontece à nossa volta, para nos conectarmos com nossas emoções e sentimentos e para reabastecermos as nossas energias com aquilo que nos faz bem.
Com o ócio criativo, você é capaz de se entregar, dedicar inteiramente e desenvolver melhores ideias. É uma maneira de ter mais qualidade de vida, além de beneficiar totalmente o seu processo de aprendizado.
Algumas das principais características do ócio criativo e produtivo são:
Exercer alguma atividade laboral que gere riqueza;
Estimular aprendizagem e adquirir conhecimento;
Criar alegria e sensação de bem-estar.
Confira agora algumas ideias do que fazer para ter ócio produtivo. Faça uma maratona de séries durante a semana, permita-se comer aquele sanduíche gostoso, beba um refrigerantezinho uma vez ou outra, acorde bem tarde no sábado, tire o e-mail corporativo do celular por um dia e sinta-se livre para ficar fora de casa até de madrugada, caso esse seja o seu tipo de programa Até o uso de mídias sociais, desde que sem exageros, podem enriquecer nosso tempo livre e nos trazer benefícios.
Uma dica legal é ter períodos de descanso maiores após a entrega de grandes projetos e grandes resultados. Que tal começar com alguns dias úteis off que podem ser emendados com o final de semana e resultam em 5 a 10 dias de descanso para sua mente e seu corpo?
Tenha sempre um caderninho por perto
Quando estiver descansando ou em alguma atividade de lazer, tenha sempre um caderninho para anotar as ideias que surgem nestes momentos.
Mude de local
Evite ficar no mesmo espaço que te deixa cansado. Que tal ficar perto de plantas? Elas são ótimas fontes de inspiração e promovem a criatividade!
Invista no seu lazer
Quem disse que descansar é ficar parado? Aproveite seu tempo de descanso para fazer as atividades que você gosta, como ir ao cinema, ao teatro, a um bom restaurante, shows e até mesmo encontrar seus amigos. Lembre-se que, ao fazer programas de que gosta, suas energias também estão se renovando.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
pt.linkedin.com/pulse/importância-dos-ócios-produtivo-e-criativo-evelise-ethel
pessimainfeliz.com/ocio-produtivo-3-formas-de-pratica-lo-de-forma-mais-eficaz/
rockcontent.com/br/talent-blog/ocio-criativo/
gruposkill.com.br/blogskill/importancia-do-ocio-criativo/