3.8
(8)

Extraído da azeitona, seu consumo é feito há muitos séculos. Além de saboroso, o azeite acrescenta muito em termos nutricionais.

Entre as propriedades existentes no azeite podemos destacar: gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos.

Pesquisas recentes relacionam os antioxidantes presentes no azeite à redução de riscos de câncer. De acordo com cientistas, os compostos existentes no azeite são eficazes para combater células malignas do nosso corpo.

Alivia dores

O azeite possui o mesmo efeito do ibuprofeno, um medicamento muito usado para aliviar dores de cabeça, garganta e musculares. Ou seja, o consumo regular do azeite proporciona conforto para quem sofre dessas e outras dores, como nas costas e nas articulações.

Previne doenças cardíacas

Isto se deve ao fato de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Isso ocorre devido a presença do ômega 9 além do azeite possibilitar uma melhor absorção das vitaminas A, D e E, que são fundamentais para controlar o colesterol. O colesterol ruim, quando em níveis elevados, pode formar placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode desencadear infartos e AVCs.

Reduz risco de diabetes

Um estudo que acompanhou pessoas por 4 anos concluiu que as que tiveram o azeite em suas dietas, tiveram 51% menos ocorrência de diabetes.

O que acontece é que o azeite é uma gordura que auxilia na manutenção dos níveis de glicemia e insulina, prevenindo grandes picos e quedas e mantendo-as sempre estáveis.

Faz bem para o cérebro

O azeite contém antioxidantes que fazem bem ao órgão. Além disso, possui uma substância chamada hidroxitirosol, capaz de impedir a degeneração dos neurônios e assim retardar o envelhecimento cerebral.

Aumenta imunidade

O alimento possui vitamina E e polifenóis, que são importantes para a defesa do organismo.

Faz bem para o intestino

O azeite ajuda na emulsificação do bolo fecal e melhora todo o trânsito intestinal, ajudando aqueles que têm prisão de ventre.

Favorece o ganho de massa muscular

As gorduras insaturadas são fundamentais no processo de construção muscular, e as monoinsaturadas são especialmente importantes na recuperação do músculo e na reparação após o exercício, etapas fundamentais para o ganho de massa magra.

Assim sendo, o consumo de azeite é indicado para atletas e quem quer ter ganho de massa muscular.

Auxilia no controle de peso

Devido a presença de ácidos graxos monoinsaturados, favorece a sensação de saciedade, e logo a pessoa come menos, o que contribui para o emagrecimento.

Previne a osteoporose

Estudos comprovam que em países onde as pessoas consomem mais azeite, a incidência de osteoporose é menor. Isso ocorre devido a presença de vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos.

Como consumir?

Os nutricionistas recomendam consumir até 2 colheres de sopa, o que equivale a 30 gramas.

Outra dica é não aquecer o azeite, pois assim perde suas propriedades. Consuma a temperatura ambiente. Alguns especialistas acreditam que o problema é quando o azeite é aquecido por longos períodos de tempo acima dos 180 graus. Se for menos do que isso, o azeite não perde suas propriedades.

Você pode adicionar em saladas e carnes, além de usar no pão e torradas substituindo a manteiga e margarina.

Na hora de comprar no supermercado, dê preferência às de vidro ou então em embalagens escuras, pois estas evitam a entrada de luz que pode alterar as características do alimento. Assim sendo, também evite guardar o azeite em locais com exposição à luz e calor.

Prefira as versões envasadas e produzidas no Brasil, uma vez que azeites importados podem apresentar menos propriedades positivas ao ficarem expostos ao calor por muito tempo ou serem de safras mais antigas.

Os diferentes tipos de azeite

Há diferentes versões de azeite próprias para o consumo. O azeite extravirgem é considerado o mais saudável e tem sabor e aroma bem definidos. O virgem possui os mesmos benefícios que o extravirgem, porém, o teor mais alto de acidez resulta em gosto e aroma inferiores. O refinado apresenta baixa qualidade, mas ainda mantém ácidos graxos na composição. E o azeite de oliva é a mistura do refinado com o virgem ou óleo de soja.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

dralarissadiniz.com.br/beneficios-do-azeite-de-oliva-como-ele-mantem-nossa-saude-em-dia/

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/25/azeite-faz-bem-para-o-coracao-veja-mais-8-beneficios-dessa-gordura-boa.htm

conquistesuavida.com.br/noticia/6-beneficios-do-azeite-de-oliva-para-a-sua-saude_a11812/1

folhape.com.br/colunistas/saude-e-bem-estar/confira-5-beneficios-do-azeite-de-oliva/30786/

mundoboaforma.com.br/beneficios-do-azeite/

blog.verdelouroazeites.com.br/10-beneficios-do-que-o-azeite-de-oliva-extra-virgem-traz-para-a-saude/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.