0
(0)

A cada ano que passa o derretimento das geleiras se intensifica cada vez mais. Para se ter uma ideia, a taxa de degelo entre 2010 e 2020 foi duas vezes maior do que a que ocorreu entre 1980 e 2010. Desde 1961, estima-se que aproximadamente 9,6 trilhões de toneladas de gelo já tenham sido derretidas em todo o planeta. Até 2100, um terço de todas as geleiras devem derreter. O que acontece é que os oceanos absorvem 90% do calor terrestre, e isso faz com que ocorra o degelo.

As consequências do degelo são diversas. O aumento do nível do mar pode inundar cidades costeiras em todo o mundo e forçar o deslocamento de milhões de pessoas. Algumas espécies de animais dependem de habitats de gelo, como é o caso do urso polar, que pode entrar em extinção. O plâncton, ser vivo que é responsável pela produção de oxigênio, é adaptado a certas condições de temperaturas. A elevação do nível do mar pode causar intrusão da água salgada nas fontes de água doce, reduzindo as fontes de água potável. A liberação de água pode alterar o funcionamento das correntes marinhas, que possuem papel importante na regulação do clima global, podendo desencadear eventos climáticos extremos como tempestades e secas. Os ecossistemas de gelo aprisionam grandes quantidades de gases de efeito estufa, porém, com o degelo, os gases são liberados de volta na atmosfera.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.