O Brasil é o maior exportador de carne do mundo. Para se ter uma idéia, em 2006 havia 190 milhões de cabeças de gado no país.
Mas o que há de errado com o consumo de carne? A pecuária bovina é responsável por 50% das emissões dos gases estufa (CO2 e metano), contribuindo para a intensificação do aquecimento global. Além disso há um alto consumo de água e possíveis danos a saúde dos humanos.
Mas como isso acontece na verdade?
Desmatamento: o objetivo é criar áreas para a pastagem do gado. É feito por meio de queimadas, que emitem gases estufa (as árvores também retiram o CO2 da atmosfera). 75% do desmatamento da amazônia e 56% do cerrado são causados pela pecuária. 80% das terras agrícolas são usadas para a produção de ração para o gado ( o que gasta muita água) e para a própria pastagem.
Flatulência do gado: é responsável por 14% dos gases estufas lançados na atmosfera. Uma solução é reduzir o tempo de abatimento por cabeça de gado, ou seja, fazer com que cada animal viva 3 anos ao invés de 4 para economizar 1 ano de emissões de CO2.
Consumo de água: para se ter 1kg de carne bovina são gastos 15.000 litros de água.
Contaminação dos solos: afeta a água que bebemos, o ar que respiramos e a comida que comemos.
Plantação de soja: também ha desmatamento para a produção de soja. Boa parte dela vai para alimentar o gado.
Vamos falar sobre salvamento dos animais
Você sabia que é possível extrair de plantas as substâncias que compõe a carne? A empresa Beyond Meat usa ervilha, beterraba, óleo de coco e amido de batata para produzir uma “carne mais sustentável” e com o mesmo sabor! Ou seja, é possível produzir carne diretamente dos vegetais!
Nesse caso seria possivel reduzir 99% do uso de água, 93% de áreas para plantio e 90% de emissões de gases estufa e consumir 46% menos energia. Priorizar o consumo de pexie, poderia diminuir as emissões de CO2 em 29%
Basta mudar o foco: da origem para a sua composição.
O problema não é tanto o consumo de carne, mas sim o abuso.
Apesar do grande movimento em torno da redução do consumo de carne, no Brasil a quantidade consumida por ano vem aumentando. Em 2010 esse número era de 36kg por ano por pessoa. Em 2013 este número subiu para 42kg.
O Greenpeace estabeleceu uma meta de redução de 50% do consumo de carne e derivados até 2050.
Gostou do nosso post? Compartilhe essa ideia com os seus amigos! 🙂