5
(2)

O que é Micro Lixo?

O termo “micro lixo” refere-se a partículas minúsculas de resíduos sólidos, geralmente com menos de 5 milímetros de diâmetro, que podem variar de fragmentos de plástico a fibras têxteis e partículas de produtos de cuidados pessoais.

Alguns micro lixos são tão pequenos que não são visíveis a olho nu. Eles podem ser encontrados em diversos ecossistemas, como o aquático.

Existem várias fontes de emissão de microlixo, muitas delas são humanas. Por exemplo, a liberação de microplástico pelo uso de materiais de cuidado pessoal como esfoliantes e a liberação de fibras têxteis oriunda da lavagem de roupas.

Fontes de Micro Lixo

A degradação de produtos de plástico como sacolas e garrafas gera micro plástico. O que acontece é que esses objetos, uma vez no mar, estão sujeitos a degradação devido a luz solar e as ondas.

Muitos produtos de cuidado pessoal, como esfoliantes faciais e corporais, possuem microesferas de plástico. Geralmente esse material vai para o esgoto e acaba indo parar em cursos d’água.

Roupas sintéticas, como de poliéster, liberam fibras têxteis minúsculas durante o processo de lavagem.

Os pneus dos veículos liberam microplástico quando há o atrito com o asfalto. Esse material pode ser carregado pela água das chuvas e parar em cursos d’água.

A agricultura pode ser uma fonte de micro lixo devido ao uso de microplásticos em fertilizantes ou pesticidas.

Os cascos de navios frequentemente contêm revestimentos anti-incrustantes à base de partículas microscópicas de metais pesados. O desgaste desses revestimentos pode liberar micro lixo metálico nas águas costeiras.

Impacto Ambiental

Apesar de serem microscópicos, possuem um impacto significante na natureza.
Um impacto muito comum acontece no ecossistema aquático. Peixes da base da cadeia alimentar ingerem microplástico. Uma vez que o microplástico pode absorver poluentes químicos, ele contamina os peixes e inclusive os humanos que se alimentam desses peixes.

Partículas microscópicas liberadas durante o desgaste de pneus e edifícios podem contribuir para a poluição do ar.

A presença do microplástico em águas subterrâneas pode comprometer o fornecimento de água potável, tornando-a poluída.

Micro Lixo e Alimentação

O microlixo ingerido por peixes se instala no organismo desses seres e contamina os humanos que se alimentam desses peixes.

Soluções para o Problema do Micro Lixo

É importante reduzir o consumo de objetos de plástico como sacolas, garrafas e canudos. Existem alternativas reutilizáveis para esses objetos.

Muitas fontes de micro lixo acabam indo parar nos esgotos. Assim sendo, é importante que haja sistemas de filtragem eficientes para evitar que o material pare em cursos d’água.

Pesquisadores estão desenvolvendo tecnologias de remoção de microplásticos diretamente de corpos d’água. Essas tecnologias incluem filtros especiais e dispositivos que podem capturar partículas de plástico antes que elas se espalhem pelos oceanos.

Impacto da Indústria da Moda

Roupas feitas de nylon e poliéster liberam microplástico durante a lavagem.

O tingimento das roupas também podem conter microplástico.

Uma vez que a indústria da moda é conhecida pela produção excessiva e o rápido descarte das roupas, muitas roupas que não são biodegradáveis acabam indo parar em lixões, e assim liberam microplástico no ambiente.
A lavagem de roupas libera uma grande quantidade de microplásticos em uma só lavagem.

Com isso, muitas marcas de roupa já estão produzindo peças feitas de materiais biodegradáveis, como fibras naturais.

Produtos de Higiene e Beleza

Muitos produtos de esfoliação e limpeza facial contém microesferas plásticas, que são pequenas partículas de plástico usadas para esfoliar a pele. Quando esses produtos são enxaguados, as microesferas podem ir pelo ralo e acabar nos sistemas de água, contribuindo para a poluição por microplásticos.

Muitas pastas de dente possuem microplástico. Alguns cosméticos, como batons e brilhos labiais, podem conter microplásticos em suas fórmulas.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.