0
(0)

O Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo! Quando param nos lixões, emitem gás metano, que intensifica o aquecimento global. Com a existência de uma sociedade altamente consumista, muitos recursos naturais são utilizados para a fabricação dos produtos, e muitos deles não são renováveis, além de existirem diversos impactos ambientais no processo de produção de muitos produtos.

Um dos pilares de uma vida “zero waste” é a redução da produção de lixo. O importante é repensar os hábitos de consumo.

Basicamente você precisa se esforçar para mudar o seu estilo de vida.

Vamos agora algumas dicas para reduzir a produção de lixo e tornar a sua vida mais sustentável!

Consuma menos plástico. O plástico leva séculos para se decompor na natureza e é um dos principais poluidores do planeta. Algumas dicas importantes são: andar com uma garrafinha de água reutilizável, evitar sacolinhas plásticas em supermercado e levar a sua ecobag, evitar canudinhos de plástico. Você costuma pedir delivery de refeições? Que tal cozinhar você mesmo ou procurar um restaurante na rua? Os deliverys geralmente vem com embalagens excessivas.

Cuidado com o desperdício de alimentos. O lixo orgânico é o principal tipo de lixo produzido pelas pessoas em suas casas.

Faça lista de compras para evitar compras desnecessárias, aproveite cascas, ossos e talos para fazer receitas criativas, compre a granel (pois assim você não consome embalagens e não compra em excesso) e faça compostagem (técnica que transforma restos de alimentos em adubo para as plantas).

Compre menos. Às vezes um produto estraga e nós compramos um novo, quando este podia ser consertado. O consumo de novos itens implica no consumo de recursos naturais, por isso é sempre importante dar uma segunda chance e reparar os seus produtos. Ao invés de comprar um produto novo, porque não trocar o antigo com algum familiar ou amigo por outro produto útil para você? Compre produtos usados também.

O desperdício de papel também é muito comum em casa e no trabalho. Ao invés de imprimir arquivos, mantenha em forma digital e armazene nas nuvens. Use jornal antigo para limpar vidros, use o outro lado de folhas impressas para anotações, use papel para forrar lixeiras ao invés de sacolas plásticas, etc.

Reutilize e recicle. Ao invés de descartar algum objeto, pense se não tem como dar uma outra utilidade para ele dentro da sua própria casa.

Por exemplo, um pote de vidro de requeijão pode virar um copo d’água e um pote de sorvete pode servir para armazenar alimentos na geladeira. Separe o seu lixo de acordo com o seu tipo e destine à reciclagem. Isso é muito importante pois apenas 2% do lixo gerado no Brasil é reciclado.

Economize água. Armazene água da chuva e use a água residual da máquina de lavar para fins como lavagem de pisos e regagem de plantas, tome banhos mais curtos, lave a calçada e o carro com baldes e não mangueira e verifique se há vazamentos em casa.

Sirva de exemplo. Dissemine suas práticas sustentáveis com amigos e familiares e assim amplie o impacto positivo em nosso planeta!

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.