0
(0)

O futuro do planeta dependerá das ações que as crianças da atualidade terão quando crescerem. Também devemos pensar que a tendência é que o aquecimento global fique mais intenso ainda nas próximas décadas e a mudança de hábitos das pessoas será cada vez mais urgente.

Mas as crianças também podem contribuir com a preservação ambiental mesmo enquanto pequenas.

Elas podem aprender sobre consumismo, e assim evitar a compra desnecessária de brinquedos e doar os que não usam mais, podem doar roupas para outras crianças, ajudar na jardinagem e compostagem caseira, doar materiais escolares antigos e realizar atividades envolventes como a reciclagem de papel. Todas essas atividades podem ser incentivadas pelos pais.

Além das atividades práticas, é importante que os pais tenham o costume de elaborar conversas com os filhos sobre o meio ambiente.

O tipo de conversa pode variar de acordo com a idade da criança. As crianças também podem aprender de forma lúdica, ou seja, de algumas formas criativas, como por exemplo, por meio de jogos e brincadeiras, assistir vídeos e desenhos educativos, lendo livros sobre sustentabilidade, etc.

As crianças podem aprender sobre sustentabilidade em casa, na escola e na rua. Em casa com o exemplo e apoio dos pais, nas escolas por meio das disciplinas e na rua por meio da observação dos fenômenos importantes, como a poluição emitida por carros, vida silvestre e descarte de lixo. Os pais também podem acabar aprendendo com os próprios filhos a partir dos conhecimentos adquiridos nas escolas, ou seja, a troca de conhecimentos pode vir dos dois lados.

Em casa também podem economizar recursos naturais, economizando água e energia, como por exemplo desligando as luzes ao sair do cômodo e fechando a torneira ao escovar os dentes. Alguns temas ambientais são mais comuns e presentes no cotidiano das crianças, como a separação de lixo, por exemplo, mas a verdade é que os temas ambientais são muito variados, alguns são um pouco mais inusitados, como animais em extinção. Nesse caso, as crianças podem aprender a cuidar e respeitar dos animais em casa, como cachorros e gatos.

Para crescerem com uma mentalidade voltada para a preservação da natureza, é importante que tenham contato com ela, ou seja, que ao invés de viverem apenas nas regiões urbanas e dentro de casa cercadas de aparelhos eletrônicos, também frequentem parques, plantem árvores e participem de mutirões de limpeza de praias, por exemplo.

Realize também visitas educativas, as crianças podem conhecer os lixões, estações de tratamento de esgoto, cooperativas de reciclagem, etc.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.