5
(2)

Qualquer emprego tem elementos estressantes, mesmo que você ame o que faz.

Às vezes você tem que lidar com um deadline ou uma situação desafiadora, mas quando o estresse se torna crônico, aí temos um sério problema para a saúde.

Uma pesquisa feita pela International Stress Management Association Brasil (Isma-BR) apontou que o trabalho é o principal agente desenvolvedor de estresse e que 72% dos brasileiros estão frequentemente estressados no trabalho. O Brasil chegou ao cargo de segundo país mais estressado do mundo!

Existem diversos estudos que indicam que o estresse contínuo pode causar muitos malefícios, como perda de memória, demência no longo prazo, queda no sistema imunológico, exaustão física e mental e até a síndrome de burnout.

Planeje sua rotina

A falta de planejamento faz com que as pessoas fiquem perdidas em meio a tantas tarefas e compromissos. A desorganização, além de prejudicar os prazos e a produtividade, com o tempo vai deixar a sensação de acúmulo de trabalho. Você também pode acabar se esquecendo de coisas importantes e procrastinando. Na hora de planejar sua rotina, inclua momentos de lazer.

Estabeleça ordem de prioridades para as tarefas, As com prazos mais curtos e mais importantes devem ser feitas primeiro.

Identifique o que está causando o estresse

O problema pode ser você ou as condições de trabalho (pressão e prazos apertados, por exemplo).

A pressão vem da liderança? Ou você que se cobra demais? É desorganizado e depois recebe cobranças? Está em uma profissão extremamente estressante?

Comece bem o dia

É muito comum que as pessoas já cheguem estressadas no trabalho. Por exemplo, a pessoa tem que lutar para dar comida para as crianças, enfrentar engarrafamentos e engolir uma xícara de café ao invés de fazer uma refeição nutritiva.

Se você começar o dia com uma boa nutrição, planejamento certo e uma atitude positiva, você vai ver que o estresse no trabalho não será um problema tão gigante assim.

Alimente-se bem

Quando você está estressado, seu cérebro libera o hormônio cortisol, o que o faz desejar alimentos salgados, doces e cheios de gordura pelo prazer temporário que eles trazem. Mas, ironicamente, essa “alimentação para o estresse” só piora o problema

Alimentos gordurosos e com açúcar só aumentam o estresse.

Você sabia que os alimentos saudáveis podem melhorar nosso foco e concentração? Assim você ganha poder para lidar com o estresse no trabalho.

Lembre-se de nunca almoçar em frente ao computador. O momento do almoço também deve ser de descanso.

Invista no treinamento

Quanto mais capacitado for o funcionário, menos esforço precisará para realizar suas funções.

Além de conhecimentos técnicos, a pessoa também pode desenvolver liderança, proatividade, colaboração, empatia, entre outras.

Tenha um ambiente de trabalho agradável

É importante que os colaboradores se sintam acolhidos. Assim, invista na decoração do ambiente, de modo a torná-lo alegre e com alto astral.

Crie um cômodo de lazer e relaxamento, para que as pessoas possam descansar e pensar em outras coisas além do trabalho.

Incentive a prática de exercícios físicos

Não há como negar que a prática de exercícios físicos é benéfica tanto para a saúde física como mental, pois ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse no trabalho. Portanto, é importante que as empresas incentivem as atividades físicas.

Isto pode ser feito por meio de benefícios corporativos que permitem que os funcionários façam aulas em academias, por exemplo. Você também pode contratar um professor para dar aulas durante pequenas pausas ao longo do dia.

Faça pausas

Diversos estudos na área da neurociência já comprovaram que o nosso cérebro consegue ficar concentrado somente durante 30 minutos, mas pode chegar até 90 minutos. Após esse período, começamos a perder a concentração, daí as portas ficam abertas para a procrastinação.

Faça uma pausa a cada duas horas para se alongar ou tomar um café. Uma pausa de 10 a 15 minutos já é o suficiente.

Seja transparente com a liderança

Muitas lideranças não se preocupam com o bem-estar dos funcionários, priorizando apenas resultados financeiros e a produção. Do outro lado, também temos funcionários com medo de se abrirem com os seus gestores e assim perderem espaço na empresa.

Nesse caso você pode reavaliar sua permanência na empresa: será que vale a pena continuar trabalhando em uma empresa que não preza pelo seu bem-estar? Assim você pode sair em busca de novas oportunidades.

De qualquer forma, o ideal é sempre tentar manter o diálogo com os seus gestores. Quando a rotina estiver pesada, fale com eles. Diga que o seu volume de trabalho está atrapalhando a sua saúde e a sua produção. Isso não é um sinal de fraqueza, mas sim de autoconhecimento pessoal e profissional.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.

Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!

Referências

rockcontent.com/br/blog/estresse-no-trabalho/

napratica.org.br/como-lidar-com-estresse-no-trabalho/

vittude.com/blog/estresse-no-trabalho/

tjes.jus.br/seis-formas-de-evitar-o-estresse-no-trabalho/

blog.soap.com.br/pressao-no-trabalho/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.