0
(0)

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos sintéticos e fertilizantes químicos.

Essa forma de cultivo possui benefícios para os consumidores, meio ambiente e os trabalhadores rurais.

A produção orgânica tem fama de cultivar os alimentos de forma “solta” ou “despreocupada”, quando na realidade é baseada em diversas técnicas e conhecimentos.

A cada ano que passa, a procura por alimentos orgânicos vem crescendo pela população, pois ela vem se tornando mais consciente a respeito dos benefícios. Para se ter uma ideia, nos últimos 12 anos a produção orgânica cresceu 328% no Brasil. Em 2012 existiam 6 mil produtores, e atualmente esse número é de 25 mil. A alimentação orgânica é algo muito recente no nosso país, ela só foi regulamentada em 2003. Gôndolas em supermercados já são voltadas especialmente para orgânicos, enquanto que muitos restaurantes também oferecem um cardápio baseado nesse tipo de alimento.

Muitas pessoas pensam que apenas produtos vegetais são orgânicos, mas existem produtos animais também, como é o caso de carne e ovos, por exemplo. Os animais são alimentados com alimentos orgânicos, além de não viverem confinados em espaços pequenos e não receberem hormônios.

O fato de não ter agrotóxicos faz com que o alimento seja mais saudável e nutritivo.

Os agrotóxicos são uma das principais causas de contaminação humana, além de desencadear diversos sintomas negativos. Estima-se que 30% dos alimentos comercializados possuem mais agrotóxicos do que o recomendado. Além disso, pelo fato de serem cultivados com o adubo orgânico, que é rico em nutrientes benéficos para o crescimento da planta, faz com que o alimento seja mais nutritivo e saboroso do que os convencionais.

Geralmente, os alimentos orgânicos chegam mais fresquinhos nas feiras, pois são produzidos em locais próximos. Já os convencionais, geralmente percorrem grandes distâncias até chegarem ao mercado,e isso pode prejudicar a qualidade dos alimentos. Outro benefício dos transportes mais curtos é que emitem menos gases poluentes, o que intensifica menos o aquecimento global.

Em relação ao meio ambiente, o cultivo orgânico preserva o solo, pois geralmente faz o uso da rotação de culturas e adubação orgânica.

Os cultivos convencionais por sua vez causam o efeito contrário, que seria a degradação do solo, pois fazem uso da monocultura (que exaure o solo) e dos agrotóxicos, que contaminam o meio. Outra característica interessante da produção orgânica é que fazem o uso racional dos recursos naturais e empregam energias renováveis. Por fim, também preservam a fauna e flora locais.

Os trabalhadores rurais muitas vezes não fazem uso de equipamentos de proteção e são constantemente expostos aos agrotóxicos. Já houve inclusive casos de mortes de trabalhadores rurais devido a este motivo.

O ponto negativo dos alimentos orgânicos é que são mais caros. Isso se deve ao fato de serem produzidos em menor escala, necessitando mais mão de obra e a colheita leva mais tempo. Mas a ideia é que à medida que a procura pelos orgânicos for crescendo na população, a produção é incentivada, e isso pode fazer com que os preços diminuam no futuro. Alguns itens podem ser um pouco difíceis de serem encontrados nos mercados e feiras e o outro problema é que atualmente muitas pessoas ainda são desinformadas a respeito dos benefícios dos alimentos orgânicos.

Se você deixa de comprar orgânicos devido ao alto preço, uma ideia é procurar por eles em feiras, pois costumam ser mais baratos do que nos supermercados.

Nas feiras inclusive você compra diretamente com o produtor, e assim pode fazer perguntas e trocar conhecimentos sobre os alimentos orgânicos. Outra ideia muito legal é a compra de cestas orgânicas pela Internet, assim você recebe os alimentos frescos em casa, basta fazer uma pesquisa.

Para saber se um alimento é orgânico ou não, busque por selos de certificação nos rótulos. Também é possível identificar visualmente, pois os orgânicos possuem uma aparência menos atrativa, mas não se engane, o sabor é ótimo. Se você não tem o hábito de consumir alimentos orgânicos, faça a transição de maneira gradual. À medida que for se familiarizando com eles, vá dando prioridade. Você também pode cultivar hortaliças e temperos orgânicos dentro de casa! Mesmo que não tenha resíduos de agrotóxicos, é sempre importante higienizar com água corrente para remover impurezas.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.