Se você perguntar a qualquer pessoa, qual é o seu maior sonho? Dificilmente ela não dirá ser feliz.
Todos nós buscamos a felicidade em nossas vidas, mas muitas vezes nos perdemos em meio aos desafios e obrigações do dia a dia. No entanto, a verdadeira felicidade está ao nosso alcance, e é possível cultivá-la em nossa jornada. Neste texto, compartilharemos 29 dicas valiosas que podem ajudá-lo a descobrir o caminho da felicidade e tornar sua vida mais plena.
1. Perdoe-se
Temos uma tendência a nos culparmos por tudo que deu errado no passado. Se vivermos na autocrítica e ficamos remoendo mágoas fica difícil ser feliz. Portanto, é necessário perdoar a si mesmo e aos outros, libertando-se dos sentimentos negativos. Perdoar-se nos traz mais paz e tranquilidade.
É importante ter em mente que é impossível alcançar a perfeição e que expectativas surreais podem minar o seu desempenho em diversas áreas. Relaxe e dê o seu melhor!
2. Tome sol
É muito comum que as pessoas passem a maior parte do dia em escritórios fechados e sem sol. Assim sendo, sempre que puder saia para tomar sol, pois este hábito tem diversos efeitos positivos no nosso corpo.
É importante que a pessoa se exponha ao sol durante 15 a 30 minutos por dia. De preferência antes das 10h ou após as 16h.
A exposição ao sol é a principal fonte de produção de vitamina D pelo corpo. Alguns benefícios dessa substância são: aumenta os níveis de cálcio no organismo, previne doenças, melhora sistema imunológico, regula o sono, etc.
3. Seja grato
Faça uma lista com 10 coisas pelas quais você é grato em sua vida. Esse método é importante para o cérebro focar em coisas positivas e esquecer as negativas.
Mantenha sua lista ao alcance e atualize-a todos os domingos. Siga um ritual de lê-la por inteiro sempre que adicionar algo novo ou lê-la todo o ano novo para ver quanta felicidade existe em sua vida.
Valorize tudo que tem de bom em sua vida: objetos, pessoas, oportunidades e qualidades.
Também é importante viver cada momento ao máximo. Quando estiver diante de uma paisagem ou então envolta de amigos, evite ficar mexendo no celular e aproveite o presente!
4. Gaste o seu dinheiro com experiências e não coisas
Um estudo descobriu que 75% das pessoas se sentem mais felizes quando investiam seu dinheiro em viagens, cursos e aulas, enquanto apenas 34% disseram sentir-se mais felizes ao comprar alguma coisa.
5. Cuide de si mesmo
Sentir-se mais bonito ou mais bonita e estar bem consigo mesmo é um passo e tanto para a felicidade. Uma pesquisa mostrou que 41% das pessoas dizem sentirem-se mais felizes quando têm uma autoestima saudável.
Portanto, uma boa ideia é variar a aparência. Opte por um corte de cabelo novo ou estilo de barba diferente, ou então pinte as unhas com uma cor diferente.
O ideal é ter mínimos cuidados de estética e uma boa higienização de uma forma geral.
A boa aparência é importante no trabalho, por exemplo. Um profissional que usa trajes adequados, que tem bons hábitos de higiene e uma estética agradável, por exemplo, transmite uma impressão de alguém simpático e cuidadoso.
É importante ser bondoso e generoso consigo mesmo, aceitando que não é perfeito e que terá que enfrentar problemas. Contudo, é preciso também elevar as nossas qualidades. Festejá-las.
6. Tenha contato com a natureza
Viver perto de espaços verdes está associado com uma melhor saúde mental.
Não é preciso de muito. Basta apenas alguns minutos em uma rua arborizada, por exemplo, para surtir efeitos no seu organismo e mente, como a paz interior.
Sempre que puder, saia da rotina dos espaços fechados e vá tirar a poeira da alma em um local aberto!
Alguns benefícios do contato com a natureza são melhora do sistema imunológico, mais concentração e criatividade, redução do estresse, etc.
Muitos médicos ao redor do mundo já estão prescrevendo doses diárias de natureza ao invés de medicamentos!
7. Pense positivo
O pensamento positivo não significa que você ignora situações menos agradáveis da vida. Apenas que você lida com os aborrecimentos de uma forma mais positiva e produtiva.
Sua mente é muito mais forte do que você imagina, você apenas não deve saber como usá-la. O pensamento positivo é capaz de mudar sua vida!
Pense em projetos para o trabalho ou em novos hobbies para o tempo livre. A dica é ter projetos grandes e motivadores.
Ao invés de ficar lamentando pelo que fez de errado, aprenda com seus erros. Pense que você está sempre fazendo o melhor que pode e liberte-se do perfeccionismo e das cobranças.
Quanto mais você ouvir uma mensagem, mais vai acreditar nelas. Isso vale para mensagens sobre você e o que é capaz de fazer. Ao repetir frases todas as manhãs, você está treinando seu cérebro para acreditar nelas. Faça afirmações positivas, como por exemplo “Tudo está dando certo”.
8. Guarde dinheiro
Saber que há uma segurança financeira impacta no seu bem-estar. Poupar dinheiro é a segurança de ter uma vida mais confortável até em épocas de crise. Muito se engana quem acredita que a estabilidade financeira (ou mesmo a falta dela) não afeta a saúde emocional de alguém. A fragilidade financeira acaba desequilibrando outros setores da vida.
Podemos dizer que dinheiro não é tudo, longe disso. Mas ele nos oferece o bem-estar necessário para aproveitar a vida e também correr atrás do que desejamos.
9. Qualidade de vida!
Estar com as suas finanças pessoais organizadas, com um orçamento estável, permite que você consiga lidar, de maneira mais saudável, com os problemas que aparecem no meio do caminho.
A incerteza financeira é um dos principais causadores de ansiedade. Quando se tem pouco dinheiro para pagar as contas, os gastos estão crescendo e as dívidas a flor da pele, não tem como a saúde emocional ficar 100%.
10. Espalhe a felicidade
Ao contrário do que se pensa, a felicidade é um fenômeno coletivo e não individual que se espalha rapidamente.
A felicidade de uma pessoa desencadeia uma reação em cadeia que afeta positivamente não só os seus amigos, mas os amigos de seus amigos e assim por diante.
Esteja sempre perto das pessoas felizes!
11. Lembre-se que tudo passa
Quando passamos por uma situação difícil, podemos nos perguntar como ser uma pessoa feliz diante desse desafio. Mas o segredo é pensar que tudo passa.
Passe um tempo com pessoas queridas
Agende reuniões, almoços e passeios com pessoas queridas. A distância não é desculpa, faça o uso da tecnologia para manter o contato.
12. Escolha ser feliz
Você pode escolher ser feliz a partir do momento em que acorda. Ou seja, você pode escolher ser positivo e assim lidar da melhor maneira possível com seus problemas. Encare a vida com otimismo!
13. Aprecie as pequenas coisas
Valorizamos muito o que é vistoso, que faz volume, que se destaca. O que é pequeno e simples, passa despercebido.
Cada vez mais, as pessoas estão tão focadas em ganhar dinheiro, serem promovidas ou comprar um carro, que acabam se esquecendo de valorizar as pequenas coisas que estão ao seu redor.
Para valorizar as coisas simples da vida, é preciso estar atento a elas. É importante parar um pouco para olhar em volta e perceber o que está acontecendo à nossa volta.
Tire um tempo e analise a vida: tire um tempinho do seu dia para dar uma pausa e prestar atenção nas coisas como, por exemplo: como está a cor do céu, como as pessoas estão vestidas ou quais as cores dos objetos que estão ao seu redor. Feito isso, mais tarde, tente descrever aquilo que você viu ao longo do dia, sempre se atentando aos detalhes.
Os momentos que passamos com as pessoas que amamos são preciosos e devemos aproveitá-los ao máximo. Seja um jantar em família, um piquenique no parque ou uma tarde de conversa com os amigos, esses momentos são o que fazem a vida valer a pena.
14. Passe mais tempo ao ar livre
Basta sair um pouco, respirar o ar puro e sentir o sol na pele já te deixa mais alegre. Por exemplo, se você costuma ler um livro no quarto escuro, vá ler em um parque. Se for sair com um amigo para almoçar, sente do lado de fora. Algumas dicas do que fazer ao ar livre são:
Andar de bicicleta;
Yoga;
Caminhada;
Piquenique;
Pular corda;
Fotografia;
Trilha;
Assistir o nascer ou pôr do sol;
Pescar;
Acampar;
Andar a cavalo.
Confira o nosso post sobre o que fazer ao livre!
15. Varie sua rotina
Às vezes uma rotina muito repetitiva e monótona pode trazer desânimo.
Experimente ter algo diferente para o café da manhã. Vá àquela aula de yoga à noite ao invés de ir pela manhã. Saia com um amigo novo ao invés de sair com os mesmos de sempre. Vá de bicicleta ao trabalho ao invés de ir de carro. Todas essas pequenas coisas podem ser úteis para ficar mais feliz
16. Tente sorrir mais
Mesmo que não tenha motivo para sorrir, tentar sorrir mais do que o usual vai enganar sua mente de modo que ela ache que você realmente está feliz. Ao sorrir para pessoas ao seu redor, isso vai fazer elas sorrirem de volta.
Finja até conseguir. Você pode sentir que seu sorriso é falso em um primeiro momento, mas você ficará surpreso por quão rápido você ficará feliz de verdade quanto tentar sorrir, mesmo quando não quiser.
17. Tenha autoconhecimento
Se pensarmos que a felicidade vem de dentro, já temos o primeiro passo para acessá-la. Para fazer um mergulho interior é importante conhecer a si mesmo.
Basta entender quem somos e tudo o que estamos fazendo por nós mesmos.
18. Aprenda algo novo
Aprender algo novo pode ajudá-lo a se sentir mais realizado e confiante. Considere fazer um curso online, aprender um novo idioma ou tentar um novo hobby.
19. Tenha um propósito
Trata-se de um norte para guiar suas futuras decisões. É um objetivo de vida, algo que pretende ser alcançado, um projeto ou intenção para a vida.
O propósito de vida também pode ser definido como uma grande vontade de alcançar alguma coisa.
As pessoas que tem um propósito, vivem uma vida mais significativa. Elas vivem cada dia ao máximo, pois sabem quem são e porque estão aqui. Ter um propósito é dar um sentido para a sua existência.
Encontrar um propósito na vida pode ajudá-lo a se sentir mais realizado e feliz. Pense em seus interesses e habilidades e encontre maneiras de usá-los para fazer a diferença na vida de outras pessoas. Descubra aquilo que te inspira e te faz sentir vivo, e busque desenvolver suas habilidades e talentos nessa área.
20. Viva o presente
Para isso, é fundamental perdoar o seu passado e aceitar que não tem um controle exato do seu futuro. Assim, ao concentrar-se no agora, é mais fácil comprometer-se com a sua felicidade e com aquilo que é necessário para o seu bem-estar.
Construir um bom estado de presença é fundamental para que possamos saborear os pequenos prazeres da vida.
Práticas de mindfulness, respiração e meditação são muito úteis, mas a verdade é que qualquer atividade serve para essa prática, basta você concentrar sua atenção no que está fazendo no momento.
21. Faça o bem para os outros
Praticar o bem para os outros gera retorno ainda maior para a própria pessoa. Ou seja, ser útil e ajudar alguém influencia na nossa felicidade.
Você pode dar uma ajuda financeira ou então fazer trabalho voluntário, por exemplo. Vê os outros felizes nos deixa felizes também.
22. Tenha objetivos na vida
Ter objetivos na vida e conquistá-los, com certeza, é uma das principais causas de felicidade, até porque essas metas acabam se tornando a nossa motivação para acordar todos os dias e enfrentar os desafios da vida. O que importa é se dedicar a cada um dos objetivos que você tem em mente e não se esquecer de comemorar as vitórias.
Não existe nada mais frustrante que criar metas inalcançáveis. Tenha objetivos claros e realistas. E, se não conseguir perder peso ou atingir qualquer objetivo, tudo bem!
23. Faça viagens
Viajar é uma atividade que faz parte de uma vida feliz. Não importa o destino, o valor gasto ou o tempo da viagem. Férias prolongadas em outro país ou um simples passeio para a cidade ao lado podem causar essa sensação prazerosa. Viajar é uma boa maneira de colecionar boas memórias.
24. Aceite seus erros e defeitos
Quando cometemos uma falha ou manifestamos algum defeito, costumamos ter reações negativas muito prejudiciais ao nosso bem-estar. Quando aceitamos os nossos defeitos temos mais paz.
Não se importe com o que os outros pensam de você
Dificilmente podemos controlar o que os outros pensam de nós, mas podemos controlar o que pensamos de nós próprios.
25. Conviva com crianças e idosos
Lidar com crianças é lidar com pessoas inocentes, espontâneas e felizes. Lidar com pessoas idosas é lidar com pessoas experientes e sábias. Porque não aproveitamos melhor estes dois mundos e aprendemos com eles? Estas duas faixas etárias têm perspectivas diferentes de vida com as quais podemos em muito aprender e tirar partido na construção da nossa própria felicidade.
26. Durma bem
Dormir pouco pode afetar o humor, a capacidade de aprender e reter informações.
27. Ouça música
A música tem influência na saúde do corpo e da mente. Você sabia que existem hospitais com música nos corredores para influenciar na saúde dos pacientes?
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!
Referências
semprefamilia.com.br/comportamento/10-tecnicas-para-ser-mais-feliz/
awebic.com/como-ser-feliz/
macunaima.com.br/vivaarteviva/confira-5-dicas-para-ser-feliz-e-viver-bem-com-voce-mesmo/
pt.wikihow.com/Ser-Mais-Feliz
rivaincorporadora.com.br/blog/o-que-traz-felicidade/?utm_source=adwords&utm_medium=ppc&utm_campaign=Riva%20RJ%20-%20Produto%20-%20Duet%20Barra%20-%20Leads%20-%20Performance%20Max&
freesider.com.br/qualidade-de-vida/vida-mais-feliz-11-dicas/
redepsi.com.br/2023/02/27/como-ser-mais-feliz-dicas-praticas-para-transformar-sua-vida/
topview.com.br/self/comportamento/dia-internacional-da-felicidade-5-dicas-para-ser-mais-feliz-no-dia-a-dia/
Gostei muito das sugestões. Vou tentar aplicar, pelo menos uma parte na minha vida.
Parabéns, Matheus👏