Muito se fala a respeito dos benefícios da atividade física para o corpo, mas o que pode ser novidade são os benefícios para a saúde mental.
O exercício físico libera hormônios do bem-estar como dopamina, serotonina e endorfina.
Além disso, também reduz os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Ou seja, a pessoa se sente mais feliz e bem-humorada durante e após a prática. Isso é interessante no caso de tratamento de depressão ou então para reduzir a ansiedade. Além disso, quando a pessoa está focada no exercício, ela deixa de lado preocupações cotidianas e emoções negativas.
No caso de depressão leve, os exercícios podem ser tão ou mais eficientes do que remédios. Além disso, costumam ser mais baratos também.
Além da depressão, outros transtornos psiquiátricos, como déficit de atenção, síndrome do pânico e hiperatividade podem ser tratados por meio da atividade física.
Além de combater transtornos, a atividade física também gera ganho de atenção, memória e qualidade de raciocínio. Outro benefício é a melhora da qualidade do sono. Mais especificamente, a pessoa consegue adormecer mais rápido e ter um sono mais reparador.
Ou seja, no final das contas a pessoa ganha mais qualidade de vida. Isso pode impactar positivamente a vida pessoal e profissional.
O que acontece é que durante e após o exercício o cérebro recebe mais fluxo sanguíneo e oxigênio, beneficiando a função cognitiva. Mente e corpo estão interligados, assim sendo, ao relaxar os músculos e aliviar a tensão corporal, o corpo afeta a mente positivamente. O exercício também melhora a estética corporal, o que aumenta a autoestima.
Não é necessário nada muito extremo. Bastam 30 minutos, 3 vezes na semana, para o hábito surtir bons efeitos na saúde mental.
No caso de uma pessoa sedentária, nos primeiros dias pode ser necessário uma quantidade ainda menor de exercícios. O importante é ir aos poucos criando uma rotina de atividades físicas. Separe um tempo no seu dia a dia para este hábito, se for preciso, acorde mais cedo. Se você costuma se deslocar para o trabalho, ou por algum outro motivo, experimente trocar o carro pela bicicleta ou caminhada.
Para começar a se movimentar, uma boa ideia é apostar na caminhada, pois assim adquire-se condicionamento físico gradualmente. Depois de um tempo a pessoa pode praticar um esporte a seu gosto ou então optar por atividades conhecidas como yoga, pilates, hidroginástica, etc.
Muitas atividades físicas, como esportes em equipe, podem promover o encontro de pessoas e interações sociais.
Isso também é benéfico para a saúde mental, já que muitas vezes o isolamento social pode ser causa de depressão. Praticar uma atividade junto a um amigo também pode ser muito motivador, que tal correr a dois?
É interessante que haja acompanhamento médico antes e durante a incorporação do hábito. O auxílio de um profissional de educação física pode melhorar a técnica e forma de execução dos exercícios.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!