5
(1)

Uma digestão saudável desempenha um papel fundamental na absorção adequada de nutrientes e na manutenção da saúde geral. Felizmente, existem várias estratégias que podem ajudar a melhorar a digestão e promover um sistema digestivo saudável.

Não coma em excesso

Ao comer demais você sobrecarrega a digestão. O ideal é comer até sobrar um pouquinho de espaço na barriga. Prefira refeições moderadas e frequentes.

Evite alimentos processados

Esse tipo de alimento é um desafio para o trato intestinal. Os elementos químicos estranhos forçam demais o metabolismo.

Por exemplo, evite bolachas e doces pelo excesso de gorduras e açúcares. No caso dos biscoitos, por exemplo, além dos componentes citados acima, contêm farinha branca que promove lentidão no trato intestinal, por isso devem ser evitados.

Ao evitar alimentos processados e refinados, você estará proporcionando ao seu corpo uma nutrição de qualidade, ajudando na digestão adequada dos alimentos e contribuindo para uma melhor saúde geral.

Mastigue bem

A saliva contém enzimas que começam a processar os alimentos ainda na boca. Ou seja, coma com calma, saboreie cada garfada e deixe meio caminho andado para o estômago.

Além disso, a mastigação executada corretamente aumenta a sensação de saciedade.

Por fim, uma mastigação lenta faz com que a pessoa não coma demais, uma vez que a sensação de saciedade demora a chegar no cérebro. Se você comer rápido, quando a informação chegar já é tarde demais, você comeu muito. Não se esqueça também de não encher o garfo todo, coma em pequenas porções.

Consuma fibras

Entre outros efeitos, elas facilitam o trânsito dos alimentos pelo intestino.

Manere com a carne vermelha

Apesar de fornecer proteínas e vitaminas, sua digestão é mais complicada do que as carnes brancas.

Aposte nos probióticos

Probióticos são os micro-organismos que habitam nossa flora intestinal. São benéficos e contribuem com o equilíbrio de várias funções, como a digestão ou a imunidade, sendo encontrados principalmente nos derivados do leite. O iogurte é uma excelente fonte de bactérias probióticas, como o Lactobacillus e o Bifidobacterium. Opte por iogurtes naturais e sem adição de açúcares.

Tome chás digestivos

Infusões como o chá verde, a camomila, a menta e o gengibre estimulam a produção de enzimas digestivas. Também ajudam a prevenir doenças intestinais.

Beba muita água

A água é essencial para o funcionamento do intestino. O estômago precisa de água para trabalhar, especialmente para nutrir suas mucosas, que são cheias de bactérias benéficas. Mas cuidado para não ingerir água junto com os alimentos, pois isso pode dificultar a digestão! Beba bastante água, mas entre as refeições.

Faça exercícios físicos

O ideal é fazer exercícios leves, como uma caminhada, antes ou depois da refeição.

Livre-se do estresse

Você sabia que intestino e cérebro estão interconectados? Ou seja, o que afeta o cérebro afeta a digestão e vice e versa.

O estresse tem sido associado a úlceras estomacais, diarreia, constipação e Síndrome do Intestino Irritável (SII). Durante os períodos de estresse, o sangue e a energia são desviados do sistema digestivo.

Assim sendo, acupuntura e yoga, por exemplo, podem beneficiar o trato intestinal.

Evite álcool e cigarro

O cigarro pode desencadear refluxo, úlceras e câncer gastrointestinal.

Já o álcool também têm sido associado a doenças inflamatórias do intestino, intestino solto e alterações prejudiciais nas bactérias intestinais.

Alimentos que contribuem para uma boa digestão

Azeite: pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. Ele também estimula a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão.

Cenoura: fácil de encontrar, é rica em fibras.

Peixe: como já foi dito, o peixe é mais facilmente digerido do que a carne vermelha. Experimente substituir a carne vermelha pelo menos alguns dias na semana.

Abacaxi: O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas (principalmente carnes) e gorduras, favorecendo o processo digestivo.

Mamão: A fruta contém papaína, uma enzima que “quebra” as proteínas, facilitando sua absorção pelo nosso organismo.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

Referências

blog.sanavita.com.br/habitos-e-alimentos-que-ajudam-na-digestao/amp/?gclid=CjwKCAjw2K6lBhBXEiwA5RjtCZGA0NYyuJlX25t8itKGCD8yGXXuqSfgFrpu4M52jxhpABdDNix5XxoCbnEQAvD_BwE

topclinicas.com.br/6-dicas-para-melhorar-a-sua-digestao/

ecycle.com.br/digestao/

blog.farmaciarosario.com.br/2022/01/boa-digestao/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.