5
(3)

Você sabia que metade do lixo produzido no país é de sobras de alimentos? E que quando destinados incorretamente geram emissões de gases de efeito estufa? Isto é preocupante não só pelo meio ambiente, mas também pelas 2 bilhões de pessoas que não têm acesso regular a alimentos seguros, nutritivos e suficientes.

O Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2021 do PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) estima que cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçados em 2019, o que corresponde a 17% da produção global de alimentos naquele ano.

Boa parte desse desperdício acontece em casa, e pensando nisso, vamos trazer para você dicas muito simples para evitar que isso aconteça.

Reaproveite a parte boa dos alimentos estragados

Esteja sempre atento às alterações de cor, odor e textura dos alimentos pois podem indicar que um item está estragado. Ainda assim, sempre que possível retire a parte boa desses alimentos ao invés de jogar tudo fora.

Congele

Se vai demorar para consumir um alimento, a melhor ideia é congelá-lo, pois trata-se de um dos métodos mais eficazes de garantir a durabilidade dos alimentos.

Este hábito é muito indicado para quem leva marmitas para o trabalho mas têm tempo de prepará-las apenas no final de semana, ou seja, basta preparar a refeição e deixar congelada até o dia do consumo.

Faça lista de compras

Indo ao mercado sabendo exatamente o que vai comprar pode evitar os excessos e as compras por impulso. Basta abrir a geladeira e a dispensa e anotar tudo o que está faltando. Assim você também economiza dinheiro!

Faça um cardápio semanal

Outra forma parecida de evitar excessos de comida é planejando um cardápio semanal. Definindo o que vai comprar para cada refeição você adquire apenas o necessário. Assim sendo, também é possível planejar refeições nutritivas, saborosas e saudáveis.

Não se esqueça de ir às compras sem fome! Caso contrário você pode acabar comprando mais do que devia.

Faça compras com mais frequência

Se você faz compras mensais fica muito mais fácil gerar desperdício do que fazer compras semanais. Indo semanalmente você compra o que realmente vai usar e evitar estocar produtos.

Guarde os alimentos de acordo com a data de validade

Depois que você chegar do mercado, na hora de guardar os produtos deixe sempre os mais novos no fundo da geladeira ou armário e os que vão vencer mais na frente. Na hora de comprar também é importante sempre verificar a data de validade, para ver se o produto já não está prestes a vencer.

Reaproveite as cascas

Você sabia que as cascas das frutas e verduras possuem um alto valor nutricional? E que as frutas e hortaliças são os alimentos mais desperdiçados? Muitas vezes as cascas são mais nutritivas do que a própria polpa! Assim sendo, aproveite para fazer tortas, doces e sucos! Aqui vai uma dica, o bolo de casca de banana!

– Ingredientes:
4 cascas de banana
4 bananas
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
½ xícara de polvilho
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de gengibre em pó
1 ½ xícara de açúcar mascavo
3 ovos
½ xícara de óleo
1 colher de fermento em pó
1 ½ xícara de leite de coco ou outro de sua preferência

Modo de fazer:
Faça uma calda com ½ xícara de açúcar mascavo. Corte as bananas em rodelas de ½ cm e distribua na assadeira. Lave bem as cascas e bata no liquidificador junto com os ovos, o óleo e o leite de coco. Depois misture os outros ingredientes, deixando o fermento por último. Mexa bem até formar um creme homogêneo. Despeje na assadeira com a calda e as bananas. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos.
Mas não são apenas restos de frutas e verduras que podem ser reutilizados. Sabe aquele frango que sobrou no jantar? Você pode reutilizá-lo fazendo um delicioso sanduíche para o dia seguinte.

Não deixe sobras no prato

Se você for comer fora de casa e sobrar um pouco de comida, leve para casa ao invés de destinar para o lixo. Agora, se você vai comer em casa, coloque pouca comida no prato e se for necessário repita!

Doe os excedentes para quem precisa

Tão simples quanto isto! Sobraram alimentos na sua despensa e na geladeira? Doe para instituições ou moradores de rua.

Faça compostagem

A compostagem é um processo que transforma restos de alimentos em adubo. Você tem duas opções: adquirir uma composteira doméstica ou contratar o serviço de coleta domiciliar e compostagem do Ciclo Orgânico.

Referências

jasminealimentos.com/estilo-de-vida/como-evitar-desperdicio-de-alimentos/

rituaali.com.br/blog/7-dicas-para-evitar-desperdicio-de-alimentos

uol.com.br/vivabem/colunas/sophie-deram/2022/04/27/8-atitudes-para-evitar-o-desperdicio-de-alimentos.htm

emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,cinco-maneiras-de-evitar-o-desperdicio-de-alimentos-e-ajudar-o-planeta,70003506376

reciclasampa.com.br/artigo/10-dicas-para-nao-desperdicar-seu-alimento

webrun.com.br/dicas-evitar-desperdicio-alimentos/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.