0
(0)

Mensagem do Lucas, fundador do Ciclo

2018 foi um ano super intenso, mas também bastante gratificante! Completamos 3 anos de vida e nesse final de ano paramos para refletir e agradecer pela quantidade de sonhos realizados nesse curto espaço de tempo.

Nesse ano, o movimento dos baldinhos quase dobrou de tamanho, pedalamos como nunca e as composteiras ficaram ainda mais cheias e o mais importante, foi que demos um passo importante na valorização dos resíduos orgânicos e da compostagem, ultrapassamos a marca de 500 toneladas compostadas.

Por isso, muito obrigado a todos que aderiram ao baldinho, indicaram para um amigo, anfitriaram um pátio de compostagem, utilizaram o composto, que receberam bem nossa equipe  ou mesmo incentivaram nossos ciclistas na rua com um “ Vai Ciclo Orgânico!!” Só temos o que agradecer e reafirmar nosso compromisso em 2019 por uma comunidade que fecha o ciclo!

Nossa Missão

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% do que descartamos diariamente, e quando destinados para aterros e lixões emitem gases de efeito estufa, contaminando o  solo e os rios.

O que não faz nenhum sentido, já que através da compostagem, em alguns meses pode virar o melhor adubo que existe, gerando ainda mais alimentos saudáveis. Fazendo com o que vem da terra, retorne pra ela em forma de um composto orgânico que só traz benefícios para o meio ambiente.

Foi com a intenção de promover a compostagem e levá-la para o maior número de pessoas possíveis, que surgiu em 2015 o Ciclo Orgânico. Oferecemos uma solução fácil, prática e local para que qualquer pessoa mude o destino do seu lixo.

Para nós do Ciclo, cada baldinho, cada resíduo por menor que seja, importa muito! E quanto mais pessoas fechando o Ciclo melhor!

Coleta

Em 2018 nossa equipe realizou mais de 34 mil coletas e somados, nossos ciclistas pedalaram por mais de 35 mil quilômetros! Uma média de 5 mil quilômetros por ciclista.

Essa distância é equivalente a mais de 830 maratonas! E isso tudo com um triciclo carregando até 200 quilos de resíduos orgânicos.

E somente pelo uso das bicicletas, deixamos de emitir mais de 107 toneladas de CO2 equivalente, neste mesmo período.

Compostagem

Em 2018, nós compostamos cerca de 320 toneladas de resíduos orgânicos de nossos clientes.

Além disso, também coletamos mais de 120 toneladas de vegetação e serragem que foram utilizados no processo de compostagem.

Isso significa que deixamos de mandar mais de 88 caminhões de lixo para os aterros sanitários. Com isso, evitamos a emissão de mais de 246 toneladas de gases causadores do efeito estufa que são gerados na decomposição dos resíduos orgânicos em aterros.

No lugar disso, produzimos mais de 192 toneladas de composto orgânico de alta qualidade.

Nossa comunidade

Neste ano, o Ciclo Orgânico conseguiu expandir ainda mais a sua abrangência no Rio de Janeiro, abrindo a possibilidade de coleta em novos bairros como: Jardim Oceânico e Barra.

Além disso, nosso movimento continuou crescendo e hoje já atendemos mais de 950 residências, no Rio de Janeiro.

Veja a seguir o que alguns de nossos clientes têm a dizer sobre o Ciclo Orgânico:

Novo pátio de compostagem

Nosso grande desafio deste ano foi encontrar uma forma de aumentar nossa capacidade de compostagem. Chegamos em um ponto, que nossas composteiras estavam no limite e o processo de compostagem por ser artesanal, cada vez se tornava mais complexo para um volume de resíduos tão grande.

A solução foi implementar um pátio de compostagem mecanizado em Duque de Caxias, que vai ter capacidade para receber até 150 toneladas de resíduos orgânicos por mês, 5 vezes mais do que compostamos atualmente.

Caminhão

Para fazer o transporte dos orgânicos agora temos um caminhão, que fará a ponte do que os nossos ciclistas coletaram e o nosso pátio de compostagem em Caxias.

Vamos continuar fazendo todas as coletas de bike, o que vai mudar é que os resíduos serão armazenados nos atuais pontos de compostagem e depois transferidos para o caminhão. Assim podemos otimizar as distâncias percorridas, assim como as suas emissões.

Que seja o primeiro de muitos! 🙂

Expansão da Área de Atendimento

Alô Zona Norte!! Em 2019 a gente chega aí! 😉

Em 2019, conseguiremos expandir nossa área de atendimento para alguns bairros na zona norte e quem sabe até em Niterói.

Há planos de expansão para outras áreas, porém serão divulgadas através das nossas redes sociais e newsletters.

Mais flexibilidade em sua coleta

Uma das vantagens dessa nova forma de operação, é a disponibilidade dos nossos ciclistas que vai dobrar, já que eles passarão a fazer somente as coletas. Com isso, teremos mais flexibilidade nos horários e dias de coleta.

Ainda mais impacto positivo

Com a expansão do pátio de compostagem, poderemos aumentar ainda mais o impacto positivo gerado no meio ambiente! Somente neste ano, evitamos que 88 caminhões de resíduos deixassem de ir para o aterro, através das coletas realizadas e com a  prática da compostagem. Imagine no próximo ano aumentar o impacto para mais de 200 caminhões a menos nos lixões e transformando este material maravilhoso em um super adubo orgânico?! Incrível, não é mesmo? 🙂

Além do mais, poderemos gerar mais oportunidades de empregos e renda em nossa cidade, além de aumentar a área de coleta.

Sonhamos em atender todo o nosso estado, e não somente alguns bairros. Mas como é um passo de cada vez, aos poucos, chegaremos lá!

Sabemos que ainda temos um longo caminho!

Este ano de 2018 foi incrível para o Ciclo Orgânico em muitos sentidos, contudo, sabemos que esse é só o começo de nossa trajetória. Apenas mais um passo em busca do nosso objetivo final que é co-criar uma comunidade com menos lixo e onde o mesmo não seja visto como uma coisa ruim, mas sim como fonte de vida!

No entanto, nem tudo de 2018 saiu 100% como esperávamos. Nós temos plena ciência de algumas falhas operacionais que tivemos e também de mais alguns pontos em que podemos melhorar no nosso serviço. Mas pode ter certeza que faremos de tudo para sanar cada um desses pontos.

Em 2019, teremos muitos novos desafios e trabalharemos incansavelmente para melhorar em todos os sentidos.

Esse é só o começo da história do Ciclo Orgânico e esperamos poder continuar compartilhando-a com todos vocês por muito tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.