Retrospectiva Ciclo Orgânico 2017

Ainda temos um longo caminho


Em 2015 quando o Ciclo Orgânico foi fundado, minha intenção era levar a compostagem para o maior número de pessoas possíveis, de uma forma fácil e prática, transformando a relação que temos com os nossos resíduos. Para isso, apostamos na solução do baldinho, da coleta domiciliar de bicicleta e na compostagem de forma local. E para a nossa surpresa, cada vez mais, pessoas engajadas e comprometidas com a causa decidiram nos apoiar e fechar o Ciclo com a gente.

Hoje temos grande orgulho dos nossos baldinhos estarem em mais de 600 residências e de todos os dias podermos transformar, quase 1 tonelada, uma verdadeira montanha de resíduos, no melhor adubo que existe para a terra. Em 2017, tivemos a felicidade de dobrar o tamanho da nossa equipe, começarmos a atender a região do Centro da cidade, levamos nossas composteiras para mais parques e escolas e muito mais.

Por isso nós só temos o que te agradecer – amigos, parceiros, clientes, colaboradores e apoiadores – pelo ano incrível que tivemos. E queremos reafirmar nosso compromisso em 2018 nessa jornada por uma comunidade que fecha o Ciclo!

Nossa Visão


As sobras e restos de de alimentos representam mais da metade do que jogamos fora todos os dias, e hoje são um verdadeiro desastre ambiental nos aterros e lixões.

Nós trabalhamos para mudar essa história, e acreditamos na compostagem como uma ferramenta eficaz para resgatar o valor que os nossos resíduos tem, pra quem fecha o Ciclo, cada casca é muito preciosa para ser desperdiçada.

Nosso sonho é ver cidades inteiras fechando o Ciclo, transformando seus resíduos em adubo, da forma mais local possível, de baldinho e bicicleta. Ver a compostagem gerando mais oportunidades de emprego e renda e saber que todo esse adubo vai estar voltando para o terra e produzindo ainda mais alimentos na cidade.

O que fazemos


Todo resíduo orgânico deveria ir para a compostagem. Ponto! Nós do Ciclo Orgânico, trabalhamos dia e noite para chegarmos mais perto dessa realidade. Através do nosso serviço de coleta domiciliar, fazer compostagem passa a ser muito simples e de fato vira um hábito. Com o baldinho mágico do Ciclo basta colocar os resíduos nele, que nós coletamos e transformamos em adubo, mesmo sem ter tempo ou espaço possibilitamos que famílias inteiras compostem todos os seus resíduos.

E para transformarmos nossos hábitos e toda uma cultura de consumo e desperdício, retornamos com o composto de volta e ainda informamos o quanto nós coletamos, o quanto de adubo isso gerou e as emissões evitadas. Quando a gente vê o impacto individual e coletivo de uma ação simples, a compostagem ganha ainda mais força

Para a gente cada baldinho, cada resíduo por menor que seja, importa muito! De pedalada em pedalada, baldinho em baldinho o Ciclo continua.

Coleta de resíduos orgânicos

Verdadeiros guerreiros no pedal. Temos orgulho de contar com uma equipe incrível que faz milagre nos triciclos. Só em 2017 foram realizadas mais de 23 mil coletas e somados, nossos ciclistas pedalaram por mais de 25 mil quilômetros! Essa distância é mais do que suficiente para dar mais de meia volta no Planeta Terra! Ah, e isso tudo com peso, carregamos 180 toneladas de orgânicos nos nossos triciclos.

Somente pelo uso das bicicletas ao invés de utilizar caminhões para a coleta dos resíduos, nossos ciclistas deixaram de emitir mais de 70 toneladas de CO2 equivalente, neste mesmo período.

Somos fãs das bikes, além de sustentáveis elas se mostraram mais eficientes do que os carros, isso mesmo! Fizemos mais coletas de bicicleta do que faríamos se utilizássemos os carros além de termos muito menos dor de cabeça com o trânsito.

Compostagem de resíduos orgânicos

A coleta é só o início, aonde a verdadeira mágica acontece são nas nossas composteiras. Além dos resíduos de alimentos, também utilizamos folhas secas, serragem e esterco de cavalo na nossa compostagem que dura em média 4 meses. É um verdadeiro banquete para bilhões de microrganismos e um processo intenso de reações químicas e biológicas até chegarmos no composto orgânico.

Em 2017, as composteiras cresceram e nós iniciamos novos pátios de compostagem e hoje são 6 áreas diferentes, que receberam as 180 toneladas de resíduos orgânicos coletados. É o equivalente a 36 caminhões de lixo a menos nos aterros sanitários. Com isso, evitamos a emissão de mais de 138 toneladas de gases causadores do efeito estufa que são gerados na decomposição dos resíduos orgânicos em aterros.

No lugar dos gases, produzimos mais de 108 toneladas de composto orgânico, o suficiente para adubar de uma única vez uma área de 54 campos de futebol.

Nossa cultura


Mais importante do que o objetivo final, é o caminho que a gente percorre tentando alcançá-lo, e para que esse caminho seja mais leve e prazeroso nada melhor do que pedalar com pessoas que a gente tanto admira!

E ainda bem que não estamos sozinhos, pois a medida que o Ciclo foi crescendo a nossa equipe também cresceu!

Iniciamos o ano com uma equipe de 4 colaboradores e hoje já somos 10 pessoas trabalhando em tempo integral neste projeto!

Nossa Comunidade

Neste ano, o Ciclo Orgânico conseguiu expandir ainda mais a sua abrangência no Rio de Janeiro, abrindo a possibilidade de coleta em novos bairros como: Centro, Glória, Catete e Largo do Machado.

Além disso, nosso movimento mais do que dobrou de tamanho e hoje já atendemos mais de 600 famílias na Zona Sul e no Centro do Rio.

E nós que começamos atendendo exclusivamente residências domésticas, agora também atendemos mais de 50 empresas, mostrando que a compostagem também é a melhor solução para o descarte dos resíduos orgânicos de pequenas e médias empresas.

Veja a seguir o que alguns de nossos clientes têm a dizer sobre o Ciclo Orgânico:

“Desde que conheci o Ciclo Organico me apaixonei pela proposta. Depois, me apaixonei pela empresa, pelo comprometimento, atendimento, ver que os funcionários trabalham super felizes e que o Lucas é o cara mais acessível e do bem que existe!!!” – Mariana

“O serviço é bem preciso, passam no mesmo dia e horário quase sempre. Informam quando há mudanças pelo feriado e enviam notícias por e-mail. Gosto muito de ver o impacto dessa minha escolha pro mundo, me faz sentir parte de algo maior que o meu umbigo. Algumas vezes, quando saímos por algum motivo, o ciclista retorna depois. Acho ótimo isso também.” – Victor

“Porque o Ciclo Orgânico, além de prestar um incrível serviço ambiental, ainda o faz com cortesia, correção, pontualidade e consideração com o cliente. Parabéns!!” – Marcia

“Eu mesma fazia a compostagem em casa, mas deixei de fazer por falta de tempo. Reduzir a quase zero a quantidade de resíduos que encaminho para o lixo me deixa muito feliz e satisfeita.” – Cristiana

“Vocês tiveram uma iniciativa maravilhosa, só isso já seria um bom motivo contudo os rapazes que vem recolher o balde são super educados , vocês são atenciosos sempre informando tudo, sou muito grata” – Maria Izabel

“Serviço excelente. Tanto a atenção que é dada nos dias das coletas, entrando em contato e também pessoas super atenciosas.” – Viviane

“São vários motivos para gostar do Ciclo: (i) cordialidade do colaborador que faz a retirada do resíduo no meu domicílio; (ii) a pontualidade do mesmo; (iii) a promoção de boas práticas na gestão do resíduo doméstico; (iv) a baixa pegada ambiental do serviço de coleta; (v) o canal de comunicação aberto; (vi) a divulgação do serviço, dando a oportunidade de novos usuários.” – Elisabete

“O aviso via e-mail lembrando a coleta, a divulgação excelente com informações preciosas sobre o processo da compostagem, o site é super interessante, os ciclistas sao pessoas super bacanas. Além de tudo estou aprendendo muito! Vida longa ao Ciclo Orgânico! Vejo sempre muito amor e respeito em todo o processo. Além disso, tenho o maior carinho pelo Baldinho. Cuido muito bem dele durante a semana.” – Claudia

Mídia e Prêmios

Neste ano, o Ciclo Orgânico teve a honra de aparecer em 4 programas de rede nacional, como:

Além disso, também saímos em algumas publicações impressas e em portais online. Veja mais aqui.

Em 2017, o Ciclo Orgânico também recebeu 4 prêmios muito bacanas como forma de reconhecimento de nosso projeto:

É só o começo

Este ano de 2017 foi incrível para o Ciclo Orgânico em muitos sentidos, contudo, sabemos que esse é só o começo de nossa trajetória. No entanto, nem tudo de nesse ano saiu 100% como esperávamos. Nós temos plena ciência de algumas falhas operacionais que tivemos e também de mais pontos em que podemos melhorar no nosso serviço. Mas pode ter certeza que faremos de tudo para sanar cada um desses pontos.

Em 2018, teremos muitos novos desafios e trabalharemos incansavelmente para melhorar em todos os sentidos.

Nós também possuímos muitas novidades e coisas planejadas que não vemos a hora de poder compartilhá-las com vocês!

Esse é só o começo da história do Ciclo Orgânico e esperamos poder continuar compartilhando ela com todos vocês por muito tempo!

 


Esperamos que tenham gostado de nossa retrospectiva 2017! Caso queiram baixar o material completo em PDF, clique no botão abaixo.

Quero baixar a retrospectiva 2017!

Aproveitamos para agradecer mais uma vez ao Shell Iniciativa Jovem pelo suporte e apoio que nos deram ao longo do ano, a Brazil Foundation que nos apoiou, ao Parque Laje, ESDI, Parque do Chacrinha e Escola Camilo Castelo Branco por tornarem possível que a compostagem fosse feita da forma mais local possível. E um super agradecimento à Associação de Moradores do Alto Humaitá por todo o apoio desde o início.

E queremos também reafirmar o nosso compromisso em 2018 para continuarmos nessa jornada por uma comunidade que fecha o Ciclo!

 

Autor:
Lucas Chiabi
Sobre:
Lucas Chiabi, de 25 anos. Mineiro de Belo Horizonte, o estudante de Engenharia Ambiental da UFRJ queria ser lixeiro quando criança. Hoje, está à frente da Ciclo Orgânico, a primeira empresa do Brasil de coleta com bicicletas e compostagem de resíduo orgânico residencial. O empreendimento atende mais de 400 residências em 16 bairros: Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, Lagoa, Urca, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Catete, Glória e Centro.
Mais artigos de: Lucas Chiabi

2 Comments

  1. Parabéns Lucas e equipe!!!!!
    Vocês são demais e merecem todo o sucesso e reconhecimento que tem conseguido.
    Estou muito satisfeita em fazer parte deste Ciclo.
    Estaremos juntos sempre.
    Um grande abraço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Assine a nossa newsletter

Cadastre-se para receber mais informações e ficar por dentro de todas as nossas novidades!