1
(1)

Como já havíamos falado no primeiro post da série, uma informação muito importante sobre a compostagem doméstica (ou vermicompostagem) é que não se deve depositar frutas cítricas no minhocário pois alteram o pH do meio tornando-o inapto para o cultivo das minhocas. Portanto, neste texto você verá mais dicas do que fazer, neste caso, com a casca da laranja!

E é importante comentar que muito se fala sobre o potencial nutritivo das frutas, mas o que pouco se fala é que grande parte dos nutrientes estão contidos nas cascas e não na polpa. Portanto aproveite essas dicas.

O que fazer com cascas de laranja?

Você sabia que o Brasil é o maior produtor de laranjas no mundo? Muito consumida em sucos, geléias, doces a fruta é uma rica fonte de vitamina C, ácido fólico, vitamina B6 e fibra alimentar.

Limpando pisos e janelas

Misture cascas de laranja com vinagre branco (até que cubra as cascas) em um recipiente e guarde na geladeira por 4 semanas. Agite a cada 2 semanas, ponha o liquido em um borrifador e você está pronto para limpar pisos e janelas.

Acenda a churrasqueira

Ao invés do jornal, use cascas de laranja secas pois são inflamáveis.

Azeite com laranja

Sim, bata no processador cascas de laranja com uma xícara de chá de azeite, deixe descansar por uma hora e coe. Uma combinação que você não imaginava.

Afaste insetos

Assim como o limão, a acidez da laranja também repele insetos. Basta colocar pedaços de casca em bueiros, buracos, portas e jardins.

Desempedre açúcar mascavo

Coloque uma casca de laranja uma vez por mês em um frasco com açúcar mascavo e você verá que ele não vai empedrar.

Que tal fazer uma vela?

Se você estiver com um tempinho sobrando uma idéia legal é fazer uma vela com casca de laranja. É muito fácil de fazer e elas ficam com uma estética bem legal. Quer aprender? Clique aqui.

Gelo com gostinho

Essa é bem bacana e serve tanto para laranja quanto limão. Rale as cascas bem fininhas e ponha elas com água na forminha de gelo. Assim você vai dar um toque especial para a sua bebida.

Doce de casca de laranja cristalizada

Muito saboroso! Aprenda a fazer clicando aqui!

Dentes mais brancos e bom hálito

Isso mesmo, esfregue a parte branca das cascas nos dentes e deixe eles mais brancos. E de quebra você ainda ganha um bom hálito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.