3
(2)

O uso do plástico filme no dia a dia traz consequências significativas para o nosso planeta. Este material é frequentemente descartado após o uso, resultando em acumulação de resíduos plásticos em aterros sanitários e no meio ambiente, demorando séculos para se decompor.

Além disso, o plástico filme acaba nos oceanos, fragmentando-se em microplásticos que afetam animais marinhos e podem entrar na nossa cadeia alimentar.

A reciclagem do plástico filme é difícil devido à sua composição e tamanho, resultando em baixas taxas de reciclagem. A produção do plástico filme requer recursos naturais finitos e energia, contribuindo para o esgotamento desses recursos e para as mudanças climáticas devido à emissão de gases de efeito estufa.

Alternativas mais sustentáveis, como embalagens reutilizáveis e ceras vegetais, são menos prejudiciais ao meio ambiente e podem reduzir a quantidade de resíduos plásticos.

O custo a longo prazo do uso excessivo do plástico filme é alto, considerando os impactos ambientais e de saúde. Optar por alternativas sustentáveis é essencial para preservar nosso planeta e criar um futuro mais saudável e equilibrado.

Há várias opções de substitutos para o plástico filme, que podem ajudar a reduzir o impacto ambiental desse produto. Alguns exemplos incluem:

  1. Papel vegetal: O papel vegetal é uma alternativa ao plástico filme que pode ser usado para embrulhar alimentos e mantê-los frescos. Ele é biodegradável e compostável.
  2. Pano de cera de abelha: O pano de cera de abelha é uma alternativa à cera de abelha que pode ser usado para embrulhar alimentos. Ele é feito de tecido de algodão orgânico revestido de cera de abelha, e pode ser reutilizado várias vezes.
  3. Embalagens reutilizáveis: Há várias opções de embalagens reutilizáveis, como potes de vidro, tigelas de cerâmica ou inox, sacos de tecido, que podem ser usadas para armazenar alimentos e mantê-los frescos.
  4. Folhas de bananeira: Em algumas culturas, as folhas de bananeira são usadas para envolver alimentos e mantê-los frescos. Elas são biodegradáveis e compostáveis.

Portanto, ao deixarmos de utilizar o plástico filme, estamos fazendo uma escolha consciente em prol do nosso planeta. Cada pequeno gesto conta, e optar por alternativas sustentáveis não apenas reduz o impacto ambiental imediato, mas também envia uma mensagem poderosa de compromisso com um futuro mais saudável e equilibrado.

Ser sustentável vale a pena não apenas para nós, mas para as gerações futuras, para a biodiversidade e para o equilíbrio dos ecossistemas que sustentam a vida. Cada passo que damos em direção à sustentabilidade é uma contribuição valiosa para a preservação do nosso planeta e para um mundo mais harmonioso e próspero. Vamos nessa? 🙂

 

Você é novo por aqui? 🙂

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.