1
(1)

Se você já se perguntou por que o melão e a melancia são classificados como hortaliças, em vez de frutas, você não está sozinho. Esses suculentos alimentos, conhecidos por sua doçura e refrescância, frequentemente nos fazem pensar em lanches de verão e bebidas geladas. No entanto, a resposta para essa questão reside em uma complexa análise botânica que vai além do paladar.

Definição Botânica de Fruta e Hortaliça

Para entender por que o melão e a melancia são considerados hortaliças, é necessário primeiro compreender a diferença entre frutas e hortaliças na terminologia botânica. Botanicamente, uma fruta é uma estrutura que se desenvolve a partir do ovário de uma flor e contém as sementes da planta. Por outro lado, o termo “hortaliça” refere-se a partes comestíveis de plantas, como folhas, caules, raízes ou flores, que são usadas em preparações culinárias.

O Segredo por Trás do Melão e da Melancia

Aqui está o aspecto interessante: tanto o melão quanto a melancia pertencem as famílias Cucurbitáceas.

Esta família inclui uma ampla variedade de plantas, desde abóboras até pepinos, e sim, melões e melancias também. Botanicamente, essas frutas são consideradas bagas, pois se originam do ovário da flor e contêm sementes.

O Ponto de Vista Culinário

Embora botanicamente classificadas como frutas, a forma como essas deliciosas opções são consumidas e usadas na culinária é o que as coloca sob a categoria de hortaliças. São frequentemente servidas como parte de pratos salgados e saladas, além de serem utilizadas em sucos e smoothies, o que as aproxima do conceito de hortaliça.

Enquanto a nomenclatura botânica pode ser intrigante, é importante lembrar que a classificação de melões e melancias como hortaliças não diminui seu valor ou apelo nutricional. Independentemente da forma como são categorizados, esses alimentos são ricos em hidratação, vitaminas e minerais essenciais. Portanto, da próxima vez que desfrutar de um suculento pedaço de melão ou melancia, lembre-se de que a complexidade da botânica está presente, mas o sabor delicioso e nutritivo sempre prevalece!

Curioso mas interessante, né? =) Deixe aqui o seu comentário se você já sabia disso! Fruta ou hortaliça? Hum…. voilà!

 

Você é novo por aqui? 🙂

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.