Confira 34 mitos e verdades sobre exercício físico!
1. Fazer abdominais queima gordura da barriga
Mito. Todos os exercícios localizados trabalham a musculatura da região e não queimam gordura. Para este objetivo o ideal é apostar nos exercícios aeróbicos. Apesar de os abdominais não “derreterem” especificamente a gordura abdominal, eles ajudam a fortalecer e enrijecer o músculo sob a gordura, o que vale a pena.
2. O treino rende mais se você fizer usando agasalhos
Mito. Não é porque você sente mais calor e transpira mais que o treino rende mais. Você acaba perdendo água e não gordura. Por mais que após o treino com agasalhos a balança possa mostrar uma redução no peso, você ganha de volta ao se hidratar.
3. Musculação engorda
Mito. A pessoa que malha ganha peso não pela gordura, mas sim pelo aumento de massa muscular.
4. A natação é o esporte mais completo que existe
Mito. Não existe isso de um esporte ser mais completo do que o outro. Cada modalidade é adequada a determinado tipo de pessoa e será mais indicada dependendo do objetivo de quem treina. Alguns querem queimar gordura, outros desejam ter um corpo definido e há aqueles que praticam esportes, sobretudo, pelo bem-estar e convívio social que ele proporciona.
Uma pesquisa conduzida na Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, comparou a natação ao balé clássico. E constatou que os dançarinos têm melhor condicionamento físico, força muscular, coordenação, equilíbrio.
5. Quem pratica atividade física tem que usar suplementos
Mito. Se a pessoa se alimenta e dorme bem, não é necessária a suplementação. Ou seja, a suplementação deve ser aliada a uma boa alimentação, que consista em macro e micronutrientes. Consumindo a quantidade adequada de proteínas ao longo do dia consegue-se garantir a quantidade necessária para ajudar na recuperação muscular. Ou seja, a quantidade ideal de proteínas não vêm apenas dos suplementos.
6. Grávidas não podem praticar atividades físicas
Depende. Se for no primeiro trimestre, tudo bem, mas a partir do segundo trimestre o exercício precisa ter cautela, ou seja, não pode haver risco de queda ou trauma.
7. Mulheres que praticam a musculação ficam masculinizadas
Mito. As mulheres não têm o nível de hormônios necessário para desenvolver músculos grandes, principalmente nos membros superiores. As mulheres podem e devem fazer treinamento de força para melhorar a força, a saúde dos ossos e tonificar os músculos.
8. Exercícios físicos melhoram o humor e trazem bem-estar
Verdade. Durante a prática dos exercícios, o corpo libera dopamina e serotonina, duas substâncias responsáveis por causar bem-estar. A prática constante pode contribuir para amenizar a ansiedade e depressão.
9. Malhar em jejum emagrece
Mito. Isso pode ser prejudicial a saúde. A queda do glicogênio, que é responsável por fornecer energia ao corpo, faz com que a pessoa possa ter tontura, queda de pressão e desmaio. Ou seja, se você não fornecer combustível para o corpo, seu rendimento será insuficiente. Malhar de barriga vazia vai fazer você se sentir cansado mais rapidamente. O ideal é consumir frutas e sucos, por exemplo, 1 hora antes do treino.
10. Para ficar em forma, é preciso se exercitar apenas 1 ou 2 vezes na semana
Mito. Os resultados começam a aparecer quando a pessoa se exercita de 3 a 5 vezes por semana.
11. A melhor hora para se exercitar é pela manhã
Depende. O melhor horário é aquele que você se sente mais disposto. Porém, especialistas veem uma vantagem nos exercícios pela manhã pois fazem queimar gordura ao longo do dia.
12. Uma semana parado já é o suficiente para ficar fora de forma
Verdade. O tecido muscular pode começar a enfraquecer após uma semana sem exercícios.
13. Para emagrecer é preciso praticar exercícios de alta intensidade
Mito. Qualquer forma de exercício físico é importante para a saúde e para perder peso. Portanto, uma caminhada rápida ou um exercício de intensidade moderada já são o suficiente. O que acontece é que exercícios vigorosos queimam mais gordura em menos tempo, portanto se você faz um exercício de intensidade moderada, deve fazer por mais tempo para queimar a mesma quantidade de gordura. O ideal é se concentrar naquelas atividades físicas que mais gosta.
14. Sentir dores musculares é sinal de que os exercícios fizeram efeito.
Mito. Sentir dores musculares indica que fizemos algo além de nossas possibilidades e, como resultado, acabamos causando danos às nossas células.
15. É possível ganhar massa muscular sem pesos ou aparelhos
Verdade. Nem sempre você precisa de barras, anilhas, halteres e máquinas para fortalecer ou aumentar os músculos. É possível alcançar esses objetivos treinando apenas com o peso do próprio corpo, fazendo exercícios como agachamento, afundo, flexão de braços, barra fixa, remadas invertidas etc.
16. Musculação ajuda a emagrecer
Verdade. O treino com pesos ajuda a regular o nível de hormônios que controlam a fome e a saciedade — isso contribui para que coma menos e perca gordura.
17. Quanto maior a duração do treino, melhor
Mito. Um treino muscular pode ser satisfatório mesmo que seja feito por 25 minutos, o que não quer dizer que um de 70 minutos seja ruim. Mas treinar por muitas horas pode ser desgastante.
O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluno.
18. Preciso malhar todos os dias se quiser resultados
Mito. A constância é um dos segredos para obter resultados, mas é no momento de descanso que o corpo se recupera, desenvolve força, massa magra e o condicionamento físico.
Em geral, a recomendação é ter ao menos 48 horas de intervalo entre um treino de força e outro para a mesma parte do corpo — ou intercalar um treino forte e um fraco, no caso de esportes como corrida, natação, ciclismo.
19. São necessário 30 minutos de exercício por dia
Verdade. Ainda assim há quem diga que não tem 30 minutos livres para treinar. A boa notícia é que você pode fracionar o exercício em 3 vezes de 10 minutos ao longo do dia.
20. Alongamentos podem prevenir o risco de lesões
Verdade. Porém, estudos apontam que o alongamento antes do treino reduz o rendimento, portanto o ideal é se alongar após o treino.
21. Para perder peso você deve levar o corpo a exaustão
Mito. Na realidade, você precisa apenas queimar calorias e movimentar o corpo a partir de exercícios de qualidade, dentro dos limites do seu organismo. Se você começar a sentir fraqueza, dor ou fadiga excessiva, pare imediatamente. Levar o corpo além do limite pode ser muito prejudicial e provocar lesões severas.
22. Água é o melhor isotônico durante os treinos
Verdade. A indústria alimentícia e de bebidas tenta, todos os dias, criar novos alimentos e bebidas que possam auxiliar nos treinos e pós-treinos. Porém, o melhor hidratante para depois da prática de exercícios é a água. Bebidas isotônicas são necessárias apenas para repor eletrólitos e carboidratos, que são perdidos em atividades muito intensas e longas.
23. Você deve se exercitar o máximo possível
Mito. É importante ter períodos de descanso. Fazer os mesmos grupos musculares todos os dias pode causar fadiga muscular e desencadear lesões graves. Divida o exercício ao longo dos dias da semana e trabalhe grupos musculares diferentes. Opte por intercalar trabalho cardiovascular com trabalho de hipertrofia muscular para obter melhores resultados.
24. Ao começar a praticar atividades você começa logo a perder peso
Mito. Iniciar uma atividade esportiva não tem efeitos imediatos no peso. Só a sua prática continuada poderá levar a uma perda de massa gorda sustentada em zonas específicas do corpo. Ou seja, uma semana não chega. Combine exercício físico regular com uma dieta saudável.
25. Você queima mais calorias se exercitando por mais tempo e com intensidade menor
Mito. O fator mais importante no controle de peso é o gasto global de energia, ou seja, o número total de calorias que foram gastas durante uma atividade. Quanto mais rápido você caminhar ou correr, por exemplo, mais calorias serão consumidas por minuto. No entanto, sustentar um exercício em um ritmo pesado por muito tempo é mais difícil, principalmente no começo. Por isso, é mais seguro começar devagar e aumentar a intensidade gradualmente para que o organismo vá se acostumando.
26. Se você não se compromete a se exercitar com frequência, não vale a pena começar
Mito. Fazer atividades físicas com pouca frequência é melhor do que o sedentarismo total. Se você totalizar 1 hora de caminhada por semana, isto já é significativo e pode reduzir as chances de doenças do coração.
27. É melhor treinar na academia do que em casa
Mito. É possível alcançar ótimos resultados treinando em casa. O melhor local é aquele que se adapta melhor a sua rotina e que você consegue praticar regularmente.
28. A queima de calorias só começa a partir do 20º minuto
Mito. Se você corre por 10 minutos, irá queimar a quantidade de calorias correspondente a este tempo. Qualquer atividade física gasta calorias, mas para emagrecer, este gasto precisa ser grande.
29. Músculos são mais pesados do que a gordura
Verdade. Os músculos de fato pesam mais que gordura. Tanto é assim que algumas pessoas veem os ponteiros da balança subirem mesmo quando investem na malhação.
30. Beber água gelada com o corpo quente é prejudicial a saúde
Verdade. Pode causar choque térmico e inflamação na garganta. Beba água a temperatura ambiente.
31. Treinar de roupas escuras queima mais calorias
Mito. O que vai acontecer é que você pode suar mais, mas isso não implica em perda de peso, apenas de água. O que provoca a perda de calorias é a intensidade do exercício.
32. Beber água ajuda na perda de peso
Mito. Não há indícios disto.
33. Correr é a única forma de perder peso
Mito. Apesar de ser um ótimo exercício cardiovascular, pode não ser adequado para algumas pessoas. Outras atividades muito eficientes em termos de gasto de calorias são o ciclismo, natação e caminhada.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa.
Neste blog você lê um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog, arrastar até la embaixo e esperar a página carregar! Aproveite!
Referências
nucleodamama.com.br/oito-mitos-sobre-a-pratica-de-exercicios-fisicos/
hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/mitos-e-verdades-sobre-pratica-de-atividades-fisicas/
abreucardiologia.com.br/mitos-e-verdades-sobre-exercicios-fisicos/
elos.org.br/mitos-e-verdades-sobre-a-pratica-de-exercicios/
revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/01/11-mitos-sobre-exercicios-fisicos.html
uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/07/26/mitos-sobre-exercicio-que-atrapalham-seus-resultados-no-treino.htm
blogeducacaofisica.com.br/10-mitos-e-verdades-sobre-exercicios-em-casa/
jasminealimentos.com/estilo-de-vida/mitos-e-verdades-sobre-atividade-fisica/
vigilantesdopeso.com.br/br/artigos/mitos-e-verdades-sobre-a-atividade-fisica?g_acctid=375-548-3213&g_adgroupid=&g_adid=&g_adtype=none&g_campaign=2023_Pmax__qdstw_qobjc_qbudc_qaudp_qrtgn_qpma_qostz_qdevz_qlobo_qgeol&g_campaignid=19346512237&g_keyword=&g_keywordid=&g_network=x&gclid=CjwKCAjw586hBhBrEiwAQYEnHX7rJ76xFuhkZNja7QDtHJ1h0l_gJpFPCVPVZi_TQXCokjcBYX2nKRoCtVIQAvD_BwE
lifestyle.sapo.pt/saude/fitness-e-bem-estar/artigos/provavelmente-esta-a-ser-enganado-por-estes-10-mitos-sobre-exercicio-fisico
megacurioso.com.br/boa-forma/79420-20-mitos-e-verdades-sobre-a-pratica-de-exercicios-fisicos.htm
uai.com.br/app/noticia/saude/2015/06/04/noticias-saude,187526/mitos-e-verdades-sobre-exercicios-fisicos.shtml
vivamelhor.pt/20-mitos-verdades-pratica-atividade-fisica/
It’s actually a nice and helpful piece of info. I’m happy that you shared this helpful information with us. Please stay us up to date like this.Thank’s for sharing.
Here is My Homepage: Man City Odds
Humildemente sugeriria, você avaliar com seu Endócrino ou Gastro que seja Hepatologista (portanto especialista na área) se tiver Esteatose Hepática se ela tem origem no excesso de alimentação que desencadeia a doença ou se trata de sintoma de problema genético (o Fígado Não metaboliza a “gordura” e a retém podendo haver Artéria sem revestimento mínimo de gordura, o Inverso da obstrução, mas podendo causar, também, Hipertensão). Quanto a Caminhadas até os 30 primeiros minutos, o “combustível” será o “açúcar”! Quando ultrapassa esse tempo, mesmo que Não percebamos, nosso combustível vem de nossa “reserva energética”: “lipideos”! Antes de começar a usar os “pesos” na Academia verifique se você possui Neuropatia nos Membros; tem ou tenha Histórico de problema no Túnel do Carpo e Nervo Ulnar! Quando há patologias que levem a Neuropatias, o Organismo responde imediatamente a “falta de força”: se são sacolas de compras, o (s) braço (s) estica (m), as levando ao chão (mãos se abrem); imagina se você tiver peso (de Academia) nas mãos e a Neuropatia acometer as pernas, também? Lembre-se que a longevidade já havia nas antigas gerações graças a alimentação vinda da terra, assim como os remédios (homeopatia) e caminhavam muito!