Você sabe qual é a diferença entre Biofertilizante e Chorume
Quando falamos em compostagem sempre vem a dúvida sobre o líquido produzido através disso, que é o biofertilizante, muitas vezes confundido com o chorume. “Mas ué, como assim?” Pois é, a definição pode parecer semelhante, mas na verdade são distintas. Veja bem, o Chorume é um líquido altamente tóxico, 200x mais tóxico que o esgoto doméstico (!!!), e este líquido escorre nos locais de descarte de resíduos sólidos – lixões e aterros sanitários.
Este líquido possui cheiro muito desagradável, é gerado a partir dos rejeitos e resíduos jogados nos aterros, – diga-se de passagem que além de restos de alimentos, eletrônicos, há também animais em decomposição, bituca de cigarro, fraldas descartáveis, absorventes íntimos, preservativos, cotonetes e esponjas. Há também matérias inorgânicas tais como os metais pesados etc – e estas substâncias presentes neste líquido produzido contaminam seriamente os rios, lagos e o nosso lençol freático de uma maneira assustadora; em todos os casos desencadeia a contaminação da água e do solo.
“O chorume é considerado uma das substâncias mais nocivas que se conhece. Ao lado do plutônio e da dioxina, o chorume constitui uma das três mais perigosas substâncias do mundo moderno. Retenha-se que o fluído chega a ser 200 vezes mais destrutivo do que o esgoto.” (Fonte: Recursos Hídricos: Impactos da Produção dos Alimentos e dos Resíduos Orgânicos – Maurício Waldman).
Já o Biofertilizante (também conhecido como chorume do bem ou húmus líquido) é uma substância líquida gerada na compostagem doméstica com minhocas. É gerado a partir de uma seleção cautelosa de matérias orgânicas, já que no minhocário não podem ser compostados todos os tipos de alimentos, não sofre contato com metais pesados presentes nos locais de descarte de resíduos citados anteriormente. Sendo assim, a partir deste tipo de tratamento de resíduo, o biofertilizante/chorume produzido é altamente nutritivo para o solo e para as plantas, servindo também para o combate de pragas e insetos que causam danos às plantinhas, um caso clássico é a mancha no manjericão: utilizando a dose certa de biofertilizante dissolvido em água, ajuda a acabar com as manchas indesejadas causas por moscas.
Como utilizar
O Biofertilizante pode ser utilizado de muitas maneiras para obtenção de vários benefícios como a adubação foliar e do solo, germinação de sementes, propagação vegetativa (estaquia) e como repelente natural para as plantas. Para sua utilização na adubação deve-se diluir o chorume orgânico com água na proporção de 1/5 a 1/10 (1 parte de chorume para 5-10 partes de água) para melhor absorção dos nutrientes e para se evitar que as folhas fiquem queimadas devido ao excesso de acidez. Este líquido diluído nas proporções recomendadas pode ser aplicado diretamente ao solo durante a rega a cada 7-10 dias ou pode ser pulverizado sobre as folhas com ajuda de um borrifador com a mesma frequência (a cada 7-10 dias).
E agora, ainda tem dúvidas sobre chorume e biofertilizante? Espero que tenha curtido este conteúdo feito pra você! Comente em nosso post as suas dúvidas e sugestões, adoraremos lê-los! Um abraço e até a próxima. 😉
òtimo texto como sempre! mas gostaria de algumas informarções complementares a respeito da dissolução e do tipo de utilização do biofertizante nos casos de: germinação de sementes, propagação vegetativa (estaquia) e como repelente natural para as plantas.
Gostaria de saber mais sobre esse produto?
Parabéns pelo artigo, bem esclarecedor e confesso que eu não fazia distinção dos termos.
Que bom que lhe ajudou, Adeilton! Um abraço!
Estou realmente agradecido pela explicação, certamente tinha algumas dúvidas que já me foram esclarecidas por vós. O artigo foi explícito demais. Um abração!
Gostaria de saber mais sobre esse produto?
A compostagem feita sem minhocas também gera o chorume do bem, certo?
Gera sim.
A diferença é só que a minhoca acelera o processo de decomposição, principalmente a minhoca californiana, que se alimenta dos restos de alimentos mesmos frescos, diferentes da tradicional brasileira, que só se alimenta quando eles estão em decomposição.
Fiz um minhocário a alguns dias e o biofertilizando que está caindo no balde coletor é malcheiroso. O biofertilizante deveria ter esse cheiro forte e levemente azedo ou fiz algo errado?
Considerações gerais. Perfeito, elimina quaisquer duvida entre chorume e chorume do bem{Biofertilizante} com embasamento de excelência em qualidade. Congratulações.
Olá, alguém sabe a frequência que eu posso usar o chorume nas orquídeas?
O adubo líquido que se compra por aí é chorume do bem? Você saberia dizer?
Tenho uma composteira e está produzindo muito chorume (do bem), não tenho para onde dar saída, dei para alguns amigos que tem interesse e estou pensando em vender.
Vejo várias pessoas vendendo, é uma boa ideia sim. Tem uns que colocam um rótulo, escrito: BIOFERTILIZANTE e informando a proporção da diluição.
BOA TAREDE ME CHAMO EMANOEL, FIZ UMA COMPOSTEIRA POREM SEM MINHOCA E JÁ ESTÁ PRODUZINDO CHORUME E ESTOU PRODUZINDO MUDAS DE AÇAÍ E QUERO SABER EM QUE FREQUENCIA POSSO USAR O CHORUME DO BEM E QUAL A PROPORÇÃO DE ÁGUA POSSO USAR PARA ADUBAÇÃO DE FOLHAGEM E ADUBAÇÃO NO PEZINHO DA MUDA.???
Bisexual
Em Portugal chamamos de CHORUME de ortigas ao líquido proveniente da decomposição das ortigas em água; tem que ser também diluído, habitualmente na proporção de 1/10; não sei se é repelente de insectos mas é um dos melhores produtos naturais no combate de quase todas as pragas que atingem as plantas, além de ser um dos melhores, senão o melhor, fertilizante natural. É tão top que já existe à venda no mercado, produzido por um empresa espanhola, sendo, como é lógico, apto para a agricultura biológica. A sua produção é incrivelmente simples e acessível: basta deitar uma determinada quantidade de ortigas numa determinada quantidade de água, e esperar uns dias; depois filtra-se o conteúdo e dilui-se na proporção devida, porque o produto é muito ácido (como é normal nas plantas que entram em decomposição).
Obrigado pelas informações! Queria saber sobre o armazenamento desse biofertilizante. Posso deixar em garrafas PET? Tem validade? Obrigado