5
(2)

Saiba mais sobre a Salsa (salsinha)

A salsa é uma planta aromática cujas propriedades podem nos trazer muitos benefícios. Entre eles o de purificar os órgãos vitais, tratar e controlar a hipertensão, além de ser um poderoso antioxidante.
 

A salsa contém minerais tais como, cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Devido a esse teor em ferro é recomendada a pessoas que sofrem de anemia e/ou anorexia, e aquelas que apresentam fraqueza, fadiga ou cansaço físico. Pode ser consumida crua em saladas, ou tomada em forma de infusão.

Plantio

 

Plantio de Salsinha Portuguesa

Plantio de Salsinha Portuguesa

As sementes de salsa podem tomar um longo tempo para germinar, variando de 2 a 6 semanas. Deixar as sementes de molho em água morna por um dia pode apressar a germinação. Semeie as sementes no local definitivo na horta.

A salsa pode ser cultivada em vasos e jardineiras, porém vasos muito pequenos limitam muito o crescimento da planta e a duração de sua vida, que pode atingir até 80 cm de altura na floração e cuja raiz pode ultrapassar a 50 cm de profundidade. Portanto, para obter um bom desenvolvimento, os vasos e jardineiras utilizados devem ter pelo menos 30 cm de profundidade e diâmetro.

SOBRE A COLHEITA

 

Colheita de Salsinha Portuguesa

Colheita de Salsinha Portuguesa

A colheita das folhas da salsa pode começar de 60 a 90 dias depois do plantio, quando a planta tem aproximadamente 12 a 16 cm de altura. Colha as folhas mais externas inteiras, ou seja, com o pecíolo (o talo da folha), e procure não retirar mais do que um terço das folhas. A salsa ou salsinha é uma planta bienal.

Outra dica de plantio é a seguinte:

  1. Colocar as sementes em água, durante 24 horas.
  2. Colocá-las sobre um pano, bem espalhadas, e deixar secar por aproximadamente 1 hora.
  3. Procure um local com muita luz, onde o sol bata de 4 a 6 horas por dia.
  4. Encha um pote ou um vaso com terra especial para plantar e introduza as sementes de salsa. Qualquer época do ano serve para plantar salsa, embora se devam evitar os dias de calor e frio excessivo.
  5. A germinação da salsa é muito lenta, por isso não estranhe caso as pequenas plantinhas de salsa demorarem a aparecer.
  6. Regue o vaso de salsa com frequência, mas preste atenção para não regar demais, evitando a criação de fungos. Por isso é conveniente a rega com frequência, mas em poucas quantidades.
  7. Para obter um ramo compacto e suave não se deve deixar nascerem às flores. Você pode preparar outro vaso com terra e quando as primeiras florescerem deixe cair às sementes das flores sobre a terra e assim terá salsa para o ano seguinte, no segundo vaso.
  8. Para colher a salsa, é recomendável cortar os talos pela manha antes de a planta começar a sentir os efeitos do calor.

COMO CONSERVAR

Fresca: Lave-a bem e coloque-a em recipientes fechados ou em saquinhos para alimentos, e guarde-a na geladeira, por no máximo uma semana.

Seca: Guarde-a em recipiente fechado, em lugar protegido da luminosidade e umidade.

Congelada: Conserva-se no freezer por alguns meses. Lave bem as folhas e leve-as a congelar em recipiente aberto. Depois que tiverem congelado, coloque-as em saquinhos fechados.

ONDE A SALSA VAI BEM?

 

Salsinha Portuguesa

Salsinha Portuguesa

Salsa combina com alimentos ricos em amido, como: feijão, batata  e grãos. Também é deliciosa com legumes de cor laranja, como: abóbora e cenoura.

A salsa complementa o sabor de ingredientes picantes como: anchovas, alcaparras, azeitonas, pimenta vermelha.  Aromatiza muito bem queijos, como: Parmigiano e ricota fresca. É um ótimo recheio para a omelete.

A salsa picada ou as folhas são usadas como decoração de sopas, molhos, saladas, patês, sanduíches e etc.

CURIOSIDADEs

Como é chamada a Salsa em outras línguas:

  • Inglês: Parsley
  • Francês: Persil
  • Espanhol: Perejil
  • Italiano: Prezzemolo
  • Alemão: Petersilie
  • Nome Científico: Petroselinum sativum L.

Em Fevereiro de 2018 todos os clientes do Ciclo Orgânico receberam um saco de adubo orgânico e um pacotinho com diversas sementes de Salsinha Portuguesa para poderem plantar em suas hortas. 

Plante já as suas sementes e compartilhe conosco em nossas redes sociais! #FecheOCiclo #JuntosPorUmMundoMaisVerde

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.