5
(1)

O cupuaçu é muito conhecido por ser usado em receitas de bombons, doces e sucos, mas apenas a polpa da fruta é usado para estes fins. O que fazer então com a casca e resíduos do cupuaçu? Como evitar o desperdício?

A empresa Bombons Finos da Amazônia vem transformando resíduos e casca de cupuaçu em embalagens para os próprios doces da fruta. Isso mesmo, a casca pode ser transformada diretamente em uma espécie de pote para armazenar os bombons ( e o que mais quiser).

A outra destinação é moer o material e adicionar a uma resina natural a base de mamona, que não tem impactos, produzindo assim placas que podem ser transformadas em caixas. Elas parecem até uma caixa de madeira comum, mas são feitas de cupuaçu. O legal é que eles também usam essa caixa para armazenar os bombons também feitos de cupuaçu.

Caixa feita de cupuaçu

Inicialmente a empresa reciclava apenas 20% do cupuaçu, e a outra parte era perdida ou transformada em adubo. Agora, em parceria com o Grupo de Pesquisas de Materiais de Engenharia da Universidade Federal do Amazonas, o objetivo é reaproveitar 100% do fruto, e não apenas a polpa.

Com a produção de embalagens e caixas de madeira o produtor tem mais fonte de renda e faz bem ao meio ambiente. Olhando para frente, o objetivo é expandir a utilização desses produtos para setores da construção, por exemplo.

Sobre o trabalho da Bombons Finos da Amazônia

A empresa, localizada em Manaus/AM, já vem produzindo produtos sustentáveis ha 15 anos. Além da utilização do cupuaçu ela usa outros produtos para produção de embalagens como ouriço da castanha, fibras de buriti e tucumã e cipós, mas recentemente tem dado mais foco a reciclagem do cupuaçu.

E você, conhece algum tipo de reciclagem interessante de outros frutos? Deixe seu comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.