0
(0)

As trinta primeiras posições dos países mais sustentaveis do mundo são ocupadas majoritariamente por países europeus.O Brasil ocupa justamente a posição de número 30, atrás de alguns países como Colômbia, Malásia e Taiwan (apesar disso, o país é o primeiro dos BRIC e está à frente de desenvolvidos como Estados Unidos, Austrália e Canadá). Mas o nosso foco agora será na Europa. O que podemos aprender com eles? Como podemos imitá-los?

O fim da gasolina ?

Atualmente, Oslo (capital da Noruega) tem mais carros elétricos per capita do que qualquer outra cidade no mundo. São mais de 100 mil carros elétricos para uma população de 5,2 milhões de pessoas. Números mostram que os carros totalmente elétricos representaram 17,6% dos registros de veículos novos em janeiro do ano passado e os híbridos, 33,8%. Somando, mais da metade (51,4%) dos veículos novos vendidos no país são “limpos“.

Até o ano de 2019 a meta era tornar o transporte público gratuito, com veículos movidos a biogás e energia elétrica. Até 2025, pretende-se acabar com os carros novos movidos a gasolina e diesel!

A cidade das bikes, Compenhagen, Dinamarca

É a cidade do mundo com melhor infra estrutura para facilitar dos ciclistas. Incríveis 62% da população vai de bike para o trabalho ou local de estudo, contra 9% que se vão de carro. Nos últimos 10 anos, foram investidos mais de € 134 milhões em infraestrutura para os ciclistas, e hoje há cinco bicicletas para cada carro na cidade!

A Suíca é o país mais verde do mundo. A Suiça tem o melhor desempenho global em saúde humana em torno da qualidade da água e do ar. E desbanca o mundo inteiro pelos padrões com que utiliza seus recursos naturais, pela preservação da biodiversidade.

Desperdício 0%

Existe uma lei na França que não permite que os Supermercados desperdiçem comida, e que os obriga a doar estes alimentos para organizações dedicadas a alimentação animal e produção de adubo.

Educação sustentável

Você sabia que existem colégios veganos na Itália? O cardápio para as crianças é totalmente vegano (os alimentos também são orgânicos e adquiridos com produtores locais – para estimular a econômia) e além da alimentação, as crianças aprendem conceitos de sustentabilidade.

Além de ajudar o meio ambiente

Por meio da adoção de medidas sustentáveis, os países ganham benefícios, como aumento do número de turistas, recebimento de estudantes de outros países, patrocínio de projetos sustentáveis e esses países acabam influenciando e incentivando outros mais atrasados que almejam tornar-se mais sustentáveis.

Ainda em perigo

Apesar de muitas medidas sustentáveis adotadas pelo continente, a Europa não está totalmente segura. A onda de calor registrada nos últimos anos aponta que a Groelândia está em perigo, ou seja, há uma grande camada de gelo sendo derretida – boa parte desse calor vem do continente africano. “Apenas em julho, nós perdemos 160 bilhões de toneladas por causa do derretimento da superfície. Isso equivale a 64 milhões de piscinas olímpicas” – comenta a metereologista Clare Nullis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.