1
(1)

Curitiba é a cidade mais sustentável do Brasil e da America Latina! O projeto internacional Green City Index, elegeu a cidade com base em alguns requisitos como: emissões de CO2, qualidade de transporte, água, ar, gestão de resíduos, saneamento e construções verdes.

A cidade é repleta de projetos interessantes e inovadores que sucederam nos últimos anos:

Câmbio Verde

Neste projeto, o cidadão destina resíduos para reciclagem em troca de alimentos frescos ( a cada 4kg de lixo reciclado, ganha 1 kg de fruta ou verdura. E a cada 2 litros de óleo de cozinha reciclado, ganha 1kg de alimento). O serviço é disponível para quem recebe ate 3,5 salários mínimos. Em média, são 2,8 mil toneladas de lixo reciclados por ano e 5 mil pessoas atendidas por mês! A ação é realizada a cada 15 dias em alguns pontos da cidade, e a prefeitura dispõe de caminhões que levam os alimentos até os pontos de troca.

reciclagem tóxica

A cidade também oferece uma infra-estrutura especial para o descarte de lixo tóxico (pilhas, baterias, lâmpadas, remédios vencidos, etc.) Uma lâmpada fluorescente de 32 watts, por exemplo, pode contaminar 30 mil litros de água. Isso é preocupante pois 95% das lâmpadas produzidas no Brasil são descartadas de forma errada. Em Curitiba existe uma lei que exige que os comercializastes de lâmpadas, por exemplo, disponha de pontos de coleta para que o material seja enviado aos fabricantes, para estes darem a destinação correta.

BRT

Curitiba também é referência nacional quando o assunto é transporte. Foi a pioneira no país (desde 1970) a adotar os BRT’s (sistema de transporte coletivo que proporciona mobilidade urbana de forma rápida, segura e eficiente). Estima-se que esse serviço reduza 30% a frota de carros no trânsito. Sendo referência no assunto, a cidade influenciou outras capitais como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Políticas públicas como essas são significantes não pelo lucro que geram, e sim, os gastos que evitam.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.