4
(8)

Engana-se quem acha que nos brechós encontramos apenas roupas estragadas e mal higienizadas. Esse tipo de estabelecimento vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos, principalmente sobre a forma online (o que acaba com suas desculpas de não comprar devido a falta de estabelecimentos por perto). Afinal, é bom para o seu bolso, estilo e para o planeta. Entrar em um brechó para garimpar peças traz uma sensação de descobertas e surpresas! Uma vez que experimentou um brechó, não tem volta, vicia!

Economia de dinheiro

Você pode encontrar peças usadas por 1 ⁄ 4 do valor de uma peça nova e inclusive peças de luxo. Nada melhor do que encontrar uma peça maravilhosa por 60 reais! E que tal a sensação de comprar aquela saia por 20 reais? Além disso, é possível entregar suas roupas usadas e ganhar uma espécie de crédito para gastar dentro da loja. Outros lugares também te pagam em dinheiro pelas suas peças e você acaba fazendo uma graninha.

Vendendo suas roupas para um brechó você realiza uma “limpa” no seu guarda roupas, mantendo apenas aquilo que realmente usa e tornando sua vida mais minimalista.

Você ajuda o meio ambiente

A indústria da moda é uma das que têm mais impacto ambiental no mundo, perdendo apenas para a do petróleo.

Na produção de uma roupa nova são gastos milhares de litros de água e energia, sem levar em consideração a poluição que acontece dos solos e dos cursos d’água devido ao uso de agrotóxicos (o algodão é uma das lavouras que mais consomem pesticidas no mundo).

Uma roupa nova passa por diversos processos de fabricação que consomem recursos naturais, como lavagem, dimensionamento, branqueamento, enxágue, tingimento, impressão e finalização.

Outro problema relacionado ao meio ambiente é que muitas peças de roupa usadas vão parar em aterros sanitários.

Portanto, comprar uma roupa que já existe é muito mais sustentável pois ela já está pronta, afinal você está aumentando o ciclo de vida daquela peça e evitando comprar uma nova.

Você pode encontrar tudo que quiser

Os brechós possuem uma grande variedade de itens que você não encontra em lojas convencionais. Invente, reinvente-se e se permita experimentar cores, tecidos e estampas variadas. As oportunidades de looks maravilhosos são ilimitadas. Nos brechós você encontra peças fora das grandes tendências do mercado, o que te permite criar e inovar. Lá você também encontra roupas para todos os tamanhos e idades (existem inclusive brechós de plus size e de roupas infantis).

Você encontra coleções antigas

Sabe aquela peça que você viu na loja mas não comprou porque estava sem dinheiro ou não tinha o seu tamanho? E que um pouco depois o modelo foi descontinuado e substituído por uma coleção nova? Nos brechós isso não acontece! Neles você encontra peças de roupas de coleções antigas e inclusive de costureiras independentes.

Você apoia o comércio local

Comprando em brechós você financia pessoas da região, que se gastarem seu dinheiro na mesma localidade acabam impulsionando a economia. Ao comprar em lojas de grife estrangeiras você está beneficiando apenas os empresários internacionais.

Roupas de qualidade

Antigamente, quando não existia a fast fashion, as roupas eram feitas para durar muito mais. O que acontece atualmente é que a fast fashion demanda uma produção muito grande e imediata, e a consequência são roupas de pior qualidade. Por isso é possível encontrar em brechós, roupas de 10 a 15 anos atrás em perfeito estado, é notável a qualidade do tecido e do acabamento. Estas roupas mais antigas também fazem você ter um look único, sem outras pessoas usando a mesma peça em festas ou na rua. Nas lojas tradicionais existe um padrão de tendências que não há nos brechós.

O que também acontece é que muitas roupas são descartadas em perfeitas condições. Isso ocorre por vários motivos, seja porque não cabem mais no antigo dono, se cansou de usar ou mudou de estilo. Não importa qual o motivo, cerca de 90% das roupas descartadas estão em perfeitas condições.

Referências

modaforadacaixa.com/7-motivos-para-comprar-em-brechos/

ecycle.com.br/comprar-em-brecho/

purebreak.com.br/noticias/brecho-de-roupas-8-motivos-para-comprar/99642

marcelapaixao.com.br/2019/02/10-motivos-para-comprar-em-brechos.html

anamaria.uol.com.br/noticias/coluna-leka-oliveira/brecho-veja-3-motivos-para-comecar-a-fazer-suas-comprar-nele.phtml

dicasdamaia.com.br/2021/01/29/por-que-comprar-em-brechos-2/

blog.meninashoes.com.br/roupas-de-brecho/

estilistasbrasileiros.com.br/6-razoes-para-comprar-de-brechos/

medium.com/@trocaria/ano-novo-roupas-usadas-e-por-que-comprar-em-brechó-5f1bbb0a1939

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.