0
(0)

Em 2022 o Brasil produziu 80 milhões de toneladas de lixo, o equivalente a 1 kg diário por habitante. Para se ter uma noção do que representa 80 milhões de toneladas, isso equivale a 53 Maracanãs cheios!

O problema é que a maioria das pessoas não sabe para onde vai o lixo e os impactos ambientais associados.

Neste texto, você verá que  boa parte dos destinos são inadequados.

Os lixões são os destinos mais comuns do lixo urbano. Esses locais não possuem nenhum tipo de infraestrutura e tratamento aos resíduos. Dessa forma, quando o lixo é despejado nesses locais, acabam contaminando o solo, lençóis freáticos e o ar devido a geração de chorume (um líquido altamente poluente) e de gás metano (um gás com alto potencial de efeito estufa).

Para se ter uma ideia, os lixões no Brasil liberam a mesma quantidade de gases de efeito estufa emitidos em um ano por 3 milhões de carros movidos a gasolina.

Apesar de serem proibidos, existem cerca de 3 mil lixões em funcionamento no Brasil. Outro problema dos lixões é a saúde pública, pois muitos catadores trabalham nesses locais e acabam sendo contaminados.

Os aterros sanitários recebem menos lixo do que os lixões, porém possuem uma infraestrutura mais adequada, o que tornaria mais indicado o despejo de lixo nesses locais do que nos lixões, mas ainda assim não seria o melhor destino para os resíduos da população.

Nos aterros o chorume é drenado e tratado, diminuindo a poluição.

Os resíduos costumam ser cobertos com terra para evitar insetos e mau cheiro. Os aterros passam por inspeções e necessitam de licenças para funcionar. Porém, muitos deles são mal fiscalizados e acabam apresentando vazamento de chorume. Muitos aterros possuem limite de recebimento de resíduos baseado em estudos. Diversas cidades que carecem de aterros alegam a falta de recursos financeiros para este fim, e assim acabam optando por lixões.

Um dos destinos mais adequados para o seu lixo é a reciclagem.

Além de reduzirem o volume de lixo em aterros e lixões, a reciclagem evita a extração de matéria-prima virgem.

Apesar disso, no Brasil, em 2022 apenas 4% do lixo foi reciclado. Isso é preocupante tendo em vista que outros países de mesmo grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina e África do Sul, apresentaram a taxa de 16% de reciclagem. Alguns materiais que podem ser reciclados são: papel, plástico, metal e vidro. Para facilitar a reciclagem é preciso que seja adotada a coleta seletiva nas residências e empresas. Muitas cidades não possuem coleta seletiva, portanto vale a pena cobrar da sua prefeitura!

A compostagem é o destino mais adequado para o lixo orgânico, ou seja, basicamente restos de comida ou quaisquer outros produtos de origem biológica (animal ou vegetal).

Já foi dito que o brasileiro gera em média 1 kg de lixo por dia, mas você sabia que a maior parte desse percentual é de lixo orgânico?

A compostagem trata-se de uma técnica que transforma os resíduos orgânicos em adubo para as plantas. Na compostagem industrial, quem faz a degradação do lixo orgânico são as bactérias, e na compostagem caseira são as minhocas. Para adotar a compostagem você pode ter uma composteira doméstica ou contratar o serviço de empresas como a nossa, o Ciclo Orgânico (saiba mais ao final do texto).

A queima de lixo (ou incineração) é uma prática comum, cujo objetivo principal é diminuir o volume de lixo, porém é uma grande poluidora do ar.

Algumas consequências da incineração são a chuva ácida e doenças respiratórias. Teoricamente não era pra haver este tipo de poluição, porém, devido aos altos custos de implantação, operação e manutenção muitas usinas apresentam falhas e geram a poluição do ar. Alguns tipos de resíduos que são comumente incinerados são resíduos hospitalares e industriais. Dependendo do grau de sofisticação da usina incineradora ela pode produzir energia elétrica pela queima dos resíduos.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.