Truques para acalmar a mente

Se você tem uma rotina muito estressante ou a mente cheia de pensamentos confusos, aprender a relaxar é essencial. Além disso, uma mente relaxada influencia diretamente na qualidade de vida e em alguns campos da vida como o trabalho, por exemplo. Neste texto você descobrirá que descansar não é apenas parar e ficar sem fazer nada, mas sim se reenergizar em diversos aspectos da vida.

Durma bem

Não basta dormir 8 horas por noite, é necessário dormir com qualidade. Tenha em mente que você deve se preparar para dormir entre 30 minutos a uma hora antes de ir para a cama. Agora confira algumas dicas de como fazer isso.

Para dormir bem também é importante relaxar a mente e deixar os problemas do dia a dia de lado. Você pode fazer uma respiração relaxante, apostar numa decoração apropriada para o seu quarto ou então ouvir uma música relaxante (ou sons da natureza).

Quanto a respiração, aqui vai uma técnica: respire pelo nariz por 4 segundos, segure a respiração por 7 segundos e solte o ar pela boca durante 8 segundos.

Durma com roupas confortáveis, tome um banho quente antes de ir para cama ou então tome um chá. Se for jantar muito próximo a hora de dormir, que seja uma refeição leve.

Para deixar os problemas de lado aqui vai uma dica: antes de dormir, anote em uma folha de papel tudo que ocorreu durante o dia, o que deixou de ser feito e o que precisa ser feito no dia seguinte. Anotando você tira as preocupações da mente e transfere elas para o papel. Você também pode aproveitar e anotar pensamentos negativos, como forma de desabafo.

Invista em um bom colchão, afinal você passará um terço da sua vida deitado nele.

Acordar e ir para a cama às mesmas horas todos os dias pode ajudar o relógio biológico a manter um horário regular.

Você sabia que quando dormimos nosso corpo se restaura fisicamente e a mente consolida as ideias que foram assimiladas durante o dia?

Meditação

Um dos principais benefícios da meditação é a sensação de paz e alegria. Você irá se surpreender com os efeitos poderosos dessa prática!

Existem diversas técnicas de meditação. Você pode focar sua atenção nos seus sentidos ou então no seu mantra, que é uma “palavrinha mágica” que gera o mesmo efeito positivo de prestar atenção nos sentidos. A ideia da meditação é que quando você foca em algo, você não pensa em nada. E se fizer isso durante 20 minutos, significa que ficará 20 minutos sem pensar em nada. Além disso, estimular a consciência por si só também é muito prazeroso.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário um local calmo e agradável para meditar, Você pode fazer isso no ônibus ou no avião, por exemplo. O importante é estimular o seu foco e estar presente no momento. Comece com 5 minutos por dia e vá progredindo.

Mas como começar? Vamos a técnica mais simples: durante 10 minutos, foque sua atenção nos seus sentidos e no seu corpo, ou seja, foque nos seus pés, depois no abdome, depois na sua respiração, nos barulhos que você escuta, nos pulmões enchendo e esvaziando o ar. Só de fazer isso você já terá benefícios muito perceptíveis.

Fique off-line

Já percebeu que quando usamos muito o celular nossos pensamentos ficam confusos e temos dificuldade de concentrar? Separe um momento do seu dia para ficar ao ar livre, sem ficar olhando para alguma tela, seja ela do computador, celular ou televisão. Se você trabalha em frente ao computador, o horário ideal para ficar offline seria após o trabalho.

Deixar de lado as redes sociais é libertador! O ideal é não ter contato com esses dispositivos a partir de uma hora antes de se deitar.

Ao olhar para as telas, os seus olhos entendem a claridade como se ainda fosse dia, enviando uma mensagem ao cérebro, que impede a produção de melatonina (substância responsável pela chegada do sono).

Faça caminhadas

A caminhada é um dos exercícios mais simples que existem, você não precisa nem de roupas adequadas. Se você por algum motivo não quiser praticar uma atividade física mais intensa, como correr ou musculação, saiba que simples caminhadas diárias já causam efeitos positivos na sua saúde, como fortalecimento muscular e melhora no sistema cardiovascular. Também é possível ter melhora no sono, afastar depressões leves, gerar emagrecimento e melhorar o humor. Se possível, tente caminhar em áreas verdes como parques e jardins, pois assim o efeito da caminhada é potencializado.

Tente fazer caminhadas de aproximadamente 30 minutos.

Que tal caminhar com um amigo?

Yoga

Trata-se de uma técnica que contempla corpo e mente, como se fosse uma meditação em movimento. E não é só relaxamento que a Yoga trás. Outros benefícios são melhora do condicionamento físico, auxilia no controle da pressão arterial, consciência corporal, dentre outros.

Existem inclusive diversos tutoriais gratuitos na Internet, basta pesquisar no YouTube, por exemplo. Assim você não tem desculpas para começar!

Tenha um hobby

Ter um hobby é tão importante quanto dormir e se alimentar. Desde assistir aquela série que você quer terminar até tomar um sol na piscina, o importante é que você separe um tempo para pensar em você.

E não espere o final de semana para poder praticar atividades que gosta, se conseguir fazer algumas durante a semana isto é ótimo! Assim você não fica esperando ansiosamente o final de semana.

Agora vamos a algumas ideias. Dançar e cantar além de gerar relaxamento pode ser bem divertido. Cozinhar para amigos e familiares é recompensador. Um trabalho voluntário ajuda os outros e a si mesmo. Cuidar de uma horta além de ser terapêutico muda a sua relação com os alimentos. A pintura é uma ótima forma de relaxar e expressar o que sente. Pescar pode combater a ansiedade. Ler pode fazer você esquecer dos seus problemas.

Descobrir novos hobbies pode mudar sua vida.

Dê risadas com os amigos

Às vezes não é possível encontrar os amigos e familiares durante a semana, mas a solução pode ser ligar para eles para conversar sobre bobagens ou então trocar mensagens sobre assuntos engraçados no whatsapp.

Faça alongamentos

Relaxando o corpo você também acaba relaxando a mente. E você não precisa esperar até o final do dia para se alongar, você pode fazer isso durante pausas no trabalho ou então no horário de almoço. O alívio é imediato.

Alongue todo o corpo. É importante, por exemplo, alongar a panturrilha, braços, pescoço, mãos e pés.

Tome um chá

Algumas essências que ajudam no relaxamento são Camomila, Melissa, Tília, Passiflora Valeriana. Tome antes de dormir para induzir o relaxamento.

Introduza a arte na sua vida

Já pensou em aprender um instrumento musical? Ou começar a fazer pintura? Existem diversas formas de arte que trazem relaxamento para a mente. Você também pode desenhar, fotografar, maquiar, bordar, etc.

Massagem

Você não precisa pagar um massagista. Existem diversas técnicas de auto massagem. Massagear as mãos e os pés é muito fácil e trazem muito relaxamento.

Para massagear os pés, pise em uma bola de tênis e faça movimentos para frente e para trás. Assim você acaba relaxando o corpo todo.

Massageie a cabeça com movimentos circulares pela ponta dos dedos.

Para potencializar o efeito da auto massagem é indicado o uso de óleos essenciais na pele como de alfazema, eucalipto ou camomila.

Aromaterapia

Pingar duas gotinhas de óleo essencial de lavanda no punho e cheirar sempre que se sentir mais estressado também constitui uma ótima solução natural.

Contato com a natureza

Shinrin-yoku é o nome de uma prática japonesa inventada há décadas que consiste em estar em ambientes de floresta para assim relaxar, reduzir o estresse e melhorar a saúde física e mental. No Japão é inclusive uma política pública

Pode ser praticada em parques nacionais, florestas ou em áreas verdes próximas ou dentro das cidades. A única restrição é que você esteja em um lugar rodeado por verde.

Você pode caminhar sem pressa e sem rumo, sentar e observar. Sinta os aromas, as texturas das plantas, o barulho dos pássaros, tire o calçado e sinta o chão.

Existem centros especializados nessa prática. Eles oferecem rotas ou até mesmo o acompanhamento de um profissional, no caso um guia ou terapeuta, que auxilia a pessoa a aprender a contemplar o ambiente.

Muitos médicos ao redor do mundo já estão prescrevendo doses diárias de natureza ao invés de medicamentos.

Se não for possível sair ao ar livre em locais rodeados por natureza, você pode assistir a vídeos na Internet ou na televisão que mostrem paisagens e natureza. O relaxamento não é o mesmo da sensação real de contato com a natureza, mas assim você pode relaxar um pouquinho mesmo dentro de casa.

Escute música

A música pode trazer alterações físicas como redução no ritmo cardíaco e a taxa de respiração, produzindo efeitos semelhantes aos de uma sessão de meditação, aumentando a probabilidade de ter um sono de mais qualidade e descansado.

Existem diversas playlists no Youtube e Spotify com o intuito de gerar relaxamento.

Dê uma volta na rua com seu pet

Em primeiro lugar, já é muito relaxante ter um animal de estimação que você possa interagir diretamente com ele, como gatos e cães. No caso dos cães, você pode sair para uma caminhada no quarteirão e você terá prazer em dobro, tanto pela caminhada quanto pela companhia do seu cão.

Banho gelado

O banho gelado é um grande aliado para combater o estresse e a ansiedade, até mesmo depressão. Isso porque a água gelada ativa os receptores da pele, que enviam uma mensagem ao cérebro para diminuir o estresse e tranquilizar a mente. Criar o hábito de tomar banho frio depois de chegar do trabalho, por exemplo, é ótimo para fazer uma limpeza geral – tanto do corpo quanto da mente.

Esse talvez seja um dos hábitos mais difíceis de incorporar a sua rotina, mas se você é um guerreiro e tem muita força de vontade, vá adiante! A sensação após um banho frio é única.

Pequenas pausas

Seja no trabalho, na faculdade ou na escola a cada 2 ou 3 horas dê uma pausa para caminhar, se alongar e se distrair. Assim você acalma os pensamentos e deixa o cérebro descansar.

Leia um livro

Dependendo do tipo da leitura é possível obter relaxamento por meio da leitura. O ideal são temas leves, positivos e que estimulem sua imaginação. Deixe as leituras mais densas para outros momentos do seu dia.

Simplesmente descanse

Nada mais básico e eficiente do que deitar e não fazer nada. Faça isso depois do trabalho, e se possível, tente ficar no escuro. Assim você compensa as horas em frente ao computador do trabalho.

Utilize aplicativos

Existem diversos aplicativos voltados para técnicas como meditação, ioga, respiração, atividades físicas, entre outros.

Referências

sbie.com.br/blog/7-dicas-para-relaxar-mente-e-nao-sofrer-com-o-estresse/

collectania.com.br/como-relaxar-a-mente-para-dormir/

tuasaude.com/como-relaxar/

tuasaude.com/acalmar-a-mente/

stealthelook.com.br/7-rituais-para-descansar-a-mente-durante-o-dia/

pravaler.com.br/6-dicas-para-relaxar-depois-de-um-dia-de-trabalho/

ecycle.com.br/como-dormir-rapido/

uol.com.br/universa/album/2015/04/13/veja-11-sugestoes-de-hobbies-que-ajudam-a-combater-o-estresse.htm?mode=list&foto=12

eusemfronteiras.com.br/dez-dicas-de-hobbies-para-relaxar-e-se-autoconhecer/

Matheus Chiabi
Autor:
Matheus Chiabi
Sobre:
Matheus Chiabi, 28 anos, formado em publicidade. Gosta de escrever, fotografia, futebol e cerveja.
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