0
(0)

Mensagem do Lucas, fundador do Ciclo

2019 foi um ano intenso, mas também bastante gratificante! Completamos 4 anos de vida e nesse final de ano paramos para refletir e agradecer pela quantidade de sonhos realizados nesse curto espaço de tempo.

Muita coisa mudou com o nosso novo pátio de compostagem, principalmente na operação. Antes, a compostagem ficava próxima, agora à 45 km de distância, lá podemos compostar um volume muito maior, porém enfrentamos desafios de trânsito e restrições de horário em que nosso caminhão pode circular.

No lugar da pá e da enxada, agora temos um caminhão e uma carregadeira. E apesar de termos ganhado escala, agora temos também preocupações com a segurança e a manutenção das máquinas, dos equipamentos e do sítio.

Mesmo assim, o movimento dos baldinhos continuou crescendo, pedalamos como nunca e ultrapassamos a marca de 1.000 toneladas compostadas desde o início do projeto.

Por isso, muito obrigado a todos que fecham o ciclo e nos apoiam todos os dias! Só temos o que agradecer e reafirmar nosso compromisso em 2020 por uma comunidade que fecha o ciclo!

Nossa Missão

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% do que descartamos diariamente, e quando destinados para aterros e lixões emitem gases de efeito estufa, contaminando o  solo e os rios.

O que não faz nenhum sentido, já que através da compostagem, em alguns meses pode virar o melhor adubo que existe, gerando ainda mais alimentos saudáveis. Fazendo com o que vem da terra, retorne pra ela em forma de um composto orgânico que só traz benefícios para o meio ambiente.

Foi com a intenção de promover a compostagem e levá-la para o maior número de pessoas possíveis, que surgiu em 2015 o Ciclo Orgânico. Oferecemos uma solução fácil, prática e local para que qualquer pessoa mude o destino do seu lixo.

Para nós do Ciclo, cada baldinho, cada resíduo por menor que seja, importa muito! E quanto mais pessoas fechando o Ciclo melhor!

Coleta

Em 2019 nossa equipe realizou mais de 49 mil coletas e somados, nossos ciclistas pedalaram por mais de 44 mil quilômetros! Essa distância é equivalente a mais do que uma volta inteira no planeta!

Uma média de 4,8 mil quilômetros por ciclista.

E isso tudo com um triciclo carregando até 200 quilos de resíduos orgânicos.

E somente pelo uso das bicicletas, deixamos de emitir mais de 134 toneladas de CO2 equivalente, neste mesmo período.

Compostagem

Em 2019 nossa equipe realizou mais de 49 mil coletas e somados, nossos ciclistas pedalaram por mais de 44 mil quilômetros! Essa distância é equivalente a mais do que uma volta inteira no planeta!

Uma média de 4,8 mil quilômetros por ciclista.

E isso tudo com um triciclo carregando até 200 quilos de resíduos orgânicos.

E somente pelo uso das bicicletas, deixamos de emitir mais de 134 toneladas de CO2 equivalente, neste mesmo período.

Nossa comunidade

Neste ano, o Ciclo Orgânico conseguiu expandir ainda mais a sua abrangência no Rio de Janeiro, abrindo a possibilidade de coleta em novos bairros como: Maracanã, Tijuca, Vila Isabel e Andaraí.

Além disso, nosso movimento continuou crescendo e hoje já atendemos mais de 1.500 residências, no Rio de Janeiro.

Veja a seguir o que alguns de nossos clientes têm a dizer sobre o Ciclo Orgânico:

“Vocês recolhem o baldinho na data estipulada, os meninos são sempre simpáticos e mesmo quando existe algum imprevisto, vocês buscam outro dia sem problema!” – Mariana

“O serviço prestado é excelente, nenhuma reclamação. Um dia ainda pretendo ter a minha composteira em casa, mas com o tempo corrido e tudo mais é bom contar com o serviço de coleta e saber que o meu lixo terá uma destinação ecológica. Muito obrigada por prestar esse serviço!” – Renata

“Todas as dúvidas e solicitações que enviei foram respondidas rapidamente. Todos os rapazes que buscam o baldinho são educados e simpáticos. ” – Marcela

“A comunicação da equipe é excelente e o trabalho muito eficiente. ” – Mariana

“Pontualidade, educação, informação! Estou muito contente por poder transformar meu lixo orgânico em composto.” – Maria Cristina

“O serviço é simples, eficiente, prático e me traz muita satisfação em estar contribuindo para o meio ambiente.” – Daniela

“O ciclo organico me ajudou muito. É mto importante poder ter uma forma acessível de gerar menos impacto ambiental, ter mais consciência em relação ao que consumo e mais responsabilidade quanto ao lixo que eu gero. O atendimento de vocês é excelente também!” – Rebecca

“Vocês são sempre bastante solicitos em tirar duvidas e reagendar os atendimentos quando necessário.” – Ana Luiza

“Acho que vocês fazem bem a proposta de vocês. Eu me sinto fechando o ciclo e como as coisas correm bem, me sinto estimulada para prosseguir com a separação aqui em casa.” – Simone

Expanção da Área de Atendimento

Em 2020, pretendemos expandir nossa área de atendimento para mais regiões da Barra, mais alguns bairros na zona norte e quem sabe até em Niterói.

Além disso, pretendemos também aumentar a quantidade de vezes que passamos em cada bairro para oferecer mais flexibilidade de dias e horários em nossas coletas.

Melhorias em nosso pátio de compostagem

Em 2020, pretendemos expandir ainda mais a quantidade de resíduo que nosso pátio pode receber, aumentar a capacidade de carga de nossa Pá Carregadeira, melhorar nosso processo de peneirar e ensacar os adubos.

E também melhorar uma boa parte da infra-estrutura do local, com melhores instalações para o nosso caseiro, mais segurança, internet para melhorar a comunicação e também uma cobertura em nosso pátio para melhorarmos as condições de compostagem em dias de sol ou chuvas fortes.

Ainda mais impacto positivo

Com a expansão do pátio de compostagem, poderemos aumentar ainda mais o impacto positivo gerado no meio ambiente! Somente neste ano, evitamos que 150 caminhões de resíduos deixassem de ir para o aterro, através das coletas realizadas e com a  prática da compostagem. Imagine no próximo ano aumentar o impacto para mais de 250 caminhões a menos nos lixões e transformando este material maravilhoso em um super adubo orgânico?! Incrível, não é mesmo? 🙂

Além do mais, poderemos gerar mais oportunidades de empregos e renda em nossa cidade, além de aumentar a área de coleta.

Sonhamos em atender todo o nosso estado, e não somente alguns bairros. Mas como é um passo de cada vez, aos poucos, chegaremos lá!

Sabemos que ainda temos um longo caminho!

Este ano de 2019 foi incrível para o Ciclo Orgânico em muitos sentidos, contudo, sabemos que esse é só o começo de nossa trajetória. Apenas mais um passo em rumo a uma cidade com menos lixo com menos lixo e onde o mesmo não seja visto como uma coisa ruim, mas sim como fonte de vida!

No entanto, nem tudo de 2019 saiu 100% como esperávamos. Nós temos plena ciência de algumas falhas operacionais que tivemos e também de pontos em que podemos melhorar no nosso serviço. Mas pode ter certeza que faremos de tudo para sanar cada um desses pontos.

Em 2020, teremos muitos novos desafios e trabalharemos incansavelmente para melhorar em todos os sentidos.

Esse é só o começo da história do Ciclo Orgânico e esperamos poder continuar compartilhando-a com todos vocês por muito tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.