5
(7)

MENSAGEM DO LUCAS, FUNDADOR DO CICLO

Finalmente 2021 chegou ao fim…

Mais um ciclo se encerra e outro se inicia. 2021 foi um Ciclo bastante intenso! Cheio de desafios, aprendizados e muito crescimento para nós e para o movimento da compostagem.

Ao longo do ano, o número de famílias que fecham o ciclo conosco dobrou! Assim como o volume de resíduos coletados, ciclistas trabalhando nas coletas

Além disso, tivemos que conviver com a Pandemia do COVID-19 por mais um ano, por isso, à todos que perderam um parente, amigo, ou conhecido para esta doença, desejamos nossos sentimentos. Essas vidas jamais poderão ser recuperadas, mas esperamos que a dor da perda seja confortada da melhor maneira possível.

E como se não bastasse, junto da maior pandemia em quase um século, veio também uma severa crise financeira que afetou praticamente todos os brasileiros. Muitos perderam seus empregos ou viram sua renda sendo reduzida drasticamente de uma hora para outra. Várias empresas fecharam e outras tantas tiveram que se endividar para conseguir sobreviver neste período. Aos que passaram por isso, gostaríamos de oferecer nossas vibrações positivas e nosso desejo para que as coisas voltem a se normalizar o quanto antes e que a travessia desta etapa seja a mais breve possível.

E se não fosse pelo apoio que recebemos dos nossos clientes nada do que fazemos seria possível!! 

E agora que 2021 finalmente acabou, desejamos que 2022 venha e nos permita voltar ao “normal”. E que nesse meio tempo, possamos cada vez mais nos preocupar com o nosso planeta e lutar por uma comunidade sem lixo.

Lucas Chiabi, Fundador do Ciclo Orgânico

NOSSA MISSÃO

Os resíduos orgânicos representam mais de 50% do que descartamos diariamente, e quando destinados para aterros e lixões emitem gases de efeito estufa, contaminando o  solo e os rios.

O que não faz nenhum sentido, já que através da compostagem, em alguns meses pode virar o melhor adubo que existe, gerando ainda mais alimentos saudáveis. Fazendo com o que vem da terra, retorne pra ela em forma de um composto orgânico que só traz benefícios para o meio ambiente.

Foi com a intenção de promover a compostagem e levá-la para o maior número de pessoas possíveis, que surgiu em 2015 o Ciclo Orgânico. Oferecemos uma solução fácil, prática e local para que qualquer pessoa mude o destino do seu lixo.

Para nós do Ciclo, cada baldinho, cada resíduo por menor que seja, importa muito! E quanto mais pessoas fechando o Ciclo melhor!

COLETA

Em 2021 nossa equipe realizou mais de 54 mil coletas e somados, nossos ciclistas pedalaram por mais de 65 mil quilômetros! Essa distância é equivalente a mais do que uma volta e meia no planeta!

E isso tudo com um triciclo carregando até 200 quilos de resíduos orgânicos.

E somente pelo uso das bicicletas, deixamos de emitir mais de 174 toneladas de CO2 equivalente, neste mesmo período.

COMPOSTAGEM

Em 2021, nós compostamos cerca de 841 toneladas de resíduos orgânicos de nossos clientes. 

Além disso, também coletamos mais de 505 toneladas de vegetação e serragem que foram utilizados no processo de compostagem.

Isso significa que deixamos de mandar mais de 269 caminhões de lixo para os aterros sanitários. Com isso, evitamos a emissão de mais de 647 toneladas de gases causadores do efeito estufa que são gerados na decomposição dos resíduos orgânicos em aterros.

No lugar disso, produzimos mais de 504 toneladas de composto orgânico de alta qualidade.

NOSSA COMUNIDADE

Neste ano, o Ciclo Orgânico conseguiu expandir ainda mais a sua abrangência no Rio de Janeiro, abrindo a possibilidade de coleta em novos bairros como: São Conrado, Joá, Itanhangá e Jacarepaguá.

Além disso, nosso movimento continuou crescendo e hoje já atendemos mais de 3.700 residências, no Rio de Janeiro.

VEJA A SEGUIR O QUE ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES TÊM A DIZER SOBRE O CICLO ORGÂNICO:

“O serviço vem sendo prestado conforme o prometido. Além disso, recebo suporte eficiente para eventuais dúvidas e sinto-me parte ativa no processo de cuidar do lixo e do planeta.” – Renata Afonso.

“O serviço é bem prestado, bom atendimento, boa comunicação, newsletter, a forma de recebimento do boleto, email e whatsapp, possibilidade de dirimir dúvidas por vários canais…” – Cristiane Hotzendorf.

“Nota 10 pelo bom atendimento prestado pela empresa. E saber que estamos fazendo a nossa parte para um mundo melhor.” – Gisele Ruppert Salles.

“Nota 10! Os motivos da nota são o lindo trabalho de cuidado com o meio ambiente que vocês tem e o estímulo à que outros se engajem nesse trabalho.” – Edna Guedes

“Estou muito satisfeita!! Transformando meu lixo e contribuindo com a natureza!” – Maíra Rangel.

“A iniciativa de reciclagem é muito importante para o nosso planeta. A oferta da reciclagem de alimentos para adubo é a primeira que faço e espero que outros tipos de reciclagem também sejam iniciadas.” – Jurema Tavares.

NOSSA EQUIPE VAI CRESCER

Em 2022, nós iremos nos mudar para um local bem maior e com isso, nossa equipe administrativa vai aumentar, para podermos lhe atender melhor. 

Nossos planos incluem contratar mais pessoas para o nosso atendimento, melhorar nossa equipe de criação de conteúdo, aumentar a nossa equipe comercial e também expandir nossa equipe operacional, para melhorarmos processos e termos maior flexibilidade de dias e horários de coletas, além de poder se antecipar à eventuais imprevistos.

Mais flexibilidade para a coleta

Em 2022, pretendemos aumentar a quantidade de vezes que passamos em cada bairro para oferecer mais flexibilidade de dias e horários em nossas coletas.

Além disso, iremos aumentar e melhorar os nossos pontos de entrega para que essa opção seja viável para mais pessoas. 

AINDA MAIS IMPACTO POSITIVO!

Em 2022, esperamos conseguir ampliar ainda mais o nosso impacto positivo podendo atender mais famílias e em mais regiões.

Nosso objetivo é conseguir dobrar o impacto do Ciclo Orgânico ao longo de 2022.

Para isso, contamos com vocês! 

Se você ainda não faz compostagem conosco, não adie mais esse hábito sustentável. Venha fechar o Ciclo conosco!

E se você já é cliente, compartilhe a ideia com seus amigos e familiares.

Nunca foi tão fácil reduzir a quantidade de lixo que você produz!

SABEMOS QUE AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO!

2021 foi um ano cheio de desafios para todos nós em muitos sentidos e com a ajuda de nossos clientes conseguimos superar. E chegamos ao final desse ano mais forte do que iniciamos.

Contudo, sabemos que esse é só o começo de nossa trajetória. Apenas mais um passo em rumo a uma cidade com menos lixo e onde o mesmo não seja visto como algo ruim, mas sim como fonte de vida!

No entanto, nem tudo de 2021 saiu 100% como esperávamos. Nós temos plena ciência de algumas falhas operacionais que tivemos e também de pontos em que podemos melhorar no nosso serviço. Mas pode ter certeza que faremos de tudo para sanar cada um desses pontos.

Em 2022, teremos muitos novos desafios e trabalharemos incansavelmente para melhorar em todos os sentidos. 

Esse é só o começo da história do Ciclo Orgânico e esperamos poder continuar compartilhando-a com todos vocês por muito tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.