A gordura trans é utilizada para prolongar o prazo de validade e conferir textura e sabor aos alimentos.
Ou seja, um produto com gordura trans pode ficar mais tempo na prateleira do supermercado, além do fato de ser barata de fabricar.
É encontrada principalmente em alimentos industrializados como sorvetes, biscoitos, pizzas, margarinas, massas instantâneas, etc.
Também é preciso ficar atento ao óleo de cozinha, manteiga e azeite, pois quando aquecidos podem virar gordura trans. Todo alimento frito também possui a substância.
O ponto negativo é que ela faz muito mal à saúde, podendo desencadear diabetes, colesterol alto, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer.
Outras consequências são o entupimento de veias e a obesidade (devido ao alto teor calórico). Ou seja, na verdade não há nenhum benefício para a saúde e não é essencial para o organismo. Nosso corpo não foi desenvolvido para ingerir gordura trans, e assim apresenta dificuldade em eliminá-la.
Vale lembrar que consumir esses alimentos uma vez ou outra não é tão perigoso, o pior é quando isso se torna um hábito.
Para saber se um alimento possui muita gordura trans, basta conferir o rótulo. O ideal é que o alimento não tenha mais do que 0,2 g de gordura trans.
Fique atento a outros nomes semelhantes como gordura hidrogenada, gordura vegetal hidrogenada e gordura interesterificada.
Muitas embalagens de alimentos industrializados anunciam “zero gordura trans”, mas isso não significa que o alimento é saudável, pois indica apenas um aspecto nutricional, portanto fique atento a esse tipo de propaganda também.
O ideal é substituir os alimentos industrializados pelos naturais ou caseiros. Por exemplo, ao invés de comprar pães e bolos, você pode fazê-los em casa usando farinha integral e açúcar mascavo. Procure na internet sobre receitas para fazer em casa para substituir os industrializados.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!