0
(0)

A cultura do consumo refere-se a um conjunto de valores e comportamentos que estimulam a aquisição de bens. Nessa cultura, as compras são voltadas não apenas para satisfazer necessidades básicas da vida, mas também são vistas como forma de status social e de alcançar a felicidade.

As compras por impulso são um dos pilares desta cultura. Elas acontecem sem planejamento prévio e sem uma necessidade real. As compras por impulso costumam vir seguidas por arrependimento e endividamento financeiro.

Publicidade e Marketing

As campanhas publicitárias muitas vezes retratam um estilo de vida que sugere que a posse de produtos específicos é essencial para a felicidade e aceitação social. Essas mensagens podem ser altamente persuasivas e levar as pessoas a realizar compras impulsivas para se encaixar nesses padrões culturais.

As redes sociais também possuem impacto significativo nas compras por impulso. As pessoas frequentemente compartilham suas aquisições e estilo de vida online, criando um ambiente de comparação. Muitas pessoas compram para se compararem com os outros.

Consequências das Compras por Impulso

Uma das principais consequências é o endividamento. Isso acontece ainda mais quando a pessoa compra fazendo o uso de crédito. O problema fica maior quando a pessoa fica sem dinheiro para as necessidades básicas.

O meio ambiente também sofre com as compras por impulso. Muitos dos itens comprados acabam não sendo usados frequentemente, o que significa que recursos foram desperdiçados.

Conscientização e Educação

A conscientização permite que as pessoas compreendam as causas das compras por impulso. Os motivos podem ser desde gatilhos como o estresse ou tédio, até influências externas, como a publicidade.
Além das causas, a conscientização envolve as consequências, como dívidas.

A conscientização permite que as pessoas tenham uma postura crítica em relação às mensagens publicitárias e assim filtrar as mensagens que recebem.

A educação sobre compras responsáveis também pode desenvolver o senso ambiental. Assim as pessoas podem optar por marcas sustentáveis ao fazer compras.

É importante que as pessoas aprendam sobre gestão financeira. Assim os consumidores estabelecem metas financeiras e criam orçamentos para limitar as compras por impulso.

Mudanças Culturais Necessárias

A sociedade deve priorizar a qualidade sobre a quantidade. Deve priorizar a utilidade dos produtos ao invés de adquirir itens sem reflexão.

A cultura deve abraçar valores de sustentabilidade, reconhecendo os impactos ambientais e sociais das escolhas de consumo.

Isso envolve valorizar produtos e práticas que respeitem o planeta e as futuras gerações.

É importante que as pessoas expressem suas personalidades de outras formas que não sejam por meio do consumo. Isso pode ser feito por meio da arte, música, esportes e outras atividades.

Alternativas Sustentáveis

A economia compartilhada, na qual as pessoas compartilham carros, bens, roupas e ferramentas deve ser estimulada. Existem diversas plataformas online de compartilhamento como carros e aluguel de roupas.

As pessoas devem ser incentivadas a se questionarem antes de fazer uma compra. Isso pode ser feito por meio de perguntas simples como “Eu preciso mesmo disso?”, “Quais são os impactos ambientais destes produtos?”.

A cultura do upcycling deve ser estimulada. O conceito refere-se ao ato de reaproveitar produtos antigos sem utilidade em novos produtos com novas utilidades.

As pessoas podem optar por produtos feitos de materiais sustentáveis como roupas de algodão orgânico ou produtos reciclados.

Compras em brechós ou lojas de segunda mão é importante para prolongar a vida útil dos produtos e evitar a extração de recursos para a produção de novos.

As pessoas que compram por impulso devem aprender os conceitos do minimalismo, pois é justamente o contrário da cultura do consumismo.

Autoconhecimento e Controle

O autoconhecimento é o primeiro passo para evitar compras por impulso. É importante saber o que motiva o indivíduo a comprar, geralmente é devido a aliviar o estresse e lidar com emoções negativas.

Definir metas financeiras claras e criar um orçamento pode ajudar a manter o controle das compras.

Algumas dicas práticas são esperar 30 dias para fazer uma compra para ver se o desejo persiste ou então ir às ruas com uma lista de compras bem definida.

Substitua o impulso de comprar por novos hobbies ou atividades. Encontrar alternativas saudáveis para o ato de comprar, como praticar esportes, aprender algo novo ou se envolver em atividades sociais, pode ser uma maneira eficaz de canalizar a energia e o desejo.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.