O brainstorming consiste em uma técnica para gerar soluções para problemas e ideias inovadoras, sendo geralmente praticada nas empresas. É mais comum ainda entre profissionais que dependem da criatividade, como publicitários, por exemplo. A ideia é basicamente fazer as pessoas pensarem livremente, sem regras.
Geralmente é praticado em grupo, mas também pode ser feito individualmente para projetos pessoais.
Em primeiro lugar, é importante que o brainstorming tenha um objetivo. Foque em um único problema por vez, ou seja, não tente resolver todos os problemas da empresa em apenas uma sessão de brainstorming.
Quantidade é mais do que qualidade. Os participantes devem se preocupar em gerar o maior número de ideias possíveis, sem se prender muito no fato de serem muito boas ou não.
Uma ideia aparentemente ruim, pode ser desenvolvida e se transformar em uma ideia boa. O conceito por trás disso é o de que para chegar a uma ideia de sucesso é preciso ter muitas ideias.
As ideias não devem ser julgadas como boas ou ruins. Isso pode amedrontar os participantes de exporem suas ideias.
Às vezes o participante pode ter uma ideia fora do comum, e se achar que vai ser julgado pode se sentir inibido a compartilhar a ideia. Para evitar esse problema, algumas sessões de brainstorming podem funcionar de forma anônima, ou seja, as pessoas expõem suas ideias sem se identificarem.
Comece pelas ideias ruins. Nos 10 primeiros minutos estimule aos participantes exporem ideias ruins, assim é possível dar algumas risadas e criar um ambiente mais propício. Depois disso, volte a pensar nas ideias boas.
Tenha uma equipe diversificada. Pessoas de diferentes gêneros, idades e cargos na empresa podem fornecer ideias diferentes.
Se as pessoas têm o mesmo perfil, as ideias elaboradas podem ser muito semelhantes.
Registre as ideias. Mesmo as ideias mais absurdas, é interessante anotar todas elas. Assim fica mais fácil avaliar a qualidade das ideias e fazer uma espécie de peneira, selecionando as melhores.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!