Tornar-se uma pessoa otimista tem diversos benefícios. Você passa a ser mais confiante para tomar decisões na vida, sua saúde melhora, você vive mais ( isto é comprovado por estudos!), você se estressa menos, e o seu sono melhora.
Pratique a gratidão.
Que tal escrever num papel coisas pelas quais você é grato? Podem ser coisas pequenas como uma boa refeição ou ver o sorriso do seu filho.
Tente escrever ou falar em voz alta todos os dias alguns fatos. Muitas conquistas acabam sendo esquecidas, por isso é sempre importante estar se lembrando delas.
Seja realista. Tenha em mente que haverá dias difíceis pelo futuro, isso é inevitável. Não adianta pensar que para ser otimista você tem que acreditar que todos os dias serão uma maravilha. Mesmo sendo otimista, você também possui defeitos, e isso é normal no ser humano. Ou seja, não dá pra ser feliz sempre.
Use a visualização. Ao imaginar você alcançando os seus objetivos fica mais fácil planejar o seu caminho. Imagine como será sua vida daqui há 10 anos. Quais são seus sonhos? Assim você ganha motivação e otimismo. Também estabeleça metas para o futuro.
Tenha influências de vida. Aproxime-se de outras pessoas que são otimistas e observe o seu comportamento.
Busque se espelhar em uma pessoa que você admira, pode ser um familiar, um colega ou uma celebridade.
Quais são as características dessa pessoa que você admira e que poderia incorporar na sua personalidade também? Como essa pessoa reagiria diante de uma situação se estivesse no seu lugar? Além das conquistas dessa pessoa, o que ela aspira?
Pensamos que as coisas que acontecem são boas ou ruins, quando na verdade é a nossa interpretação dos acontecimentos que determinam se a situação é boa ou ruim. Quando você considerar que um evento foi ruim, busque ver o lado positivo e o que você pode aprender com aquilo. Geralmente os eventos negativos nos tornam mais resilientes.
Não é porque algo ruim aconteceu uma vez, que acontecerá novamente. Essa forma de pensar é muito comum entre os pessimistas.
Tente ver os eventos de forma isolada.
Concentre-se nas soluções. Quando um desafio surgir, foque nas soluções e não em achar um culpado, por exemplo.
Tenha hábitos saudáveis, pois podem influenciar no seu bem-estar e consequentemente no seu otimismo. Durma bem, se alimente adequadamente e pratique exercícios físicos.
Celebre as pequenas conquistas. Algumas metas pessoais podem ser grandes demais e pode ser complicado realizá-las do dia para a noite. Porém, é necessário perceber que a cada dia fazemos pequenos avanços. Isso pode trazer motivação e otimismo. Por exemplo, se o seu objetivo for correr uma maratona e numa semana você consiga correr 1km a mais, celebre essa conquista!
Crie metas diárias. Já pensou em estipular metas para o seu dia? Você precisa ser específico e a meta tem que ser alcançável.
Pratique o sorriso. Sorrir pode ter consequências positivas no humor e no otimismo.
Cuidado com o que você acredita. Muitas crenças são limitantes e nos tornam mais pessimistas. Como por exemplo: “Não sou capaz.”, “Isso é muito difícil para mim”. Uma vez identificada, você tem que trabalhar para mudar esses pensamentos. Mas não adianta apenas pensar o contrário, você tem que acreditar de verdade naquilo que está pensando. Por exemplo, se você pensa que não é capaz de algo, tente se lembrar dos desafios que você venceu e quais habilidades você usou.
O otimismo não é ignorar o lado negativo das coisas e focar apenas no positivo. É preciso ser realista e ter em mente que as dificuldades sempre virão. É preciso ter consciência dos problemas e saber lidar com as dificuldades. Trata-se de escolher o caminho certo para enfrentar os problemas.
Também é importante saber o que está ao seu alcance e o que está fora de controle.
Viva o presente. Este é um dos segredos das pessoas otimistas. Existe um ditado que diz: “Existem dois dias no ano que você não pode fazer nada. O ontem e o amanhã”. Isso não significa que você não pode ter sonhos nem compreender os fatos passados. Mantenha os pés no presente e olhe para o horizonte.
Questione os seus pensamentos. Tendemos a achar que nossos pensamentos negativos são reais, quando na verdade não são.
Evite os noticiários. São tantas notícias ruins que podem estragar o seu dia.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!