5
(1)

A técnica de irrigação por gotejamento é muito comum em países com escassez de água, pois possibilita uma enorme economia deste recurso ( e energia também!) com uma grande produtividade. Para  pequeno ou grande agricultor, esta técnica é indicada e funciona para vários tipos de cultura.

Como funciona?

A técnica consiste na aplicação de água, por meio de gotas, bem na raíz do vegetal (quando aplicada sobre as folhas pode causar fungos). A água pode ser adicionada por tubos por cima da terra ou então por tubulações enterradas – neste modelo deve-se  atentar para  a quantidade de água que esta  sendo usada, para evitar a perda do controle da sua vazão. Por outro lado ele diminui os riscos de danos mecânicos a tubulação e causados por pragas.

Irrigação por gotejamento subterrânea

Nos dois modelos, a emissão de água é feita em alta frequência e baixa pressão. Além de economizar recursos, ha um aumento significativo na produtividade do agricultor pois a irrigação é feita com precisão, isto é, apenas no local necessário. Por outro lado, um dos pontos fracos do sistema de gotejamento é o alto custo de implementação…

Por que as plantas adoram?

Por meio do gotejamento, é possível fornecer a planta água e nutrientes em dosagens ideais e balanceadas, ou seja, nem quantidades escassas nem em excessivas. Isso é controlado pela distância entre um furo e outro no cano, quanto menor, mais intensiva é a irrigação. O benefício não é apenas a quantidade de água usada, mas também a frequência. Assim, assegura-se um melhor desenvolvimento do vegetal.

Economia de energia e água: diferente das formas de irritamento tradicionais, a técnica do gotejamento não usa pressão, e logo, utiliza menos energia. Sobre a economia de água, além do fato da irrigação ser em gotas, o modelo também assegura que não aconteça evaporação, escoamento e desperdício.

Origem

A iririgação por gotejamento foi inventada em Israel há 50 anos, país com chuvas escassas e 50% do território desertificado. Além disso é referência em dessalinização, tratamento de esgoto e reutilização de água, no caso, 91% do esgoto é tratado e 75% destinado a agricultura.

Outros benefícios do gotejamento

Reduz proliferação de ervas daninhas que se beneficiam da aspersão de água; evita formação de lama; permite o cultivo em áreas rochosas e em declives acentuados; pode ser instalado em diversas culturas; alem de não provocar a erosão do solo, etc.

Por que o mundo precisa do gotejamento?

Estima-se que a população global em 2050 seja de 10 bilhões de pessoas e que haja 20% menos terras cultiváveis. Além disso, a cada ano que passa observa-se que a agua tem ficado mais escassa… A utilização da água de forma adequada pode inclusive evitar conflitos entre países.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.