Deliciosa, saudável e com poucas calorias, a alface é um alimento que se quer sempre fresco, por isso, é o legume ideal para ter numa horta – à mão de semear e de saborear, aprenda a plantar e a cultivar alface no seu próprio jardim.
O semeio da alface deve ser feito em temperaturas amenas, para não correr o risco das sementes entrarem em dormência.
Como as sementes de alface são fotoblásticas positivas, ou seja, precisam de iluminação para germinar, não se deve afundar muito as sementes na terra.
A hortaliça gosta de solo com boa capacidade de drenagem, rico em matéria orgânica e de boa fertilidade e de baixa acidez.
Como precisa de um local de boa luminosidade escolha planta-la em um local onde possa receber luz solar direta e sombra durantes as horas mais quentes do dia.
A alface deve ser irrigada com frequência para manter o solo úmido, mas sem que o solo permaneça encharcado.
A alface pode ser cultivada em vasos e jardineiras. Também é uma das hortaliças mais cultivadas em sistemas hidropônicos.
A colheita pode ser feita entre 55 e 130 dias depois da semeadura. A planta normalmente pode rebrotar após o corte da cabeça da alface, podendo proporcionar assim uma nova colheita de cabeças menores após algumas semanas. Para isso, corte a planta cerca de 2,5 cm acima do solo, permitindo que fique um pequeno pedaço do caule, onde surgirão os novos brotos.
A alface, essa folhinha verde e fininha é ótima para o metabolismo. Contem ferro utilizado para formação de glóbulos vermelhos, potássio que ajuda no controle da frequência cardíaca e a pressão sanguínea, magnésio que é utilizado pelo organismo para o trabalho das enzimas antioxidantes, cobre que é indispensável para a produção de células vermelhas do sangue e minerais que são essenciais para este processo.
Além de todos os minerais citados, a alface contem fitonutrientes, defensores naturais das células do corpo e que combate também o envelhecimento precoce. Apesar de tudo isso o grande destaque da alface é a vitamina K que tem o poder de incrementar a massa óssea, ajudando a prevenir a ocorrência de osteoporose.
Ainda um fato pouco divulgado da alface é que ela possui folatos e vitamina C, que juntos auxilia a síntese do DNA.
Gostou? Então deixe o seu comentário aqui em baixo pra gente. #FecheOCiclo
divulgue mais suas receita e dê um UP! nas suas divulgação e captação de clientes com um link de Whatsapp!!
https://whats.link