5
(1)

As plantas suculentas são muito famosas pela sua capacidade de armazenar água nas raízes, folhas e caules. Esta característica permite que elas sobrevivam em climas secos ou então em casas onde as pessoas não querem ter o trabalho de regar todos os dias.

Além disso, pelo fato de serem belas e exuberantes, são uma ótima opção para interiores e apartamentos pequenos.

Escolhendo o ambiente adequado

As suculentas adoram luz solar direta e requerem pelo menos 6 horas de luz solar por dia. Você também pode fazer o uso das luzes artificiais.

Se suas suculentas estiverem em vasos, gire-os periodicamente para garantir que todas as partes da planta recebam luz solar igualmente e cresçam de forma saudável.

As suculentas preferem climas quentes e secos, mas podem se adaptar a diferentes condições climáticas.

Algumas suculentas podem crescer mais do que outras, portanto fique atento ao tamanho do vaso, pois este deve comportar a planta quando atingir o seu crescimento máximo.

Sobre as regas

As suculentas gostam de solo levemente seco. O ideal é regar uma vez a cada 1 ou 2 semanas. Isso pode variar de espécie para espécie.

É melhor regar as suculentas pela manhã, para que elas tenham tempo suficiente para secar durante o dia. Isso ajuda a evitar que a umidade se acumule durante a noite, o que pode ser prejudicial às plantas.

Aprenda a observar suas suculentas e prestar atenção aos sinais de que precisam de água. Algumas suculentas têm folhas que começam a enrugar quando estão com sede.

Solo e drenagem

Suculentas não se dão bem em solos pesados ou com alto teor de argila, pois isso pode reter muita umidade e levar ao apodrecimento das raízes. Se você estiver comprando solo, verifique se é específico para suculentas ou cactos.

Certifique que o vaso possui furos na parte de baixo para assim a água escorrer e o solo não ficar encharcado, o que poderia ser prejudicial às raízes.

Apesar de crescerem lentamente, algumas suculentas podem alcançar tamanhos consideráveis e pode ser necessário fazer a troca do vaso.

Como já foi dito, as suculentas preferem o solo levemente seco entre as regas. Para conferir, enfie o dedo a uma profundidade de 2 a 3 centímetros e certifique que está seco para regar.

Replantio

O melhor momento para o replantio das suculentas é durante a primavera ou o início do verão, quando as plantas estão em seu período de crescimento ativo. Evite replantar durante o inverno ou quando a planta estiver em dormência, pois ela será mais sensível a danos nesse período.

Proteção contra pragas

Quando adquirir novas suculentas para sua coleção, é uma boa prática isolá-las das outras plantas por algumas semanas. Isso ajuda a evitar a disseminação de pragas ou doenças que possam estar presentes na nova planta.

Garanta que suas suculentas estejam plantadas em solo bem drenado. O acúmulo de água ao redor das raízes pode levar ao apodrecimento e criar um ambiente favorável para o surgimento de doenças fúngicas.

Remova regularmente folhas secas ou mortas das suculentas, pois essas folhas podem atrair insetos e doenças.

Caso encontre pragas em suas suculentas, tente usar métodos naturais de controle, como jatos de água, óleo de neem ou soluções à base de sabão para removê-las. Evite o uso de pesticidas químicos, pois eles podem prejudicar suas suculentas e o meio ambiente.

Deixe um espaço considerável entre uma suculenta e outra. Uma proximidade muito grande pode gerar surgimento de doenças e prejudicar a ventilação.

Adubação

As suculentas geralmente requerem menos fertilizantes do que outras plantas. Recomenda-se adubar apenas na primavera e no verão, quando as suculentas estão em seu período de crescimento.

Adube suas suculentas a cada 2 a 4 semanas durante a estação de crescimento. No inverno, quando as suculentas entram em dormência, evite a adubação.

Uma boa opção para adubar suas suculentas é utilizar o adubo do Ciclo Orgânico.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o ciente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog você lê mais de um texto novo por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.