4.8
(5)

Reciclar pode não ser tão fácil assim e as pessoas costumam ter muitas dúvidas a respeito do assunto. Os enganos ocorrem por falta de conhecimento e informação. Afinal existem muitos tipos de materiais e alguns deles necessitam cuidados especiais.

O descarte incorreto de alguns itens podem dificultar o processo de reciclagem ou então impactar o meio ambiente por meio da contaminação de pessoas, solos e cursos d ‘água.

Não limpar os produtos

De preferência, remova o excesso de sujeira do material. Isso evita mau cheiro nos pontos de reciclagem e a proliferação de insetos, que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. Outro fato é que objetos sujos tornam a reciclagem mais complicada e demorada.

Limpe, por exemplo, o pote de iogurte, garrafas, de plástico e vidro e latas com um papel usado ou água de reuso e seque a embalagem para que ela não molhe os papéis que serão reciclados.

Separar o lixo de forma errada

Você pode estar misturando diversos tipos de lixo ou então fazendo a separação de forma errada. O ideal é adotar a coleta seletiva. Portanto, saiba como separar:

Lixo reciclável: papéis, embalagens, metais, plástico, vidro e isopor

Lixo orgânico: restos de alimentos, cascas de frutas e verduras, cascas de ovo, borras de café

Lixo comum: papel higiênico, papéis engordurados e sujos, papéis metalizados, dejetos humanos e animais e adesivos

Após separar o seu lixo, procure pelo serviço de coleta seletiva na sua região. Para facilitar o trabalho delas, você pode separar o lixo nos contentores coloridos, em que cada tipo de lixo vai para um contentor.

Você pode ligar para a prefeitura e perguntar a respeito. Caso não haja na sua região, você pode procurar postos de entrega voluntária e cooperativas. Você também pode usar ferramentas de busca na internet como o eCycle.

Não aproveitar

Por meio da compostagem é possível reaproveitar resíduos orgânicos (restos de frutas, verduras e legumes, principalmente) e transformá-los em adubo para as suas plantas. Portanto, não jogue fora seu lixo orgânico. Você tem duas opções: ter a sua própria composteira em casa (você pode comprar ou montar uma) ou então contratar o nosso serviço de coleta e compostagem. Por meio de uma assinatura você recebe um baldinho para separar seus resíduos e periodicamente passamos de bicicleta para coletar seus resíduos. Transformamos em adubo e te damos um saco de 2 quilos deste no final do mês. Saiba mais aqui!

Descartar lixo especial no comum

Informe-se sobre os postos de reciclagem especializados em receber óleo de cozinha, latas de aerossol, eletrônicos, baterias, pilhas, fios, lâmpadas, medicamentos e eletrodomésticos. Ou seja, não descarte esses itens no lixo comum, nem no reciclável.

O óleo de cozinha, por exemplo, pode ser transformado em sabão. Nossa dica para você destinar corretamente este produto, caso more no Rio de Janeiro, é a empresa Pac Óleo. Eles possuem pontos de descarte na cidade e também realizam a coleta domiciliar.

Já os aerossóis, podem oferecer riscos à saúde dos catadores e de quem os recicla. O mais adequado é pesquisar pelos sistemas de logística reversa das marcas, pois existem empresas especializadas na reciclagem deste tipo de produto, e assim destinar corretamente.

Os eletrônicos também não devem ir para o lixo comum pois podem poluir o solo, cursos d’água e contaminar catadores. Existem marcas de eletrônicos que possuem sistema de coleta domiciliar e outras que fornecem pontos de coleta, basta contactar as marcas.

Inclusive muitas empresas de eletrônicos são obrigadas por lei a oferecerem serviços de coleta e reciclagem. Ah, e não estamos falando aqui apenas de celulares e computadores. Itens como secador de cabelo, liquidificadores e sanduicheiras também entram nesta categoria.

Os medicamentos também não devem ser destinados à reciclagem. Muitas farmácias possuem pontos de coleta.

Sua lâmpada queimou? E agora, como descartar? As lâmpadas possuem mercúrio e outras substâncias tóxicas, portanto você deve destinar à reciclagem no mesmo local onde comprou ou então pesquisar por pontos de coleta do fabricante.

Deixar objetos cortantes desprotegidos

Você provavelmente não será a última pessoa a manusear os objetos que você joga fora. Catadores, garis, pessoas em condições extremas de pobreza e até mesmo animais podem revirar os seus resíduos, seja à procura de alimentos, de objetos para o próprio uso ou para reciclagem. Portanto, você pode envolver objetos cortantes em folhas de jornal ou colocar dentro de caixas de papelão.

Picar o papel antes de jogar fora

O mais adequado é destinar o papel inteiro para a reciclagem, pois as máquinas que fazem a reciclagem não conseguem captar os papéis picados.

Pensar que todo lixo é reciclável

Muitos produtos devem ser descartados de forma específica ou então destinados ao lixo comum, ou seja, é importante saber que nem todo lixo é reciclável. Confira agora uma lista com produtos não recicláveis:

Latas de tinta, aerossol e pesticida;

Embalagens engorduradas;

Fotografias, CD’s e DVD’s e exames de raio X;

Espelhos e lâmpadas

Confundir símbolos

Já parou para perceber que muitos produtos de plástico possuem um símbolo com setinhas e um número dentro? Muitas pessoas pensam que isto significa que aquele plástico é reciclável, quando na verdade o símbolo apenas indica a respeito dos materiais da composição daquele produto. O artifício foi criado propositalmente pelas indústrias de plástico para evitar a rejeição dos produtos.

Pensar que todos os materiais podem ser reciclados infinitamente

O plástico não pode ser reciclado infinitamente, pois esse processo enfraquece a sua composição química. Por exemplo, as garrafas de refrigerante podem ser reaproveitadas para composição de canos, não sendo fortes o suficiente para comporem outra garrafa.

A reciclagem de muitos produtos também envolvem consumo de água e energia. Ou seja, não é um processo tão natural quanto alguns pensam.

Por outro lado, existem alguns materiais que podem ser reciclados diversas vezes sem perda de qualidade, como é o caso do alumínio. O exemplo mais comum são as latinhas de bebidas, cuja sucata se transforma em lata novamente após a coleta e refusão. Por isso muitos especialistas sugerem que devemos dar prioridade para as bebidas em lata de alumínio a latas de vidro.

Separar cápsulas de café no ecoponto amarelo

Apesar de serem de alumínio, as cápsulas de café não devem ir para o contentor amarelo referente aos metais. O motivo é que vêm misturados com a borra do café. Nós do Ciclo Orgânico também possuímos um serviço de coleta de cápsulas da Nespresso. Basta entregar ao nosso ciclista na hora da coleta dos resíduos orgânicos.

Separar papel e caixas de pizza engordurados no contentor de papel

Pelo fato de estarem engordurados devem ser descartados juntamente com os orgânicos.

Separar rótulos e tampas

Fique tranquilo, os processos de triagem das cooperativas já fazem isso para você!

Referências

unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/voce-separa-o-lixo-corretamente/cartilha/voce-separa-o-lixo-corretamente.html

dicasdemulher.com.br/erros-de-reciclagem-que-voce-pode-estar-cometendo/

greenturtle.pt/post/7-erros-comuns-na-reciclagem

recicla.pt/abc-da-reciclagem/os-erros-que-esta-a-fazer-durante-a-reciclagem/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.