5
(4)

O período da manhã é um dos mais importantes da nossa rotina pois é ele que vai definir o nosso humor e ânimo para o resto do dia. Se você acorda de mal humor, é possível que as coisas deem errado. Agora se você acorda de bem humor, tem mais chances do seu dia ser melhor. Além disso, bons hábitos matinais geram produtividade e bem-estar.

Saiba que as pessoas de sucesso na vida tem hábitos matinais muito bem definidos!

Nesse post vamos te instruir a ter uma rotina matinal perfeita, para te trazer acima de tudo felicidade. Sinta-se livre para escolher um ou mais hábitos desta lista, foque no que faz sentido para você.

Arrume a cama

Pode parecer não fazer diferença, mas é um hábito importante.

Esta é a primeira tarefa do seu dia. Ao concluí-la você fica com a sensação de missão cumprida e incentiva o nosso cérebro a concluir mais tarefas. Outra tarefa que causa a mesma sensação é lavar a louça logo no início do dia.

Ver a cama arrumada pode te deixar mais leve e com a sensação de que o seu dia está começando bem e organizado. Isso é super importante caso esteja de home office e costume trabalhar no quarto. Uma cama arrumada é mais importante ainda nessa circunstância.

Tenha hábitos que trazem bem estar

Seja uma atividade física, ler um livro, ouvir uma música, tocar um instrumento e ir de bicicleta para o trabalho… Mais a frente você verá com mais detalhes sobre como e porque realizar essas atividades.

Faça meditação

Além do bem estar que a meditação proporciona ela te dá um grande aumento de foco, que pode ser usado para ter um melhor desempenho no trabalho e em outras tarefas matinais. Não sabe como fazer? É muito simples! Existem diversas técnicas, mas a mais fácil é você ficar aproximadamente 10 minutos prestando atenção no seu corpo: nos pés, no interior da barriga, no ar que sai das suas narinas. Ou então foque sua atenção em algum objeto, pode ser uma planta. O importante é ficar sem pensar em nada e preencher a mente com a consciência. Você vai se surpreender com os resultados deste simples hábito!

Leitura

A leitura é uma das melhores formas de adquirir conhecimento (nada melhor do que começar o dia aprendendo algo novo). Ao fazer de manhã, você abre a sua mente, faz o seu cérebro começar a funcionar, melhora a sua memória, desenvolve o seu foco e te torna mais criativo.

Ler pela manhã pode render assunto com outras pessoas ao longo do dia.

Leia de 15 a 20 minutos ou então 10 páginas de um livro.

Exercício

Você não precisa fazer nada muito pesado como correr longas distâncias. Tente fazer algo que acelere ligeiramente seus batimentos e relaxe o corpo. Pode ser uma caminhada, algumas flexões, alguns abdominais, polichinelos, agachamentos ou até mesmo alongamentos (que podem ser feitos inclusive ainda na cama).

A duração ideal de uma caminhada é de 30 minutos.

Quanto aos alongamentos, tente rodar o pescoço, esticar bem os braços, as pernas e tente alongar o corpo todo. Ainda deitado na cama, dobre a perna em direção ao peito por 30 segundos e depois faça o mesmo com a outra perna. Quando estiver de pé, tente encostar no chão sem dobrar as pernas.

Tente realizar o conjunto de exercícios durante aproximadamente 7 minutos. Sair para dar uma volta em torno do quarteirão com o seu cachorro também pode ser energizador.

Tome um banho frio

Talvez este seja um dos hábitos matinais mais difíceis de incorporar à sua rotina. O principal benefício é que aumenta seu estado de alerta e te deixa mais disposto a começar o dia. O que acontece é que a circulação sanguínea fica mais eficiente e mais sangue é bombeado para o cérebro, melhorando o seu funcionamento. O hábito inclusive é indicado para pessoas com sintomas de depressão leves.

Pode ser difícil no início, mas muitas pessoas dizem ter ficado viciadas no hábito. Você vai se sentir super energizado e vivo após o banho.

Uma dica é não entrar de cara na água fria. Entre debaixo da água morna e assim vá esfriando gradualmente.

Ah e de quebra você ganha um cabelo e pele mais bonitos!

Acorde cedo

Assim o dia parece render mais! Você tem tempo de executar várias tarefas na parte da manhã, deixando-o mais livre para o final do dia, que é inclusive a hora que você está mais cansado. Comece acordando 15 minutos mais cedo e vá progredindo. Lembrando que para acordar mais cedo você também precisará dormir mais cedo.

Para dormir mais cedo também é importante praticar alguns hábitos antes. Comece a se preparar para dormir de 30 minutos a 1 hora antes. Fique longe do celular, desligue os aparelhos eletrônicos, faça alongamentos e escute uma música calma. Outra dica, caso queira usar a televisão ou computador, assista a alguma comédia, alguma coisa “boba” que te distraia e relaxe sua mente.

Cuide da higiene

Depois de arrumar a cama sua segunda tarefa deve ser tomar um banho.

Tome um bom café da manhã

Nada de sair comendo rápido para chegar na hora certa no trabalho! Coma devagar e aprecie os alimentos. Faça do café da manhã um momento de prazer. Para potencializar mais ainda este hábito, consulte o nutricionista para ter uma refeição de acordo com as necessidades do seu metabolismo.

Após passar horas dormindo, falta glicose para as células do cérebro e para nos fornecer energia, por isso a importância de um bom café da manhã. Uma refeição ideal pela manhã necessita de 15% a 20% do total de calorias consumidas por dia.

Tente fazer um mix de proteínas (queijo magro, iogurte, leite, ovos, requeijão), carboidratos (pães, torradas, cereais matinais, tapioca) e fibras (cereais matinais, aveia, pães integrais, frutas).

Você pode trocar o pão francês branco pelo integral, incluir ovos ou queijo, diminuir a quantidade de manteiga e trocar o leite integral por desnatado.

Não precisa comer muito, mas comer bem é fundamental. Iogurtes, pães integrais, frutas e oleaginosas são excelentes opções. Uma xícara de café também só tende a ajudar nesta nova rotina!

Faça afirmações

Ao dizer coisas positivas, sua mente aceita a afirmação e guarda no subconsciente. Portanto, escreva ou fale em voz alta frases positivas, citações inspiradoras ou desejos. Também é importante praticar a gratidão, ou seja, escrever em um diário tudo aquilo que te torna grato. Isso vai te motivar e melhorar o seu humor (não se esqueça de praticar o sorriso) . Ou então tente escrever estas frases em uma lousa que fique em um lugar que você possa dar de cara todas as manhãs, e assim estar sempre visualizando estas frases. Pesquisas apontam que 2 minutos de pensamentos positivos já melhoram seu humor.

Faça visualizações

Sonhar é o primeiro passo para realizar objetivos. Imagine o que quer alcançar e o que é preciso fazer. Faça isso durante 5 minutos e se quiser ouça uma música inspiradora. Este hábito é praticado por pessoas como Tiger Woods, Will Smith e Bill Gates.

Como se vestir

Dê preferência às roupas confortáveis. Colocar uma roupa bonita também pode te motivar. Também é muito importante usar uniforme da empresa que trabalha ou então roupas sociais para trabalhar, mesmo que trabalhe em casa. Agora, você sabia que Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, usa sempre as mesmas camisas para não perder energia escolhendo que roupa usar?

Ouça músicas

Você pode ouvir músicas quando for correr ou caminhar, mas não necessariamente durante uma atividade física. Você também pode ouvir uma música inspiradora, motivadora que passem uma mensagem positiva e de energia quando estiver se arrumando para ir para o trabalho.

Um estudo feito pela Universidade de Cambridge elegeu algumas músicas como as melhores para ouvir ao acordar. São elas:

1. Coldplay – Viva La Vida
2. St. Lucia – Elevate
3. Macklemore & Ryan Lewis – Downtown
4. Bill Withers – Lovely Day
5. Avicii – Wake Me Up

Comece o dia offline

Não mexa em aparelhos eletrônicos assim que acordar. Caso contrário isso vai sobrecarregar a sua mente, desgastar sua energia e estimular e requerer a sua atenção. Tudo o que você precisa nesse momento do dia é de calma e tranquilidade. Concentre-se em si mesmo, crie um momento de proatividade, foque nas suas prioridades.

Quando você usa o celular ao acordar, é bombardeado com novas mensagens, e-mails, notificações e lembretes de tarefas, que criam uma sensação de estresse e ansiedade. O uso excessivo de celular também torna difícil manter a concentração e organizar as atividades que serão feitas principalmente pela manhã.

Faça isso apenas quando chegar no trabalho, minutos antes de começar a trabalhar confira suas notificações e veja as notícias. Para evitar o hábito ao acordar, estabeleça um horário em que você se permita conferir suas notificações, como por exemplo, de 9 às 12h e de 17 às 19h.

Muitas pessoas também perdem muito tempo usando o celular ao acordar e saem correndo de casa sem tomar um bom café da manhã.

Tenha uma lista de atividades

Na noite anterior, ou assim que acordar, estabeleça as tarefas e objetivos para o dia e pela manhã comece executando as tarefas mais importantes e urgentes.

Beba água em jejum

Assim os rins entram em atividade, que são os responsáveis por eliminar toxinas do corpo. A atividade intestinal também melhora e combate a prisão de ventre. Tomar água em jejum também põe o cérebro em estado de alerta.

Que tal pôr essas dicas em prática e começar amanhã?

Referências

voce.top/rotina-matinal/

psicanaliseclinica.com/habitos-matinais/

see.com.br/lifestyle/habitos-matinais-que-podem-mudar-a-sua-vida/

blog.caffeinearmy.com.br/corpo/6-habitos-matinais-para-transformar-sua-vida/

empreendacomproposito.com.br/habitos-matinais-para-comecar-bem-o-dia/

awebic.com/habitos-manha/

cnnbrasil.com.br/saude/confira-dicas-para-comecar-uma-rotina-saudavel-de-manha-e-nao-abandona-la/

cuidadosmil.com.br/noticia/5-habitos-matinais-para-ter-um-dia-mais-produtivo_a89/1

decoracaoweb.com.br/dicas-e-reformas/5-habitos-matinais-saudaveis/

curtamais.com.br/goiania/10-habitos-matinais-que-podem-garantir-um-dia-mais-produtivo

fullfill.pt/os-7-melhores-habitos-matinais-para-uma-vida-saudavel-e-feliz/

tutano.trampos.co/7510-rotina-matinal/

senhoracarreira.com.br/8-habitos-matinais-das-pessoas-bem-sucedidas/

blog.12min.com/br/bons-habitos-matinais/?print=print

decorfacil.com/beneficios-arrumar-a-cama/

conquistesuavida.com.br/noticia/banho-frio-faz-bem-os-beneficios-da-gelada-no-corpo_a11329/1

uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/01/13/por-que-cafe-da-manha-e-importante-e-o-que-voce-deve-comer.htm

suaprodutividade.com.br/nao-mexer-no-celular-ao-acordar/

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.