3.6
(7)

A maior parte do lixo que você produz é em casa. Neste post você verá algumas dicas de como reutilizar alguns itens de forma eficiente e criativa.

Confira agora o que você pode fazer para reutilizar o seu lixo doméstico:

Caixa de sapato:

Você pode transformá-la em um porta lápis. Basta colocar dentro dela alguns rolos de papel higiênico.

Resultado de imagem para caixa de sapato como porta lapis

Garrafas de vidro:

Use-as como vaso para plantas.

Resultado de imagem para garrafas de vidro como vaso

Garrafas pet:

Uma boa opção para separar quaisquer itens e até mesmo para utilizar como vasinho de plantas, porta lápis, fazer brinquedos educativos, entre outras diversas opções.

Resultado de imagem para como reaproveitar garrafas pet

Dicas para reaproveitar garrafas pet em casa 003

Dicas para reaproveitar garrafas pet em casa 009

Alimentos:

Dê preferência a alimentos mais saudáveis e que contenham menos embalagens.  Use também o carrinho de feira para evitar as sacolinhas plásticas. Uma ótima idéia para não gerar lixo orgânico é compostar restos de frutas, verduras e legumes. Materiais como saquinhos de chá, serragem gravetos, papelão, papel jornal e palitos de fósforo também podem entrar na composteira.
Não sabe o que fazer com pães amanhecidos? Corte-os em fatias e leve-os ao forno para fazer deliciosas torradas.

Sacolas de lixo compostáveis:

O descarte de alguns itens é inevitável e não podem ir para a compostagem, porém é possível reduzir o seu impacto utilizando sacolinhas compostáveis.

São justamente as sacolinhas que você, cliente do Ciclo Orgânico, separa os seus resíduos orgânicos.

Se você deseja adquirir essas sacolinhas, clique aquie peça já a sua! 😉

Papel:

Prefira papel reciclado e use sempre frente e verso. Reutilize as folhas de jornal para substituir as sacolinhas de banheiro em casa, é uma ótima opção e mais sustentável.

Como fazer

Passo 1: Faça uma dobra na folha para formar um quadrado. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

Passo 2: Agora, dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda. Vire a dobradura, escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Passo 3: Dobre a ponta da direita até a lateral esquerda.

Passo 4: Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e coloque dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Passo 5: Sobrará a ponta de cima, que deve ser posicionada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação. Para finalizar, abra a parte de cima e você terá um saquinho.

Talheres:

Você pode reutilizar como maçaneta, fazer um quadro de talheres e soltar a sua imaginação. 😉

Resultado de imagem para reaproveitando talheresResultado de imagem para reaproveitando talheres

Antes de pensar em descartar os seus resíduos domésticos, é necessário pensar antes de comprar itens que podem ser enviados direto pro lixo. Prefira produtos que possam ser reaproveitados, reciclados, compostados e que a marca tenha responsabilidade social e ambiental. Afinal, somos responsáveis pelo lixo que produzimos e precisamos pensar em todo o ciclo de vida do produto. Recicle, Reduza, Reuse, Composte! #FecheOCiclo

Se você tem alguma dica ou sugestão, compartilhe com a gente! ♥ 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.