Mais de um milhão de pessoas morrem por ano na China por causa da poluição do ar. Como se não bastasse o fato de 95% da população estar exposta a níveis de poluição muito acima do recomendável pela Organização Mundial da Saúde, o país também é um dos principais emissores de gases de efeito estufa.
Quais são as consequências?
Você já deve saber que a poluição tem efeitos no nosso sistema respiratório, mas o que pode ser novidade, além de muito preocupante, é o aborto espontâneo em mulheres grávidas. Ele costuma ocorrer no primeiro trimestre e não apresenta sintomas perceptíveis…
Falando sobre a poluição em si, as partículas mais perigosas são as que medem até 2,5 micrômetros de diâmetro, podendo entrar nas células humanas e causar doenças respiratórias – e os grupos de maior risco são crianças e idosos.
Principais fontes de emissão
São elas: queima de carvão, veículos, e producão de aço.
No caso do carvão, é a principal fonte de energia do país e que corresponde por metade do consumo mundial. Essa indústria é responsável por 70% das emissões de micropartículas e de 80% dos gases de efeito estufa no país (como o dióxido de carbono).
Quando e onde as emissões são maiores?Quanto mais ao norte da China, maiores são as taxas de poluição devido a grande quantidade de indústrias. Além disso, no inverno os níveis de poluição são maiores pois é produzido mais eletricidade a partir da queima do carvão.
Poluição em tempos de covid-19
Diante das medidas do governo para conter o avanço da covid-19 no país, e outros fatores como a paralisação de fabricas e redução do transito, foi detectada uma redução de 40% na emissão de gases poluentes e 30% na quantidade de material particulado nos ares. Isso significa uma drástica redução de mortes por doenças respiratórias, inclusive salvando mais pessoas do que de fato a quantidade de vítimas por Corona Vírus! Uma pena é que com a retomada das atividades no pais o índice de poluição voltou a subir…
Monitorando poluição com smartphones
Uma curiosidade bem legal é que existem aplicativos de celular de monitoramento da qualidade do ar. Além da qualidade, é possível descobrir quais fabricas ao redor estão violando os limites de poluição e contactar ao governo via redes sociais. Não apenas chineses podem usufruir desses aplicativos, mas você também pode. Existem mais de um aplicativo, mas uma dica é o chamado Visibility (compatível apenas com Android).
Futuro promissor
Apesar dos enormes níveis de poluição, a China vem mudando sua postura na última década. O país já é líder em energia solar, eólica e hidrelétrica! Isso graças a subsídios do governo e a decisões de fechar industrias de carvão e de aco. E também não podemos deixar de falar do investimento em formas de transporte menos poluentes. Porém, o governo ainda enfrenta dificuldades para alterar o funcionamento de industrias pesadas pois elas geram muitos empregos – 11 milhões de pessoas junto com o aço.
Fontes
autossustentavel.com/2019/03/a-china-e-capaz-de-solucionar-a-crise-de-poluicao-do-ar.html
brasil.elpais.com/brasil/2017/03/04/internacional/1488631238_086175.html