0
(0)

A polinização é um fenômeno de extrema importância, pois possibilita que as plantas se reproduzam, fornecendo assim sementes e frutos para os humanos.

Para se ter uma ideia, estima-se que 75% da alimentação humana depende da ação dos insetos polinizadores.

Existem duas formas de transferência do pólen: a biótica, que é por meio de animais como aves, mamíferos (como os morcegos) e insetos, e a abiótica, que é por meio do vento e da água.

A principal forma de transferência do pólen biótica é por meio das abelhas, ou seja, elas são os principais animais polinizadores.

A polinização pelas abelhas acontece da seguinte forma: esses insetos são atraídos pelas cores, cheiros e a presença do néctar, que é um líquido doce cheio de energia. Ao pousar sob a flor, seu corpo fica cheio de pólen, e ao visitarem outra flor o pólen é recebido por ela e assim acontece a fecundação.

A polinização pelas abelhas é tão importante que o benefício pode gerar 43 bilhões de reais para a agricultura brasileira.

Alguns exemplos de cultivos que são altamente dependentes da polinização são café, laranja, maçã e soja.

A polinização por animais está ameaçada devido a fatores como perda de habitat, agrotóxicos, mudanças climáticas e espécies invasoras. Isso pode ameaçar seriamente a produção agrícola mundial.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.