0
(0)

As espécies de animais são adaptadas a condições ambientais específicas para a sua sobrevivência.

Com o aquecimento global, essas condições são modificadas e colocam em risco diversas delas.

Ao longo da história do planeta, houve cinco grandes extinções de animais, e foram causadas pelo choque de meteoritos com a Terra e por erupções vulcânicas (elas ocorreram nos últimos 450 milhões de anos). Porém, está por vir uma sexta extinção, mas dessa vez será causada pela ação humana.

Alguns exemplos de como as ações humanas estão ameaçando os animais são: poluição, desmatamento, acidificação dos oceanos e consumo de combustíveis fósseis.

Segundo relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), se a temperatura média do planeta subir 2 graus, cerca de 30% das espécies de animais do planeta podem desaparecer!

O que acontece é que diversas espécies são muito sensíveis a variações de temperatura e umidade, o que vem acontecendo devido ao aquecimento global. A extinção de animais devido ao clima acontece principalmente entre as espécies endêmicas, ou seja, aquelas que vivem em ambientes específicos.

Podemos citar como exemplos os ursos polares, que estão tendo sua população reduzida devido ao degelo do habitat, e assim não tem mais área para caçar.

Os recifes de coral, que possuem enorme importância para a vida marinha, estão morrendo devido ao aquecimento dos oceanos. As abelhas, que são os principais agentes polinizadores, ou seja, que são responsáveis por grande parte da reprodução de culturas agrícolas, também estão sofrendo risco de extinção.

Se por um lado, grande parte das espécies tendem a ter populações diminuídas, por outro, algumas espécies podem se beneficiar do aumento das temperaturas. E isso é um problema, pois estamos falando de seres como o Aedes Aegypti, o famoso mosquito da dengue.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.