Muitos governos e instituições pelo mundo estão criando sistemas de compartilhamento de bicicletas para a população. O que os motiva são as metas para melhorar a mobilidade urbana e as questões ambientais.
As pessoas podem fazer o uso das bicicletas tanto para transporte ou lazer. Também há aqueles que usam para fazer entregas de aplicativos e assim ganhar dinheiro.
Alugar uma bicicleta é mais barato do que alugar um carro. Se você pretende viajar e não necessita de longos transportes, essa opção é mais econômica. No caso das viagens é até mais interessante usar uma bicicleta pois fica mais fácil conhecer lugares novos.
As bicicletas são super sustentáveis pois não emitem gases de efeito estufa, assim como ônibus e carros. Este é um dos principais motivos para alugar uma bicicleta.
As bikes compartilhadas estão presentes em diversas cidades brasileiras, mas podemos citar como exemplos as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Juntas somam 2600 bicicletas e 260 estações.
O sistema pode ser desenvolvido por empresas privadas ou instituições públicas.
A forma mais comum de funcionamento é por pagamento mensal. A pessoa baixa um aplicativo no celular, faz o pagamento e assim é liberada para usar a bicicleta.
O compartilhamento de bicicletas teve origem na Europa na década de 1960, enquanto no Brasil os primeiros sistemas foram criados em 2008. Na Europa, há uma forte cultura que valoriza o uso das bicicletas, ao contrário de países como o Brasil, onde a cultura está voltada para o uso de veículos motorizados como carros e ônibus.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!