0
(0)

Conheça os 3 principais eventos climáticos extremos que vem acontecendo recentemente no planeta!

Incêndios florestais: podem ter causas naturais, como a incidência de raios, ou então ter causas humanas, que acontece quando o homem põe fogo na mata para criar áreas de plantio e pastagem de gado. As mudanças climáticas também contribuem para os incêndios florestais, pois podem causar o ressecamento da vegetação e solos, o que torna-os mais propensos a serem incendiados.

Para se ter uma ideia, no Brasil, em 2022 uma área equivalente ao estado do Acre foi alvo de queimadas, sendo a Amazônia e o Cerrado os principais biomas afetados.

Algumas das principais consequências dos incêndios florestais são a emissão de gases poluentes (que ficam estocados nas árvores e solo) e a perda de biodiversidade.

Ondas de calor: geralmente ocorrem quando as temperaturas ficam 5 graus acima da média por um período aproximado de 5 dias. O aquecimento global é a principal causa desse fenômeno. Muitas regiões do mundo conhecidas pelo seu clima frio tem experienciado altas temperaturas como nunca visto antes, como é o caso de muitos países europeus.

Algumas das principais consequências das ondas de calor são: problemas de saúde na população, alterações na vida de plantas e animais e comprometimento da agricultura.

Inundações e enchentes: com a pavimentação das ruas e cimentação de quintais e calçadas, a água não consegue infiltrar no solo e gera as inundações. A poluição urbana é um dos agravantes das inundações, pois com o acúmulo de lixo, os bueiros ficam entupidos e não conseguem conter a água. Somado a estes fatores, também temos o aquecimento global gerando chuvas cada vez mais intensas, o que também contribui para as enchentes.

O que acontece é que as temperaturas e umidade elevadas acabam “alimentando” as tempestades.

O fenômeno das enchentes gera perdas econômicas e residenciais, gerando pessoas desabrigadas e inclusive mortes.

Você é novo por aqui?

Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!

OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.

Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.