Se o seu celular, computador, ou qualquer outro produto eletrônico parou de funcionar ou então ficou velho e você trocou por outro, não descarte de qualquer maneira. Esses aparelhos possuem substâncias químicas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, poluindo solos e águas, por exemplo. Também são conhecidos como e-lixo.
Conforme a sociedade vem fabricando cada vez mais produtos eletrônicos, o descarte incorreto se torna um problema cada vez mais alarmante. Para se ter uma ideia, o Brasil produz 1,5 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Desse total, apenas 3% são reciclados. Cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros são provenientes do e-lixo.
Algumas substâncias químicas perigosas encontradas nos aparelhos eletrônicos são chumbo, cádmio e mercúrio.
Muitos fabricantes de produtos eletrônicos oferecem o serviço de logística reversa, ou seja, recebem os produtos usados para destinarem a reciclagem. Em algumas lojas é possível devolver o produto e receber descontos na compra de um novo.
Você também pode encontrar pontos de coleta de lixo eletrônico próximos a você.
Trata-se de um dever tanto dos fabricantes quanto dos usuários para ambos contribuírem com o meio ambiente. Os fabricantes devem oferecer opções de reciclagem, e os usuários têm o dever de descartar corretamente.
Você é novo por aqui?
Seja bem-vindo ao blog do Ciclo Orgânico. Somos uma empresa que faz coleta e compostagem de resíduos orgânicos. Funciona assim: o cliente paga uma assinatura e recebe um baldinho para separar os seus resíduos orgânicos. Periodicamente, nós passamos de triciclo em sua casa e coletamos o material, que é encaminhado para a compostagem. Assim que o adubo fica pronto, devolvemos no final do mês um saco para o cliente como recompensa. Quer participar? Peça o seu baldinho clicando aqui!
OBS: o serviço só vale para o Rio de Janeiro.
Neste blog publicamos diversos textos por dia! É só entrar na página principal do blog! Aproveite!