Já parou para pensar que existem diversas pessoas trabalhando na luta contra o aquecimento global, pela preservação da natureza, da biodiversidade e por um planeta mais sustentável? Estamos falando dos empregos verdes. Além da questão ambiental, trata-se de empregos que geram boa renda.
Principais setores de empregos verdes
São diversos setores que geram empregos verdes, como por exemplo: alimentação, indústria, transporte, energia, saneamento, construção, etc.
Quais são as características do emprego verde?
Estes empregos incorporam aspectos como: melhorar a eficiência energética, limitar emissões de gases de efeito estufa, minimizar geração de resíduos e poluição, proteger e restaurar ecossistemas, etc.
Objetivos dos empregos verdes
Países como o Brasil, Alemanha e França estão comprometidos com o Acordo de Paris e deverão criar empregos verdes se quiserem atingir a meta de evitar o aumento de 2ºC na temperatura global. Os empregos verdes também são uma saída para evitar as mudanças causadas pela crise climática.
Demanda por serviços sustentáveis
Até certo tempo atrás, a demanda por serviços sustentáveis eram muito específicas. Mas hoje, com o avanço do aquecimento global e a conscientização das pessoas, essa demanda é muito maior. Assim temos cada vez mais empregos verdes.
Mercado que não para de crescer
Segundo dados da ONU, esse mercado não para de crescer e muitos desses empregos ainda nem foram criados. Pesquisas dessa entidade constataram que atualmente no Brasil há 3 milhões de empregos verdes, mas que até 2030 o número pode saltar para 7 milhões. Por outro lado, não podíamos deixar de falar que a desvalorização de alguns tipos de trabalho no setor energético convencional irão gerar milhões de desempregados. Mas estima-se que os novos empregos criados serão muito mais numerosos do que os perdidos.
Qualificação dos funcionários
Apesar do crescimento da demanda por serviços sustentáveis, as empresas encontram dificuldades no recrutamento de profissionais com conhecimentos técnicos da area. Existe no mercado uma carência de profissionais – técnicos e engenheiros – com formação e especialização em projetos de energias renováveis, por exemplo. Ou seja, o perfil dos profissionais está mudando. Alguns profissionais com conhecimentos tradicionais de engenharia, estão se atualizando e buscando especialização na área de energias renováveis.
Os principais setores de empregos verdes no Brasil são: reciclagem, transportes, agricultura e setor energético.
Energia solar em destaque
No setor energético estamos falando das fontes de energia renováveis, e dentre elas a que mais gera empregos é a energia solar. A energia solar fotovoltaica gera, em média, 50% mais empregos do que investir a mesma quantidade de dinheiro em combustíveis fósseis. Isso ocorre pois as tarefas de uma empresa de energia solar são muito mais trabalhosas do que as empresas de energia de combustíveis fósseis. A indústria de combustíveis fósseis é bastante automatizada e centralizada. Esta análise mostra que investimentos verdes são tem grande potencial na geração de empregos.
Carros elétricos, um bom exemplo também
Espera-se que a transição de veículos a combustão para veículos elétricos gere impactos positivos nos empregos como um todo. Isso ocorre porque os proprietários de veículos elétricos vão gastar em eletricidade como combustível, assim o setor elétrico tende a absorver mais empregos.
Exemplo de sucesso
Um bom exemplo de uma empresa que surtiu diversos impactos positivos no meio ambiente, por meio dos empregos verdes, é a Quantum. Especializada em instalação de sistemas de energia solar, nos últimos seis anos, economizou a emissão de 7 milhões de quilos de CO2, o equivalente ao plantio de 200 mil árvores, e a 51 milhões de quilômetros rodados por carros.
Principais setores de empregos verdes
Transportes: trata-se daquelas pessoas que trabalham com a fabricação de carros elétricos, incentivo de transporte compartilhado (como caronas em apps, por exemplo), transporte coletivo com energia limpa ou quem reduz distâncias entre setores logísticos para evitar poluição.
Construção civil: pessoas que trabalham com a fabricação de móveis, aparelhos e equipamentos de escritório que diminuam o consumo de energia elétrica, construção de edifícios verdes (com janelas amplas e telhados verdes, e assim diminuir o uso de ar condicionado) e instalação de energia solar.
Varejo: Quem pesquisa, investe ou trabalha para criar produtos com selos ecológicos. Quem vende e cria produtos de origem conhecida, sustentável e orgânica também entra na lista.
Agricultura: quem trabalha com preservação do solo, redução do uso de água e métodos de cultivo orgânico.
Preservação direta: trabalhadores que atuam em projetos de reflorestamento, gestão de áreas verdes e certificação de empresas que reduzem o desmatamento.
Setor energético: trata-se de quem trabalha com energias renováveis e na criação de alternativas a energia elétrica produzida por meio da queima de carvão.
Carreiras verdes
Veja alguns empregos que vão ser impulsionados pelo crescimento de empresas sustentáveis:
Biólogo: podem monitorar biomas, proteger a natureza ou controlar áreas de preservação. Assim, cuidam da conservação.
Arquiteto urbanista: é preciso construir casas ecológicas, edifícios inteligentes e cidades sustentáveis. Então,arquitetos verdes e profissionais da construção civil têm um futuro na área.
Engenheiro florestal: a economia verde tem a madeira como uma das matérias importantes. Sendo assim, não pode haver desmatamentos. Desta forma, um engenheiro florestal cuida do reflorestamento ou manuseio sustentável de florestas.
Designer industrial: o designer industrial irá pensar nas fases de vida de produtos industriais e criar embalagens para reciclagem. E também podem fazer produtos de baixo impacto ambiental.
Responsável pela sustentabilidade: profissional responsável por fazer com que a empresa mantenha em sua gestão diária o foco na sustentabilidade.
Instalador de painéis solares: faz instalação, manutenção e reparação dos painéis solares.
Técnico de instalações de reciclagem: responsável pela separação ou reprocessamento dos materiais que chegam na instalação.
Os cinco empregos verdes com crescimento mais rápido entre 2016 e 2021, em termos de crescimento anual, segundo o relatório do LinkedIn, são:
Gerente de sustentabilidade (30%)
Técnico de turbinas eólicas (24%)
Consultor solar (23%)
Ecologista (22%)
Especialista em saúde e segurança ambiental (20%)
Referências
umsoplaneta.globo.com/opiniao/colunas-e-blogs/janaina-dallan/post/2022/01/empregos-verdes-conexoes-pelo-futuro-do-planeta.ghtml
ocaenergia.com/blog/energia-sustentavel/emprego-verde-o-que-e-e-qual-a-importancia-no-mercado/
quantumengenharia.net.br/emprego-verde-saiba-o-que-e-e-conheca-as-profissoes-que-estao-em-alta/
catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/profissoes-2/empregos-verdes-conheca-mais-sobre-eles/
uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/12/15/o-que-sao-empregos-verdes-economia-ambiental-pode-gerar-milhoes-de-vagas.htm
veja.abril.com.br/agenda-verde/o-emprego-verde-e-alternativa-na-recuperacao-pos-pandemia/
wribrasil.org.br/noticias/investimentos-verdes-podem-criar-mais-empregos-do-que-os-poluentes